22.6 C
São Paulo
sábado, dezembro 4, 2021

Gaiolas de ferro em túmulos antigos contra ataque zumbi!

- Publicidade -

Imagens que circulam pela web mostram gaiolas de ferro instaladas em túmulos, na era Vitoriana, para evitar ataques de zumbis e vampiros. Será verdade?

As fotos surgiram primeiramente acompanhadas de textos em inglês em maio de 2013 e logo apareceram versões em espanhol e em português. A maioria dos textos diz que essas gaiolas teriam sido muito usadas na era vitoriana, quando muita gente acreditava (segundo o texto) que zumbis e vampiros existiam mesmo!

A gaiola de ferro, de acordo com o texto, era usada para reter os mortos-vivos (no caso desses seres voltarem da morte para atacar).

Uma das imagens que se espalhou por aí é essa:

Gaiolas de ferro eram instaladas nos túmulos para evitar ataques de zumbis e vampiros! Verdadeiro ou falso?
Gaiolas de ferro eram instaladas nos túmulos para evitar ataques de zumbis e vampiros! Verdadeiro ou falso?

 

Verdadeiro ou falso?

A imagem é real, mas a finalidade do aparelho era outra.

De acordo com o jornal Examiner, essas gaiolas, conhecidas como mortsafes eram instaladas sobre os túmulos para evitar que os corpos ali enterrados fossem roubados!

Criada em 1816, a armação de ferro foi uma das soluções projetadas para proteger túmulos contra o intenso aumento na quantidade de roubos de cadáveres que eram usados posteriormente pelos alunos das escolas de anatomia na Escócia.

Mortsafes em um pátio da igreja em Logierait , Perth e Kinross , Escócia. (foto: Wikipédia)
Mortsafes em um pátio da igreja em Logierait , Perth e Kinross , Escócia. (foto: Wikipédia)

- Publicidade -

 

Na época, os alunos só tinham acesso a corpos que eram fornecidos pelo governo, geralmente de criminosos executados. De olho nessa necessidade, várias quadrilhas se especializaram em invadir silenciosamente os cemitérios, na calada da noite, para retirar corpos de recém-falecidos de seus caixões para vendê-los às escolas de medicina.

A prática de roubo de cadáveres teve fim com a introdução da Lei de Anatomia, em 1832, que garantiu uma oferta maior de corpos para fins de estudos. Passaram a ser usados nos cursos de anatomia corpos de criminosos executados e outros às margens da sociedade, principalmente os loucos, as prostitutas, vítimas de suicídio e órfãos.

(foto: Wikipédia)
(foto: Wikipédia)

Mais um dado a ser acrescentado a essa pesquisa, sabe-se que o mito do zumbi como conhecemos hoje só surgiu muito tempo depois, já  no século 20, vindo de crenças da África e Haiti.

Conclusão

As gaiolas existiram mesmo, mas eram usadas para evitar que os cadáveres fossem roubados!

 

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

Checagens Relacionadas

15 COMENTÁRIOS

  1. Hoje o roubo não é de corpos, mas do que está enterrado junto com eles e nem ia mais adiantar essa gaiola ai, aliás, iriam levar junto, deveria render uma boa grana em ferro.

    • Cara, só o trabalho de cortar isso sem ninguém ver ou ouvir nada já faz os caras desistirem antes de planejar…

      Simplesmente seguiram aquele lema de não dar sorte pro azar 😀

  2. As gaiolas eram usadas para condenados a prisão perpétua… literalmente. Tá pensando o que? Pensou que com a morte viria a moleza? Não senhor!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui