Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

Homofóbico atirou duas vezes em médico após ejacular em exame de próstata?

Crimes

Homofóbico atirou duas vezes em médico após ejacular em exame de próstata?

Homofóbico atirou duas vezes em médico após ejacular em exame de próstata?

Nas últimas horas, dezenas de sites brasileiros de notícias vêm disseminando uma história muito estranha. Segundo os sites, um homem teria ejaculado durante um exame de próstata e, em seguida, revoltado, ele teria sacado uma arma e atirado no médico. Esse caso é particularmente emblemático, porque vem sendo amplamente disseminado na mídia brasileira.

Entre os sites que vêm divulgando isso podemos citar o Metrópoles, Correio 24 Horas, Último Segundo, Catraca Livre, O Dia, entre muitos outros — a lista é realmente assustadora.

Confira abaixo apenas dois exemplos:

Captura de tela mostrando a notícia publicada pelo site do jornal “Correio”

Captura de tela mostrando a manchete do artigo publicado pelo site “Último Segundo”.

Entretanto, será que essa notícia é verdadeira? Descubra agora, aqui, no E-Farsas!

Verdadeiro ou Falso?

Falso! A notícia foi inventada por um site chamado “Bok Daily”, ou seja, esse caso não aconteceu. Aliás, esse site JAMAIS deveria ser utilizado como fonte para qualquer artigo.

Outro detalhe é que essa não é a primeira vez que esse site foi flagrado por disseminar conteúdo enganoso. O site de checagem “Truth or Fiction” já havia checado uma outra notícia ventilada por esse mesmo site, alguns dias atrás, que também era falsa.

A notícia foi inventada por um site chamado “Bok Daily”, ou seja, esse caso não aconteceu.

As fotos utilizadas para ilustrar o caso, aparentemente, são de pessoas que, na prática, não existem. Soam ser fotos geradas a partir de inteligência artificial ou modificadas a partir de pessoas reais. E isso não aconteceu especificamente neste artigo, mas em diversos outros publicados por esse site, que tenta se passar por um veículo de imprensa profissional.

Se bem que a palavra profissional perde um pouco de sentido aqui, mas… Enfim, um caso tão extraordinário e incomum muito provavelmente seria notíciado por alguma emissora de TV norte-americana, por exemplo. No entanto, não há nada sobre essa história em veículos de comunicação de Jacksonville, no estado da Flórida.

Domínio Registrado Recentemente

O domínio “bokdaily.com” foi registrado recentemente, e não sabemos quem, de fato, está por trás do site. A pessoa que aparece como autora de 71 dos seus artigos, Amanda Mills, também não existe. Não encontramos nenhuma associação deste nome, com a respectiva foto que aparece no site, na Internet.

Entre em contato com o E-farsas

(11) 96075-5663 - t.me/efarsas

 

O domínio “bokdaily.com” foi registrado recentemente, e não sabemos quem, de fato, está por trás do site.

Site de Entretenimento

O “Bok Daily” possui uma página no Facebook, de mesmo nome, que possui apenas 30 seguidores! Além disso, o(s) proprietário(s) da página assim a classificam como “site de entretenimento”.

Precisamos dizer mais alguma coisa?

E qual o slogan da página? “No source, no facts” (Sem fonte, sem fatos). Portanto, tudo indica que estamos diante de uma página satírica, mas que na prática é uma propagadora de notícias falsas, porque não deixa isso explícito.

Segunda Vez em Menos de 24 horas

Interessante destacar também, que essa é a segunda vez, em menos de 24 horas, que flagramos uma notícia claramente falsa, de conotação sexual, sendo amplamente disseminada na imprensa brasileira. Chega a ser um pouco assustador como não houve nenhum cuidado ao checar essa informação, ainda mais de um site, que era de se esperar que qualquer jornalista desconfiasse do material.

Confira abaixo um outro caso que publicamos ontem, mas dessa vez sobre um chef francês que teria sido processado por usar sêmen humano na sobremesa:

Chef francês foi processado por usar sêmen humano nas sobremesas?

Conclusão

Falso! A notícia foi inventada por um site chamado “Bok Daily”, ou seja, esse caso não aconteceu. Aliás, esse site JAMAIS deveria ser utilizado como fonte para qualquer artigo.

Outro detalhe é que essa não é a primeira vez que esse site foi flagrado por disseminar algo falso. O site de checagem “Truth or Fiction” já havia checado uma outra notícia ventilada por esse mesmo site, alguns dias atrás, que também era falsa.

Continue lendo

Jornalista, redator, e pesquisador de comunicação social com foco no combate a disseminação de notícias falsas. Colaborador do site de verificação de fatos E-farsas.com desde janeiro de 2019. Entre junho de 2015 e abril de 2018, trabalhei como redator do blog AssombradO.com.br, além de roteirista do canal AssombradO, no YouTube, onde desmistificava todos os tipos de engodos pseudocientíficos, além de casos supostamente sobrenaturais.

15 Comentários

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Parceiros

Voltando a Circular

Publicidade

Apoio técnico!

Topo