24 C
São Paulo
sexta-feira, janeiro 28, 2022

Foto mostra milhares de mortos em uma praia da Venezuela!

- Publicidade -

Notícia que circula na web afirma que milhares de corpos foram jogados em uma praia na Venezuela, mas será que isso é verdade?

A imagem apareceu na segunda quinzena de fevereiro de 2014 e mostra o que parece ser um monte de cadáveres nus, aparentemente jogados próximo ao mar. O texto que a acompanha afirma que os corpos (mais de 2.000) eram de opositores do governo que foram descartados em uma das praias na Venezuela pelo governo de Maduro.

A imagem é chocante, mas será real?

Na versão acima, o autor afirma que os corpos teriam sido jogados em uma praia da Bolívia. Será? (foto: Reprodução/Facebook)
Na versão acima, o autor afirma que os corpos teriam sido jogados em uma praia da Bolívia. Será? (foto: Reprodução/Facebook)

 

Verdadeiro ou falso?

A foto é real, mas não tem nada a ver com as manifestações ocorridas na Venezuela.

Uma rápida busca na no Google e descobrimos que essa imagem é, na verdade, de um fotógrafo polêmico chamado Spencer Tunick. Esse norte-americano ficou famoso por fazer suas fotos sempre com grandes aglomerados de pessoas sem roupa!

Nesse link podemos ver inúmeras de suas performances em várias partes do mundo (inclusive, tem fotos que ele produziu com peladões e peladonas aqui no Brasil) . Ah! Tem mais fotos aqui nesse outro link!

A imagem das pessoas deitadas nuas na praia foi feita em 2009 na praia de Montauk, em Long Island (Nova York – EUA) e contou com a colaboração de 300 voluntários.

Origem do boato

Esse boato surgiu como uma brincadeira no dia 17 de fevereiro no Tumblr humorístico Acorda Venezuela. Os criadores da página, os mesmos gênios criativos do Jornalismo Wando, reúnem diversas sátiras ao jornalismo que está cobrindo os acontecimentos da Venezuela.

- Publicidade -

Alguns blogs começaram a repassar a notícia (alguns sabendo que se tratava de uma piada e outros acreditando que aquilo era real) e, em pouco tempo, o boato se espalhou.

Conclusão

A foto é real, mas as pessoas na foto estavam apenas posando para o fotógrafo Spencer Tunick.

Com a colaboração do leitor e amigo do E-farsas Gleidson Caetano.

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

Checagens Relacionadas

7 COMENTÁRIOS

  1. Pela foto que ilustra a matéria, deu para perceber que foi minha a postagem. Dá para ver também que o comentário que fiz, diz, destacadamente, PRAIA DA BOLÍVIA. Claro que é gozação, a Bolívia é um país encravado, sem qualquer saída para o mar, portanto, sem praias. O intuito foi o de brincar com o excesso de fotos falsas que circulam pelo facebook. O que me preocupou foi que muita gente acreditou, ou seja acredita-se em qualquer coisa como verdade absoluta, sem se preocupar com a geografia. Abraços.

    • Tomei o cuidado de não citar seu nome no artigo. Na verdade, fiz uma busca no Facebook e o primeiro resultado foi o seu. Obrigado pelo contato. Espero que tenha gostado do artigo.

    • “O que me preocupou foi que muita gente acreditou, ou seja acredita-se em qualquer coisa como verdade absoluta”

      Ué. Você não conhece os jeneos do feicibuqui? E também nunca foi apresentado à sociedade e era da (des)informação.

  2. Obviamente, por pior que seja o governo, não cometeria um deslize desse tipo. Seria o suficiente para uma intervenção imediata da ONU. Não sei como tem gente que acredita.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui