Foto mostra que o público do Rock in Rio 2019 deixou toneladas de lixo! Será verdade?

16
11845
Publicação teve mais de 20 mil compartilhamentos em poucas horas! (Reprodução/Facebook)

Imagem mostra o final de um dia do festival Rock in Rio, de 2019, com muito lixo espalhado pelo gramado, mas será que essa foto é recente?

A imagem surgiu nas redes sociais no final de setembro de 2019, logo após a noite de abertura do Rock in Rio, festival que começou no dia 27, no Rio de Janeiro. A cena mostra o gramado repleto de sujeira e o texto que acompanha a imagem afirma que o público – que gritava “Salve a Amazônia” foi o mesmo que deixou cerca de 30 toneladas de lixo para degradar o meio ambiente!

Será que isso é verdade? Essa foto é mesmo de 2019?

Publicação teve mais de 20 mil compartilhamentos em poucas horas! (Reprodução/Facebook)

Verdade ou mentira?

A foto é real, mas foi tirada na edição de 2013 do festival!

Como você mesmo pode comprovar, essa fotografia foi publicada inicialmente no dia 23 de setembro de 2013 no portal G1 de notícias, em uma matéria falando sobre o final da série de shows. A foto foi tirada pelo fotógrafo Flavio Moraes, a serviço do G1 e a reportagem explicou que, apesar do local estar cheio de lixeiras, todas estavam cheias e, por esse motivo, o público começou a jogar as embalagens usadas no chão.

Naquele ano, a quantidade de lixo gerado durante os 7 dias de evento foi de 187 toneladas de resíduos, dentre orgânicos e recicláveis.

Essa mesma foto foi usada para ilustrar matérias semelhantes nos anos seguintes, como nesse artigo, de 2017, que tratava do mesmo assunto – só que no Rock in Rio daquele ano.     

Muito lixo também em 2019, mas…

Apesar da foto não ser de 2019, a quantidade de lixo recolhido pela companhia responsável pela limpeza urbana da cidade do Rio de Janeiro foi bastante alta, porém inferior ao do ano de 2017.

De acordo com a Companhia Municipal de Limpeza Urbana (Comlurb), foram recolhidas 162 toneladas de lixo somente nos três primeiros dias do festival, cerca de 15 toneladas a menos que no mesmo período do Rock in Rio anterior.

Do total recolhido, 96 toneladas é formado por material potencialmente reciclável, que está sendo destinando para os catadores credenciados. Já o material orgânico, está sendo levado ao EcoParque do Caju, da própria Comlurb, onde – segundo a empresa – serão transformados em biogás para geração de energia, além de biocombustível e condicionador de solos.

Conclusão

A foto usada para ilustrar o excesso de geração de lixo é do Rock in Rio de 2013. O público dos 3 primeiros dias da edição 2019 do Rock in Rio gerou cerca de 162 toneladas de lixo (15 toneladas a menos que a edição anterior). Sem dúvida, uma quantidade enorme de dejetos, porém – segundo nota da Comlurb – todo o lixo está sendo reciclado de alguma forma. 

16 COMMENTS

  1. Resumindo: Foto fake, mas notícia real. Um péssimo exemplo de descaso com a natureza, 162 toneladas só nos 3 primeiros dias. Ao final do evento com certeza vai superar as edições anteriores em quantidade de lixo.
    Não têm moral para cobrarem ninguém.

    Nota: Não seria DEJETOS ao invés de DESEJOS?

  2. Uma coisa eu garanto: não deram conta de esvaziar as enormes lixeiras espalhadas pelo complexo. Pelo menos das 14:00h do dia 28 e até as 02:00h da madrugada (ao final do show do Foi Fighters), eu não vi ninguém da equipe de limpeza recolher o lixo para que pudéssemos utilizar as lixeiras que estavam muito mais do que lotadas.

  3. Realmente nessa época é muito complicado contar com as equipes de limpeza. Era notório a dificuldade de se encontrar uma lata de lixo sequer. Além das lixeiras estarem lotadas, faltou ao evento disponibilizar equipes que pudessem orientar melhor sobre as dependências, depósitos mais próximos etc. Deixaram a desejar em alguns aspectos, na minha opinião.

  4. Só pra eu entender , o povo deveria levar o lixo no bolso ?
    Num evento privado onde o número de lixeiras é insuficiente o povo que é responsável em carregar os copos descartáveis ???

  5. Verdade seja dita: pelo menos na parte verdadeira que pode ser verificada, isso só reforça que , embora os brasileiros se orgulhem por serem o povo mais “limpo” por tomar pelo menos banho duas vezes ao dia (higiene pessoal), a maioria são PORCOS com o meio em que vivem. 😐

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here