9.3 C
São Paulo
sábado, agosto 20, 2022

Biblioteca afundou porque esqueceram de calcular o peso dos livros?

- Publicidade -

É verdade que a Biblioteca da Universidade de Indiana afunda 2 cm por ano porque os engenheiros esqueceram de calcular o peso extra dos livros?

Esse fato circula pela web desde 1999 e voltou a se espalhar pelas redes sociais em outubro de 2014, com a publicação em inúmeras fanpages famosas, como a Fatos Desconhecidos, por exemplo. De acordo com o texto, a biblioteca de uma universidade norte-americana estaria afundando 2 centímetros a cada ano devido a um erro de cálculos dos engenheiros da obra, que haviam se esquecido de acrescentar o peso dos livros no projeto!

Será que isso é verdade ou farsa?

Biblioteca da Universidade de Indiana estaria afundando a cada ano por causa do peso extra dos livros, que não havia sido previsto no projeto! Verdadeiro ou falso? (foto: Reprodução/Facebook)
Biblioteca da Universidade de Indiana estaria afundando a cada ano por causa do peso extra dos livros, que não havia sido previsto no projeto! Verdadeiro ou falso? (foto: Reprodução/Facebook) 

Verdadeiro ou falso?

Essa história é uma lenda urbana e que não tem o menor fundo de verdade!

Em primeiro lugar, o site da Universidade de Indiana não cita nada a respeito. Isso é até aceitável, pois pode ser que os administradores da instituição estejam escondendo a informação.

Mas, se o informação foi escondida, como as pessoas sabem? Isso ninguém explica….

Uma busca em diversos fóruns nos levou a um artigo escrito por Jen Burroway, um membro da Universidade de Indiana, que tentou rastrear a origem desse boato. Segundo apurado por ele (e confirmado por diversas publicações), quem disseminou essa história da biblioteca que estaria afundando por um erro de cálculo foi a socióloga especializada em folclore, Moira Smith.

Misturando lendas, crenças e muito bom humor em suas pesquisas – que foram publicadas no Journal of Folklore Research, no International Folklore Review e na Library Quarterly -, Moira levanta questões que “intrigam a humanidade” como, por exemplo, qual seria a razão da biblioteca da instituição onde trabalha estar afundando. Tudo não passou de uma brincadeira inventada e/ou disseminada por ela!

Arquiteto explica

Em 1999, um arquiteto que trabalha na Universidade de Indiana chamado Robert Meadows disse em uma declaração por escrito para a revista UI Alumni que essa lenda está muito longe da verdade. Segundo ele:

“Cinco metros abaixo do campus Bloomington [onde fica a biblioteca] possui mais de 330 milhões de anos de idade, com uma camada 28 metros de calcário […] Quando a biblioteca foi construída, a camada superior da rocha foi muito mais forte do que o esperado.”

- Publicidade -

Meadows também explica que a Biblioteca Central está (ou estava, na época) com 1,3 milhões de livros acima da capacidade, mas não afundou ainda!

A foto que ilustra a matéria

Vários sites e blogs publicaram esse boato usaram a imagem de uma linda biblioteca para ilustrar a postagem (a foto que usamos na abertura desse artigo). No entanto, o local da fotografia nada tem a ver com a Universidade de Indiana. Na verdade, as instalações mostradas na foto fazem parte da Biblioteca Joanina, que fica em Coimbra (Portugal). Foi construída no século XVIII e possui mais de 70 mil livros em seu acervo!

Ah! Essa biblioteca, assim como a de Indiana, não está afundando!

Conclusão

A Universidade de Indiana (ou qualquer outra no mundo) não está afundando por causa de um erro de cálculo de um engenheiro, que teria se esquecido de acrescentar o peso extra dos livros! Tudo não passa de mais uma lenda urbana que se espalhou com a popularização da web!

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui