16 C
São Paulo
sábado, outubro 1, 2022

Homem morre ao jogar pino ao invés da granada durante protesto! Será verdade?

- Publicidade -

Vídeo mostra granada explodindo na mão de um manifestante que se enganou com o pino, no meio da rua! Será que esse vídeo é verdadeiro ou falso?

O filminho contém cenas fortes e começou a se espalhar através das redes sociais na segunda quinzena de agosto de 2022. Nele podemos ver manifestantes atirando objetos quando um deles recua, após jogar algo, e alguma coisa parece explodir na sua mão!

Quem está filmando parece se assustar com a cena e muda a câmera de ângulo, após o sujeito cair aparentemente sem vida no chão.

Será que esse vídeo é verdadeiro ou falso?

Manifestante se atrapalha com uma granada e perde a vida! Será verdade? (foto: Reprodução/YouTube)

Verdade ou mentira?

O vídeo é real, mas o homem ferido não morreu! 

No dia 08 de agosto de 2022, o plantador de Coca (planta que faz parte da composição da cocaína) Placido Cota estava tentando defender o seu meio de sustento da Polícia, na Bolívia, quando tentou jogar uma granada nos agentes. Seu erro foi arremessar apenas o pino, o explosivo ficou em uma de suas mãos.

Segundo jornais locais, o homem tem 30 anos de idade e é pai solteiro de dois filhos. Ele é membro da Associação de Produtores de Coca (Adepcoca) e vive na comunidade de Las Mercedes, no departamento de La Paz.

De acordo com o laudo médico, o paciente deu entrada com choque hipovolêmico e, devido à explosão da dinamite, perdeu o braço esquerdo, mas não corre mais risco de morte!

O protesto era contra a polícia de La Paz, na Bolívia, que havia disparado bombas de gás lacrimogêneo para repelir uma multidão de plantadores de coca que estavam tentando fechar um mercado paralelo da planta. 

- Publicidade -

No vídeo abaixo, podemos ver mais detalhes do momento do acidente (cuidado, imagens fortes):

Conclusão

O vídeo que mostra um homem se ferindo após tentar jogar uma granada é real e foi filmado na Bolívia durante protesto de plantadores de coca! O manifestante teve o braço amputado e continua internado, apesar de não correr mais rico de morte!

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui