21.3 C
São Paulo
domingo, dezembro 4, 2022

Foto mostra um ganso voando de cabeça pra baixo

- Publicidade -

Estranha imagem de uma ave voando de cabeça pra baixo intriga internautas!

Será que a foto abaixo é real?

 

Recebida por e-mail!

Circulando pela internet desde 2009, a incrível foto tem tudo para ser falsa! “É impossível uma ave voar de cabeça pra baixo!” – muitos a firmam.

Acontece que, por mais inacreditável que possa parecer, a foto é real!

Em julho de 2009, o fotógrafo especializado em vida selvagem – Brian McFarlane – registrou uma manobra rara entre os bichos voadores.

De acordo com o jornal The Telegraph, o fotógrafo nem esperava eternizar o momento. Brian afirma que na hora nem havia notado o contorcionismo da ave. Só depois, com mais calma, percebeu que naquela fotografia tirada em Strumpshaw, em Norfolk, no Reino Unido, o ganso estava voando ao contrário.

O curioso é que o bicho voava, na fotografia, com a barriga para cima, enquanto que sua cabeça continuava na posição normal.

- Publicidade -

Seria um problema físico ou alguma doença que atacou o bichinho?

Nada disso! A manobra é normal e é conhecida como “Whiffle“ (algo como “ser levado pelo vento”, em inglês). O animal faz isso no ar para reduzir a velocidade quando estão voando sob a força de fortes rajadas de vento em grande altitude e em alta velocidade. Nessas condições o movimento de torção ajuda a tirar ar das asas da ave e, com isso, reduz rapidamente a velocidade na hora do pouso.

Em entrevista ao jornal Daily Mail, o especialista Paul Stancliffe – do Fundo Britânico de Ornitologia – disse que em 36 anos observando pássaros já viu esse tipo de vôo acontecer várias vezes. No entanto, essa foi a primeira vez que isso foi fotografado!

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui