16.7 C
São Paulo
terça-feira, abril 20, 2021

Foto mostra a vegetação invadindo um Carrefour que ficou 10 anos fechado! Será?

- Publicidade -

Será que a foto mostrando escadas rolantes repletas de plantas foi mesmo tirada em uma unidade da rede Carrefour que está fechada há 10 anos?

A imagem surgiu em diversas publicações nas redes sociais e mostra o que parece ser a entrada de uma área pública com escadas rolantes cheias de mato sobre elas. O texto que acompanha a foto afirma que ela teria sido tirada na unidade do Carrefour da Usina (no Rio de Janeiro), mas será que isso é verdade mesmo?

Texto que circula juntamente com essa imagem: “Parece foto de filme de ficção científica. Mas não é. É o Carrefour da Usina fechado há pelo menos 10 anos. RJ, Brasil” (Foto: Reprodução/Facebook)

Verdade ou mentira?

A fotografia é real, mas ela não foi tirada no Rio de Janeiro e tampouco no Brasil!

Essa imagem circula desde maio de 2019 com várias versões de sua possível origem, no entanto, a publicação mais antiga foi feita no perfil do Instagram do usuário Espinas3, no dia 8 de maio de 2019. Na legenda, ele diz: “Destinado a ser verde. Escada rolante abandonada”:

https://www.instagram.com/p/BxM24ZTAJOq/?utm_source=ig_embed

O local onde a fotografia foi tirada é o parque de diversões Nagasaki Holland Village. Com temática holandesa, o parque está localizado cidade japonesa de Saikai, na prefeitura de Nagasaki. Segundo o jornal New York Times, a Huis Ten Bosch Company, operadora do parque (e uma das maiores empresas do ramo no Japão), declarou falência em fevereiro de 2003, após amargar anos de prejuízos.

E o Carrefour da Usina?

De acordo com essa reportagem de julho de 2020 do site Grande Tijuca, o Grupo Carrefour construiu em 1997 uma de suas lojas numa área de cerca de 3000 m² e que a filial foi desativada em fevereiro de 2005, após os constantes saques ao estabelecimento e aos conflitos nas comunidades do Borel e de Indiana, dominadas pelo tráfico de drogas. 

Ainda hoje, segundo o que foi apurado pelo Grande Tijuca, a área continua fechada e sem nenhuma perspectiva de reabertura.

No “aniversário” de 15 anos de abandono do local, o site visitou a construção, que está entregue ao descaso e muito longe de parecer com um local cheio de vegetação:

- Publicidade -

https://www.instagram.com/p/CCPQfT9H71S/

Atualização 26/10/2020

Em outubro de 2020, apresentamos um resumo em vídeo dessa história para o programa “Olá, Curiosos!”:

Conclusão 

A foto mostrando escadas rolantes cobertas de plantas não foi tirada em uma unidade do Carrefour no Rio de Janeiro. Na verdade, a foto é de um parque abandonado no Japão!

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

10 COMENTÁRIOS

  1. Moro a 4 quarteirões desse Carrefour, há alguns anos eu passava em frente vindo do trabalho e dava pra ver o mato ganhando as laterais da escada rolante que fica quase na calçada, atrás de uma grade alta. O vídeo do local não ajuda porque não mostra o local da escada.
    Fiquei curioso de ver como está. Se der, vou lá filmar rs. Problema é que o local é bem complicado e não sabemos se tem (e quem) gente morando ali dentro.

    • Bobeira da diretoria do Carrefour comprar da Souza Cruz aquela área, para construir mais uma filial. Que temeridade! Assim pensava eu ao ver a construção à toque de caixa.

  2. Moro a 4 quarteirões desse Carrefour, há alguns anos eu passava em frente vindo do trabalho e dava pra ver o mato ganhando as laterais da escada rolante que fica quase na calçada, atrás de uma grade alta. O vídeo do local não ajuda porque não mostra o local da escada.
    Fiquei curioso de ver como está. Se der, vou lá filmar rs. Problema é que o local é bem complicado e não sabemos se tem (e quem) gente morando ali dentro.

    • Bobeira da diretoria do Carrefour comprar da Souza Cruz aquela área, para construir mais uma filial. Que temeridade! Assim pensava eu ao ver a construção à toque de caixa.

  3. Embora seja uma notícia falsa (referente a localidade), seria reconfortante ver uma escada rolante sendo “trepada” pelas plantas, ao invés de um supermercado tendo que fechar devido aos constantes saques.

  4. Embora seja uma notícia falsa (referente a localidade), seria reconfortante ver uma escada rolante sendo “trepada” pelas plantas, ao invés de um supermercado tendo que fechar devido aos constantes saques.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui