24.7 C
São Paulo
terça-feira, agosto 16, 2022

Foto mostra Bolsonaro ao lado do seu amante Aristides! Será verdade?

- Publicidade -

Imagem antiga compartilhada nas redes sociais mostra um jovem Jair Bolsonaro ao lado de seu suposto namorado chamado Aristides! Será?

A foto foi bastante compartilhada no final de novembro de 2021, juntamente com a hashtag #noivinhadoaristides, afirmando que o homem ao lado do então cadete Jair Bolsonaro seria seu professor de judô e amante, Sargento Aristides.

Será que essa história é real?

Será que esse homem ao lado do Bolsonaro é o sargento Aristides? (foto: Reprodução/Twitter)

Verdade ou mentira?

A foto é real, mas o sujeito da foto ao lado do Bolsonaro não se chama Aristides!

Uma busca reversa dessa foto nos remete a uma publicação da Folha de dezembro de 2019, onde podemos verificar que o sujeito ao lado do jovem Bolsonaro é o ex-deputado federal Alberto Fraga.

A fotografia foi tirada em 1982, com a turma da Escola de Educação Física do Exército, no Rio de Janeiro.

Noivinha do Aristides?

No dia 27 de novembro de 2021, o presidente Jair Bolsonaro participou de uma solenidade militar de formatura na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), na cidade de Resende (RJ). Após o evento, o chefe do Executivo ficou com a sua comitiva cerca de uma hora acenando para os motoristas que passavam na Presidente Dutra – importante rodovia que liga São Paulo ao Rio de Janeiro.

Entre aplausos e xingamentos, vindos dos motoristas, uma mulher de 30 anos – cujo nome não foi revelado – foi levada para a Delegacia da Polícia Federal, sendo liberada horas depois. Segundo a assessoria de imprensa da Polícia Federal, “palavras de baixo calão [foram] direcionadas ao presidente” e a mulher foi “liberada após assumir compromisso de comparecer em juízo, como determinar a lei“.

Em nenhum momento é mencionado no B.O. o termo “noivinha do Aristides“, que parece ter surgido em publicações feitas no Twitter. Ao que tudo indica, as primeiras menções do termo foram feitas na noite de 28 de novembro, com postagens como essa:

- Publicidade -

Uma das possíveis origens desse boato! (foto: Reprodução/Twitter)

Através do Google Trends, ferramenta que mensura as buscas feitas por determinados assuntos na web, podemos notar que o termo não existia na internet antes do dia 28 de novembro de 2021:

Ou seja, se “noivinha do aristides” era o apelido do Bolsonaro há décadas, nunca niguém havia publicado na web até o final de novembro de 2021.

Buscamos nos arquivos de diversos jornais e o termo também não apareceu nenhuma vez.

Conclusão

O homem que aparece ao lado do presidente Jair Bolsonaro quando era mais jovem é o ex-deputado federal Alberto Fraga e a foto foi tirada em 1982, juntamente com a turma da Escola de Educação Física do Exército, no Rio de Janeiro. Não encontramos nenhuma referência ao tal Sargento Aristides e tampouco ao termo “noivinha do Aristides” antes do dia 28 de novembro de 2021!

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui