Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

6 Boatos que circulam pela web envolvendo Dilma Rousseff!

Falso

6 Boatos que circulam pela web envolvendo Dilma Rousseff!

Separamos seis boatos envolvendo o nome da Presidente do Brasil que se espalharam pela web e se propagaram com força em época de eleição!

Em junho de 2014 publicamos aqui no E-farsas um artigo mostrando alguns boatos eletrônicos sobre o ex-governador de Minas Gerais e candidato à Presidência, Aécio Neves.

Agora, chegou a vez de mostrar a verdade sobre alguns boatos envolvendo a candidata a reeleição, Dilma Rousseff.

Boatos envolvendo o nome de Dilma Rousseff se espalham pela rede! (foto: Reprodução/Facebook)

Boatos envolvendo o nome de Dilma Rousseff se espalham pela rede! (foto: Reprodução/Facebook)

 

1 – Filha de Dilma Rousseff é dona de mais de 20 empresas

Falso! Em 2013, uma notícia apareceu em diversos sites e blogs afirmando que Paula Roussef Araújo – filha da Presidente – seria dona de mais de 20 empresas e teria ficado milionária por causa da mãe. No entanto, não há nenhuma prova de que isso seja verdade!

Na verdade, Paula é Procuradora do Ministério Público do Trabalho do Rio Grande do Sul. É concursada e recebe um salário de R$15mil por mês do estado. Não há nenhuma empresa registrada no CNPJ da filha da Presidente e a publicação mais antiga desse boato foi feita em um blog chamado Pesadelos Políticos (que não está mais no ar).

Filha da Presidente seria dona de mais de 20 empresas! Farsa! (foto: Reprodução/Facebook)

Filha da Presidente seria dona de mais de 20 empresas! Farsa! (foto: Reprodução/Facebook)

Na publicação original, o Pesadelos Políticos afirmava ter conseguido acessar documentos disponibilizados pelo WikiLeaks e lá havia o nome de todas as 20 empresas de Paula Rousseff. Claro que o autor do artigo não explica como conseguiu tais informações e tampouco tem como provar a veracidade daquilo que foi publicado!

Nenhum dos blogs que publicaram a “denúncia” cita a(s) fonte(s) que confirme(m) a informação além do Pesadelos Políticos.

 

2 – Dilma cria lei proibindo divulgação de investigações de acidentes aéreos

Falso! Em agosto de 2014, publicamos aqui no E-farsas a verdade a respeito de uma notícia que se espalhou logo após o acidente aéreo que vitimou o então candidato à Presidência, Eduardo Campos. De acordo com o boato, Dilma Rousseff teria criado uma lei que proibia toda e qualquer divulgação de resultados de investigações sobre acidentes aéreos.

Presidente Dilma teria aprovado uma lei exigindo sigilo nas investigações sobre acidentes aéreos! Verdade ou farsa? (foto: Reprodução/Facebook)

Presidente Dilma teria aprovado uma lei exigindo sigilo nas investigações sobre acidentes aéreos! Verdade ou farsa? (foto: Reprodução/Facebook)

Do jeito que foi espalhado, o boato dava a entender que a Presidente teria criado a lei imediatamente após o acidente, espalhando a falsa ideia de que ela e o PT estariam tentando esconder alguma coisa… Só que, conforme apuramos na ocasião, a lei foi proposta pela Aeronáutica em 2006 e sancionada em maio de 2014, após ser aperfeiçoada por 8 anos.

Na verdade, a Lei 12.970 não serve para encobrir investigações sobre acidentes aéreos e, caso seja detectada alguma irregularidade durante a verificação, as autoridades devem ser comunicadas!

 

3 – Dilma desfila ao som de Beijinho no Ombro no 7 de Setembro

O vídeo abaixo apareceu na web no dia seguinte ao desfile de 7 de Setembro, em Brasília. Nele podemos ver a Presidente desfilando em carro aberto ao som de Beijinho no Ombro:

[iframe: width=”590″ height=”332″ src=”//www.youtube.com/embed/rkn6ckkBMXo” frameborder=”0″ allowfullscreen]

Entre em contato com o E-farsas

(11) 96075-5663 - t.me/efarsas

Apesar de estar evidente que o vídeo aí de cima seja uma montagem, muito jornal sério caiu na pegadinha que foi feita por um humorista que possui um perfil falso da Dilma Rousseff no Twitter. O vídeo original e nossa pesquisa completa sobre essa história pode ser lida aqui! 

 

4 – Dilma mostra o dedo médio para a torcida que a vaiou na Copa

Falso! A foto abaixo começou a circular no Facebook em junho de 2014, logo após a abertura da Copa do Mundo do Brasil:

Foto mostra a Presidente mostrando o dedo para a torcida! Verdade ou farsa? (foto: reprodução/Facebook)

Foto mostra a Presidente mostrando o dedo para a torcida! Verdade ou farsa? (foto: reprodução/Facebook)

A montagem tosca foi feita em cima de uma foto da Dilma fazendo figuinha que encontramos e publicamos no E-farsas e você pode conhecer clicando aqui! 

 

5 – Governo de Dilma liberou 13 milhões de dólares para criação de estátua do Lula

Falso! Essa é de 2011. De acordo com o boato, o Governo estaria liberando mais de 13 milhões de dólares para a construção de uma enorme estátua do ex-presidente Lula.

Na época, descobrimos que tudo não passou de uma brincadeira do site humorístico G17 que inventou a piada e muita gente acreditou e ajudou a espalhar! 

 

6 – Ficha criminal mostra Dilma Rousseff como assaltante de banco e terrorista

A imagem abaixo mostra o que parece ser a ficha criminal da mulher que viria a se tornar Presidente do Brasil. Esse recorte provaria que Rousseff seria terrorista e assaltante a bancos:

Ficha policial de Dilma Rousseff é falsa!

Ficha policial de Dilma Rousseff é falsa! 

No entanto, a ficha aí de cima, que voltou a aparecer nas vésperas das eleições de 2014, é falsa e foi publicada no jornal Folha de São Paulo. Pouco tempo após a publicação, a própria Folha admitiu que errou e pediu desculpas pela falha, explicando que recebeu a imagem por e-mail e não checou as informações. A errata da Folha pode ser lida aqui!

Na verdade, Dilma Rousseff foi presa, sim, em 1970, sob a acusação de “subversão”. Em plena época de Ditadura Militar, qualquer um que se opunha ao Regime podia ir preso facilmente sob essa desculpa. Essa matéria de 2010 da revista Época mostra que Dilma Rousseff participou ativamente na luta armada contra a Ditadura militar.

A ficha policial que Dilma Rousseff “ganhou” na época é essa abaixo:

Ficha policial da "subversiva" Dilma Rousseff! (reprodução)

Ficha policial da “subversiva” Dilma Rousseff! (reprodução) 

 

Conclusão

Ainda existem muitos boatos envolvendo ambos os candidatos à Presidência da República no segundo turno de 2014. E é claro também que na reta final das eleições muitos outros boatos surgirão, tanto para um lado quanto para o outro. Cabe a nós (incluindo você) aprender a discernir o que é verdadeiro do que é falso, antes de sair compartilhando desinformação por aí.

Continue lendo
41 Comentários

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Publicidade

Parceiros:

Voltando a Circular

Publicidade

Topo