15.4 C
São Paulo
quinta-feira, dezembro 9, 2021

GUARANÁ KUAT E FANTA UVA CAUSAM TUMOR

- Publicidade -

Será que o guaraná Kuat causa tumor no reto? Pelo menos é isso que afirma uma corrente que circula pela rede há muito tempo.

1-    Em primeiro lugar: Sempre desconfie de tudo o que você recebe na sua caixa de entrada. E-mails alarmistas como esse estão aos montes circulando pela NET.  

2-    Depois das linhas com as palavras que já são de costume de todo Spam (as palavras mais usadas são: “CUIDADO!”, “URGENTE!”, “FAVOR REPASSAR!”) podemos ler o seguinte parágrafo:

 Este E’mail está sendo repassado dentro do Hospital que eu trabalho!

O “brilhante” autor não diz em qual hospital trabalha, apenas menciona que no Hospital das Clínicas, 23 pessoas já apresentaram falta de atividade renal e tumores no reto. Assim fica fácil: Se eu quisesse falar uma mentira, é mais fácil dizer assim:

“Um dia desses, um amigo do meu amigo foi até um lugar que eu não sei o nome e disse não-sei-o-que pra não-sei-quem!”

É assim que funciona a maioria das Correntes, portanto, é bom ficar esperto!

3-  Na linha seguinte, a mensagem diz:

   Pesquisas realizadas pelo renomado Instituto Fleury apontaram grande quantidade de Fenofinol Ameido e Voliteral, substancias tóxicas e que causam, respectivamente, a ma atividade dos rins e câncer.

Não sou estudante de Medicina, nem um especialista em substâncias químicas! Quase ninguém tem acesso a dados dessa natureza, desse modo, muitas pessoas (assim como eu!) preferem acreditar no e-mail devido à sua nomenclatura técnica. Porém, temos um trunfo! Se você acessar o site www.merck.com.br , o mais completo site de referência para substâncias químicas, você verá que ESSAS SUBSTÂNCIAS NÃO EXISTEM! São nomes esquisitos, inventados por alguma pessoa bem imaginativa.

4-   Próximas linhas do E-mail:

    Segundo Dr. Paulo Jose Teixeira, formado pela USP e Especialista em Toxicologia, as pessoas não devem ingerir mais o citado refrigerante.    A Direção da Coca Cola já assumiu sua culpa e prometeu indenizar os Pacientes e todos aqueles que venham a se contaminar com o Guaraná.

Quer saber de uma coisa? Se você entrar no site do guaraná Kuat (www.kuat.com.br) logo na primeira página, a Coca-Cola que é a fabricante do refrigerante esclarece toda essa história boba. Acompanhe o texto do site.

- Publicidade -

Ao ler o texto de esclarecimento da Coca-Cola você perceberá que a empresa não assumiu a “culpa” mas, pelo contrário: Mostra que os argumentos do e-mail estão errados.

5-   A penúltima linha do e-mail trás a célebre frase que acompanha todos os spans:

 

   Passem esta mensagem para frente. não podemos deixar que mais pessoas sofram.

 

   Você pode reparar que todos os e-mails que se destinam a correntes e spans, possuem a frase acima.

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

Checagens Relacionadas

24 COMENTÁRIOS

  1. Esse email é totalmente alarmista e falso.

    Mas um fato, não só sobre o Kwait, mas sobre qualquer outro refrigerante, é que fazem muito mal por conter açúcar refinado em excesso, o que causa a diminuição dos glóbulos brancos e descalcificação dos ossos em função da presença de ácido fosfórico.

    Os refrigerantes, em geral, possuem altas doses de cafeína, que causa dependência, pertubações nervosas (insônia, agitação, ansiedade), o que explica o fato de tomarmos compulsivamente a bebida.

    Possuem agentes químicos que agridem o organismo, encontrados nos corantes, conservantes anti-oxidantes, etc.

    Mesmo sendo mentira este email, quem tem amor à sua saúde, no mínimo, evita os refrigerantes, ou eliminam de sua dieta.

  2. esses dias eu recebi um e-mail igualzinho esse só que falando mau da fanta uva.
    a pessoa bem criativa que está mandando estas mensagens quer ferrar essas marcas e refrigerante e tá jogando na rede para pegar outras pessoas.

  3. Eu acho que causa sim, principalmente nos publicitários que criaram e quem aprovou a recente campanha publicitária, muito ruim, que falta de talento, ideia pífia a Coca-Cola têm um ótimo produto, mas seu guaraná fica muito a dever.

  4. ESTAVA LENDO SOBRE ESSE REFRIGERANTE FEDORENTO E FORTE PRA VER QUEM FOI O IMBECIL QUE CRIOU ESSA PORCARIA DE ZUEIRA DE VICIADO AGORA INTENDO PORQUE CAUSA TUMOR, É PORQUE NESSA SURUBA NO IATE SÓ PODERIA SER COISA DE FANKEIRO.VCS DEVERIA PASSAR ESSA PORCARIA DEPOIS DAS 2 DA MANHÃ

  5. O guaraná é bem fraquinho, mas o idiota que inventou esta estória é pior ainda. Água em altas doses também faz mal e pode levar até a morte. Esperimente ficar mergulhado numa piscina por mais de 3 minutos sem equipamento de mergulho.

  6. A PRO TESTE (Associação Brasileira de Defesa do Consumidor) realizou uma pesquisa com refrigerantes – nas versões tradicionais, light e zero que apontaram resultados preocupantes com relação às substâncias presentes nos mesmos que podem fazer mal à saúde [(Ver Revista Pro-Teste nº 80]. Algumas dessas marcas possuem substâncias potencialmente cancerígenas (benzeno) e contém corantes que podem estimular alergia e hiperatividade em crianças.A pesquisa foi realizada com 24 refrigerantes, sendo que sete desses possui benzeno (substância cancerígena). O benzeno é proveniente da reação do ácido benzóico com a vitamina C. O critério para considerar a quantidade “ideal” desse composto foi tomar a água potável como referência que possui o limite de 5 microgramas por litro.

    A Sukita Zero – 20 microgramas e Fanta Light – 7,5 microgramas são os casos mais preocupantes. Produtos como Dolly Guaraná, Dolly Guaraná Diet, Fanta Laranja, Sprite Zero e Sukita estavam abaixo desse limite.

  7. O liquido preto é horrível, detesto o gosto, depois de adquirir hábitos saudáveis é impossível tomar e achar bom, guaraná Kuat é pior ainda, e todos danificam a sua saúde, essas bobagens de spam são uma idiotice de internet, tudo que essa empresa do liquido mais famoso do mundo faz tem que ter tudo artificial e que dá gosto ruim na boca…eca, acabaram com os sucos e vão continuar rumo ao topo…sempre que saco isso…q pobre…

  8. Eu particularmente a 5 anos não compro mais refrigerantes em casa! Sei que não e saudável e é sim prejudicial a saúde! Quem quiser uma resposta bem embasada em.estudos completos, peço que digitem no google refrigerante Lair Ribeiro assistam um vídeo de 14 minutos! Muito bom e esclarecedor! Não privo meus filhos de beber em festas, porém em casa só água e sucos naturais! Abs a todos

  9. Recebi hoje (30/01/2019) essa mensagem no Whats, desconfiei na hora, ai foi só digitar Fanta Uva na lupa e apareceu essa postagem, respondi “na lata”

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui