24 C
São Paulo
sexta-feira, janeiro 28, 2022

Garota de 13 anos está treinando na NASA para ir pra Marte?

- Publicidade -

É verdade que a NASA está treinando a garota Alyssa Carson para ser o primeiro humano a pisar no solo marciano em 2033?

A notícia apareceu na web na segunda semana de outubro de 2014 e fala do projeto que a NASA estaria desenvolvendo para levar o primeiro humano para o planeta Marte, em 2033. De acordo com o texto publicado em inúmeros sites e blogs, a Agência Espacial Norte-americana já teria escolhido uma das astronautas: a jovem Alyssa Carson, de apenas 13 anos.

Muitos sites de notícias explicaram que a NASA já estaria treinando a menina há 9 anos e que continuaria com os testes e estudos até que, em 2033, a moradora do estado americano da Luisiana (que, na ocasião, já estará com seus trinta e poucos anos) seria lançada em um foguete (ou ônibus espacial) em direção ao planeta vermelho!

Mas será que essa história é real?

Alissa Carson, de apenas 13 anos, estaria treinando na NASA para ser a primeira pessoa a pisar em Marte! Verdade ou farsa? (foto: Divulgação)
Alissa Carson, de apenas 13 anos, estaria treinando na NASA para ser a primeira pessoa a pisar em Marte! Verdade ou farsa? (foto: Divulgação)

Verdadeiro ou falso?

O que alguns jornalistas não conseguiram explicar é que, se a menina – aos 13 anos – já estava treinando há 9, significaria que a Agência Espacial dos Estados Unidos teria “pego” a criança aos 4 anos de idade…

Seria essa a astronauta mais jovem do mundo?

Bom! A história não é bem assim como estão contando por aí! A mocinha existe, de fato, mas ela não está treinando na NASA conforme muitos estão alardeando!

Alyssa Carson é uma linda garotinha que vive em Baton Rouge, no estado de Luisiana (EUA) e é fascinada por astronomia e, sobretudo, por viagens espaciais. Em seu blog, Carson conta que já visitou as instalações da NASA diversas vezes.

A chance da Alyssa ficar mais perto do Programa Espacial chegou em 2013, quando a NASA lançou o programa Passport to Explore Space.

- Publicidade -

O programa funciona assim: Quando as pessoas visitam a NASA, recebem um livrinho (que é bem parecido com um passaporte de verdade) onde vão incluindo os selos que recebem na entrada dos vários centros da instituição. A promoção consiste em se conseguir mais selos (quanto mais selos, mais descontos os visitantes conseguem para compras em futuros passeios).

Conforme relatou o site Astrounaut, Alyssa Carson se tornou conhecida por ter sido a primeira pessoa a juntar todos os 14 selos em seu passaporte em menos de um ano!

A fama de Alyssa ajuda na divulgação do pensamento científico entre os jovens americanos e a NASA adora esse tipo de forcinha. Tanto é que em sua página oficial, a Agência Espacial Norte-americana colocou uma foto da menina, em trajes oficiais e segurando um capacete de astronauta!

Alyssa Carson no site da NASA: Divulgação científica entre as crianças! (foto: Divulgação/NASA)
Alyssa Carson no site da NASA: Divulgação científica entre as crianças! (foto: Divulgação/NASA)

Em entrevista à BBC, a menina diz que considera ter “altas chances” de ser uma astronauta de verdade e de, um dia, realizar seu sonho de ir à Marte. Ela se esforça para isso estudando bastante (ela já aprendeu várias línguas e é ótima aluna).

Conclusão

Diferente do que muitos jornais afirmaram, a jovem Alyssa Carson não está sendo treinada pela NASA. A garota é muito fã da Agência Espacial e, por se dedicar tanto para realizar seu sonho de virar astronauta, acabou ajudando a divulgar o Programa Espacial e conquistou a simpatia do pessoal do Kennedy Space Center!

Por enquanto só nos resta torcer para que Alyssa Carson consiga uma dia realizar seu sonho de pisar em Marte.  

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

Checagens Relacionadas

4 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui