19.9 C
São Paulo
sexta-feira, janeiro 21, 2022

Cenoura faz bem pra vista? Comer carboidrato à noite engorda? Mitos sobre comidas!

- Publicidade -

Comer pão à noite faz engordar mais? Cenoura melhora a visão? Ovo de codorna é afrodisíaco? Esses e outros mitos serão desmentidos no vídeo dessa semana!

Não é de hoje que crenças sobre comida se espalham por aí. É gente que toma suco de limão em jejum pra emagrecer, é gente que come cenoura pra tentar enxergar melhor… são tantas crendices que nem daria pra gente explicar todas num vídeo só.

Por isso, se você gostar desse assunto e quiser mais vídeos sobre o assunto, fique ligado que em breve teremos outros vídeos sobre o tema!

No vídeo dessa semana, descubra se é verdade que:

  • cenoura melhora a visão?
  • ovo de codorna é afrodisíaco?
  • beber suco de limão com o estômago vazio ajuda a emagrecer?
  • café cura ressaca?
  • comer carboidrato à noite engorda?

Para descobrir essas respostas, clique no vídeo abaixo e aproveite para assinar o nosso canal lá no YouTube:

Resumão

1 – Cenoura melhora a visão?

Negativo! 

É verdade que as cenouras são uma fonte de Vitamina A (na forma de betacarotenos) que são ótimos para a sua saúde ocular e a falta deste nutriente pode levar à cegueira, mas é mentira que seu consumo melhoram a visão.

A origem desse mito é bem antiga. Tudo começou em 1940, quando o Ministério da Informação Britânica conseguiu difundir a ideia de que “as cenouras melhoram a visão”.

A ideia era tentar esconder que a Força Aérea Real Britânica (Royal Air Force) tinha desenvolvido um radar no ano anterior. Como alguns pilotos britânicos conseguiram abater alguns aviões inimigos no escuro, o Ministério alegou que todos os pilotos ingleses tinham feito uma dieta rica em cenouras, o que explicava a melhora na visão noturna.

Um dos anúncios da época da segunda guerra mundial que incentivava o consumo de cenouras para ajudar na visualização durante os apagões. (foto: Reprodução/Google Images)

2 – Ovo de codorna é afrodisíaco?

- Publicidade -

Infelizmente, não há evidências científicas de que existe algum alimento afrodisíaco. 

É claro que comer uma barrinha de chocolate faz ativar nossos circuitos de recompensa no cérebro e isso causa uma sensação de bem-estar, mas daí dizer que essa ou aquela comida é afrodisíaca é balela.

Pesquisando as possíveis origens dessa lenda urbana, encontramos o seguinte:

Alguns alimentos ditos afrodisíacos se parecem com órgãos sexuais, como raspas de chifres ou ostras e servem, nesse caso, apenas como apelo visual.

O ovo de codorna ficou conhecido por ser afrodisíaco principalmente por lembrar o formato dos testículos humanos. Amendoim também.

Outros alimentos caíram nas graças afrodisíacas por provocarem sensações na boca, como comidas mais picantes, por exemplo.

A verdade é que a vitamina B presente nos ovos ajuda no bem-estar e as ostras (que são ricas em zinco) ajudam na produção de espermatozoides, mas não adianta nada comer essas coisas antes do rala-e-rola pensando apenas em melhorar a performance. 

3 – Beber suco de limão com o estômago vazio previne doenças e ajuda a emagrecer?

Negativo!

Não há nenhuma evidência de que beber suco de limão com o estômago vazio ajuda a evitar doenças e a emagrecer. Muita gente espalha por aí que a pectina presente no limão ajuda a emagrecer, mas a verdade mesmo é que esse tipo de fibra é mais presente na casca do limão e tem pouca dentro da fruta.

É mais fácil ingerir fibras comendo outras frutas e legumes, como a laranja com bagaço e tudo.

Apesar do limão ser rico em vitamina C, a ingestão exagerada do suco dessa fruta pode causar irritação no estômago, mas nada tão grave. 

Já desmentimos aqui no E-farsas uma lenda que circula há muito tempo sobre o suco de limão curar câncer! Isso é mais uma grande balela e é perigosa, pois muita gente acredita e deixa o tratamento de lado pra “se tratar” apenas com esses remédios milagrosos.

Suco de limão + bicarbonato de sódio = cura do câncer!

4 – O café cura ressaca?

Negativo!

Outra crendice infundada é a de que o café cura bebedeira e/ou é bom para curar a ressaca. O único tratamento conhecido para a ressaca é não consumir bebida alcoólica. 

Tá bom, vai! O café pode até fazer você despertar um pouco, mas os efeitos são temporários, o que pode ser perigoso, pois a pessoa bebe além da conta, toma um café e acha que já tá bom pra dirigir… Cuidado, hein?

O recomendado em casos de ressaca é descansar e beber muito líquido até passar.

5 – Comer carboidrato à noite engorda?

Não necessariamente!

Mais uma vez, não há nenhuma evidência de que comer carboidratos à noite faz você engordar mais! A teoria é de que como os carboidratos são a principal fonte de energia do nosso corpo, se a gente comer e não queimar, o nosso corpo vai acumular toda essa energia em forma de de gordura. Mas não há com o que se preocupar, pois não é assim que funciona.

Na verdade, seu metabolismo leva em conta a caloria que você consumiu o dia todo e não apenas à noite. Portanto, se você encheu a pança o dia todo e só dá aquela evitadinha no final do dia não vai adiantar nada pra sua dieta.

Conclusão

Muito obrigado pela audiência! Assine o nosso canal no YouTube para ficar por dentro das atualizações de novos vídeos!

Alguns links consultados

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

Checagens Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui