Connect with us

E-farsas

Foto mostra que o público do Rock in Rio 2019 deixou toneladas de lixo! Será verdade?

Conspirações

Foto mostra que o público do Rock in Rio 2019 deixou toneladas de lixo! Será verdade?

Foto mostra que o público do Rock in Rio 2019 deixou toneladas de lixo! Será verdade?

Imagem mostra o final de um dia do festival Rock in Rio, de 2019, com muito lixo espalhado pelo gramado, mas será que essa foto é recente?

A imagem surgiu nas redes sociais no final de setembro de 2019, logo após a noite de abertura do Rock in Rio, festival que começou no dia 27, no Rio de Janeiro. A cena mostra o gramado repleto de sujeira e o texto que acompanha a imagem afirma que o público – que gritava “Salve a Amazônia” foi o mesmo que deixou cerca de 30 toneladas de lixo para degradar o meio ambiente!

Será que isso é verdade? Essa foto é mesmo de 2019?

Publicação teve mais de 20 mil compartilhamentos em poucas horas! (Reprodução/Facebook)

Verdade ou mentira?

A foto é real, mas foi tirada na edição de 2013 do festival!

Como você mesmo pode comprovar, essa fotografia foi publicada inicialmente no dia 23 de setembro de 2013 no portal G1 de notícias, em uma matéria falando sobre o final da série de shows. A foto foi tirada pelo fotógrafo Flavio Moraes, a serviço do G1 e a reportagem explicou que, apesar do local estar cheio de lixeiras, todas estavam cheias e, por esse motivo, o público começou a jogar as embalagens usadas no chão.

Naquele ano, a quantidade de lixo gerado durante os 7 dias de evento foi de 187 toneladas de resíduos, dentre orgânicos e recicláveis.

Essa mesma foto foi usada para ilustrar matérias semelhantes nos anos seguintes, como nesse artigo, de 2017, que tratava do mesmo assunto – só que no Rock in Rio daquele ano.     

Muito lixo também em 2019, mas…

Apesar da foto não ser de 2019, a quantidade de lixo recolhido pela companhia responsável pela limpeza urbana da cidade do Rio de Janeiro foi bastante alta, porém inferior ao do ano de 2017.

De acordo com a Companhia Municipal de Limpeza Urbana (Comlurb), foram recolhidas 162 toneladas de lixo somente nos três primeiros dias do festival, cerca de 15 toneladas a menos que no mesmo período do Rock in Rio anterior.

Do total recolhido, 96 toneladas é formado por material potencialmente reciclável, que está sendo destinando para os catadores credenciados. Já o material orgânico, está sendo levado ao EcoParque do Caju, da própria Comlurb, onde – segundo a empresa – serão transformados em biogás para geração de energia, além de biocombustível e condicionador de solos.

Conclusão

A foto usada para ilustrar o excesso de geração de lixo é do Rock in Rio de 2013. O público dos 3 primeiros dias da edição 2019 do Rock in Rio gerou cerca de 162 toneladas de lixo (15 toneladas a menos que a edição anterior). Sem dúvida, uma quantidade enorme de dejetos, porém – segundo nota da Comlurb – todo o lixo está sendo reciclado de alguma forma. 

Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas e, em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar é o autor do livro "Caçador de Mentiras" pela Editora Matrix e da aventura de ficção infantojuvenil "Marvin e a Impressora Mágica"!

Comentários

Mais Checagens em Conspirações

Ajude a Manter o E-farsas

Lançamento

Compre o livro Marvin e a impressora Mágica de Gilmar Lopes

Voltando a Circular

To Top