17.2 C
São Paulo
domingo, agosto 1, 2021

Brigadistas do ICMBio foram flagrados incendiando de forma criminosa o Pantanal?

- Publicidade -

Circula nas redes sociais um vídeo, cujo responsável pela filmagem alega que brigadistas do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) estariam incendiando, de maneira proposital e criminosa, o Pantanal.

Eis um exemplo de publicação, entre diversas outras (1,2,3), que encontramos no Facebook:

Publicação que encontramos no Facebook.

Assim como no Twitter:

Publicação que encontramos no Twitter.

E o vídeo em questão:

 

Entretanto, será que o vídeo mostra realmente uma ação criminosa? Descubra agora, aqui, no E-farsas!

Verdadeiro ou Falso?

Falso! A narrativa mencionada no vídeo é completamente improcedente. Há aqueles que dizem que o brigadista responsável pela filmagem estava apenas brincando, mas, independente disso, suas declarações serviram para inflamar uma onda de ataques contra o ICMBio. Portanto, sendo ou não jocosa, a narrativa é enganosa.

- Publicidade -

Segundo o próprio ICMBio, que é uma autarquia federal vinculada ao Ministério do Meio Ambiente, brigadistas do instituto “estavam realizando uma atividade de queima controlada. A prática serve para eliminar a matéria orgânica seca, de maneira programada e monitorada, e assim reduzir o combustível das queimadas.

Confira também o que o ICMBio disse em seu site oficial:

Nota do ICMBio.

O Ministério do Meio Ambiente, Assim Como o Ministro Ricardo Salles, se Pronunciaram Sobre o Caso

Através de sua conta no Twitter, Ricardo Salles, ministro do Meio Ambiente, disse que o brigadista que gravou o vídeo, distorcendo a ação que estava ocorrendo, será exonerado.

Salles ressaltou o que o ICMBio já havia mencionado, ou seja, que o o procedimento de uso preventivo e controlado de fogo, para diminuir matéria orgânica, estava correto.

Por fim, cabe destacar que uma nota também foi publicada no perfil do Ministério do Meio Ambiente, no Twitter:

Conclusão

Falso! A narrativa mencionada no vídeo é completamente improcedente. Há aqueles que dizem que o brigadista responsável pela filmagem estava apenas brincando, mas, independente disso, suas declarações serviram para inflamar uma onda de ataques contra o ICMBio. Portanto, sendo ou não jocosa, a narrativa é enganosa.

Segundo o próprio ICMBio, que é uma autarquia federal vinculada ao Ministério do Meio Ambiente, brigadistas do instituto estavam realizando uma atividade de queima controlada. A prática serve para eliminar a matéria orgânica seca, de maneira programada e monitorada, e assim reduzir o combustível das queimadas. Tanto o Ministério do Meio Ambiente, quanto o ministro Ricardo Salles, também se pronunciaram sobre o caso e corroboraram com a alegação do instituto.

- Publicidade -
Marco Faustinohttp://www.e-farsas.com/author/marco
Jornalista e colaborador do site de verificação de fatos E-farsas entre janeiro de 2019 e dezembro de 2020. Entre junho de 2015 e abril de 2018, trabalhei como redator do blog AssombradO.com.br, além de roteirista do canal AssombradO, no YouTube, onde desmistificava todos os tipos de engodos pseudocientíficos e casos supostamente sobrenaturais.

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

Checagens Relacionadas

45 COMENTÁRIOS

  1. Queima controlada!
    depois que se coloca fogo nesses matos secos e o fogo sobe, quem e como o controlam?
    Como impedem que as fagulhas que o vento leva pra qualquer lugar abram novos focos de incêndio?
    Eu não boto muita fé nesse papo de queimada controlada.

  2. Queimada controlada pode ser feita(mas não se deve fazer) no quintal de casa. Contanto que você esteja preparado para não deixar o fogo se alastrar.

  3. Queima controlada!
    depois que se coloca fogo nesses matos secos e o fogo sobe, quem e como o controlam?
    Como impedem que as fagulhas que o vento leva pra qualquer lugar abram novos focos de incêndio?
    Eu não boto muita fé nesse papo de queimada controlada.

  4. eita que todo mundo virou especialista em incendio florestal de repente hem? essa tecnica é usada em outros paises e principalmente no EUA ha decadas tanto que o cilindro usado pelo brigadista é uma ferramenta oficial chamada comumente de ‘pinga fogo! MAs ai basta um peão desse ignorante fazer um video que fica todo mundo já cheio de certeza! Precisa essa mania de tudo oque vai fazer ter que filmar?

  5. Eu não acredito em fogo controlado pra mim todo fogo e criminoso ,Eu tenho pra mim que de sacanagem mesmo não me convenceu está historinha pra boi dormir .

    • Eu não acredito em fogo controlado
      Crenças são irrelevantes.
      pra mim todo fogo e criminoso
      Pra mim você é ignorante sobre o assunto, logo sua opinião não importa.
      Eu tenho pra mim que de sacanagem mesmo
      Você pode acreditar que gravidade não existe e pular do alto de um prédio. Vai ver que está errada.
      não me convenceu está historinha pra boi dormir .
      Ninguém se importa com você ou com “seu convencimento”.

      • -Crenças são relevantes.
        A não ser que se trate da crença na inocência do Lula, por exemplo.
        -Pra mim você é ignorante sobre o assunto, logo, sua opinião que não é de esquerda, não importa.
        Só quem é sabichão é o pessoal do e-farsas “sabe tudo e mais um pouco” e quem crê nele.
        -Você pode acreditar que gravidade não existe e blá blá blá blá blá…
        Ninguém, com o mínimo de racionalidade, faria isso para provar algo para alguém, ou para si.
        -Ninguém se importa com você ou com “seu convencimento”.
        A não ser que você seja, declaradamente, de esquerda, ex político ladrão, pedófilo, assassino de criancinhas… ai sim, sua opinião importará por aqui.

        • A não ser que se trate da crença na inocência do Lula, por exemplo.
          Ou da inocência do bozo e sua família.
          Só quem é sabichão é o pessoal do e-farsas “sabe tudo e mais um pouco” e quem crê nele.
          Crenças continuam sendo irrelevantes. O E-Farsas apresenta argumentos e evidências, e você só falácias.
          Ninguém, com o mínimo de racionalidade, faria isso para provar algo para alguém, ou para si.
          Ótimo. Porque sabem que crenças são irrelevantes. 😉
          A não ser que você seja, declaradamente, de esquerda, ex político ladrão, pedófilo, assassino de criancinhas… ai sim, sua opinião importará por aqui.
          Importará tanto quanto a dos declaradamente direitontos, hipócritas, contrários à corrupção dos outros (a do “minto” pode!), que não ligam pra rachadinhas, apoiadores de depósitos de cheques na conta da primeira dama, apoiadores de estupro e de estupradores, mentirosos, criadores de fake news, fascistas, que usam dinheiro/ público pra comer gente, que são amigos de milicianos, e afins. Esses são a escória da sociedade, com um verniz de “pessoas de bem”, mas não passam de vermes que rastejam na lama da própria ignorância. Como você.

          • Graças à viva alma mais honesta que existe, os seus alienados discípulos(C.Anibal como bom exemplo – um verdadeiro pombo de carteirinha – mais um de muitos que tem o cérebro ligado diretamente ao intestino e vice e versa) não são escória, são pessoas de bem, não mentem, são educados, não são vermes que rastejam na lama da própria ignorância(pois são muito cultos – a maioria formada em sociologia e eternamente dependente do suor do papi e da mami e do Governo. A outra boa parte, formada em bandidologia), não são fascistas, não usam dinheiro público, não vendem Avon e ficam milionárias com isso e não defendem políticos corruptos, principalmente os que já foram presos. Que alívio saber que essa “gente”, que não é retardada, e nem vive de esmolas sociais e nem tão pouco, às custa do povo trabalhador, é gente boa demais e serve de exemplo para a humanidade!

          • Graças à familícia de “honestos” mas que abusam do esquema de rachadinha, não conseguem explicar por que a Micheque recebeu R$ 89 mil do Queiroz, e condecoram milicianos, os seus bovinos discípulos (P, Ombo de E. Squerda como um terrível exemplo de desperdício de espaço no planeta – um verdadeiro acéfalo pobre de direita apoiador do minto que só é contra a corrupção dos outros – mais um de muitos que não têm cérebro e no lugar possuem um estoque infinito de fezes, cujo excesso liberam pelas pontas dos dedos em forma de comentários) não são pessoas de bem, sáo escória, mentem, são mal educados, são vermes que rastejam na lama da própria ignorância (pois são completamente analfabetos funcionais e científicos – a maioria quer tomar coloroquina e ozônio no coo, não são formados em nada, duvidam da ciência mas correm pro hospital quando estão dodóis e usam a internet, e são liberais até a segunda página, pois correm pro papai minto intervir no preço do arroz – aumento causado pela falida política econômica do “posto Ypiranga” em chamas como o pantanal e a amazônia, diga-se de passagem. A outra parte medíocre só fica o dia todo vendo Youtube e acreditando em fake news recebidas pelo zapzap da família), são fascistas, são corruptos, usam dinheiro público para comer gente, apoiam estupradores, ficam ricos vendendo drogas e armas com apoio do partido, transportam cocaína em aviões da FAB, etc, etc. Que alívio saber que todo o mundo está vendo a merda em que o país está metida e acordos como a União Europeia – Mercosul estão por um fio, graças ao desgoverno desse inepto – tão inepto quanto seus seguidores, e não servem nem pra adubo, já que são podres até o último fio de cabelo.

  6. eita que todo mundo virou especialista em incendio florestal de repente hem? essa tecnica é usada em outros paises e principalmente no EUA ha decadas tanto que o cilindro usado pelo brigadista é uma ferramenta oficial chamada comumente de ‘pinga fogo! MAs ai basta um peão desse ignorante fazer um video que fica todo mundo já cheio de certeza! Precisa essa mania de tudo oque vai fazer ter que filmar?

    • Eu não acredito em fogo controlado
      Crenças são irrelevantes.
      pra mim todo fogo e criminoso
      Pra mim você é ignorante sobre o assunto, logo sua opinião não importa.
      Eu tenho pra mim que de sacanagem mesmo
      Você pode acreditar que gravidade não existe e pular do alto de um prédio. Vai ver que está errada.
      não me convenceu está historinha pra boi dormir .
      Ninguém se importa com você ou com “seu convencimento”.

      • -Crenças são relevantes.
        A não ser que se trate da crença na inocência do Lula, por exemplo.
        -Pra mim você é ignorante sobre o assunto, logo, sua opinião que não é de esquerda, não importa.
        Só quem é sabichão é o pessoal do e-farsas “sabe tudo e mais um pouco” e quem crê nele.
        -Você pode acreditar que gravidade não existe e blá blá blá blá blá…
        Ninguém, com o mínimo de racionalidade, faria isso para provar algo para alguém, ou para si.
        -Ninguém se importa com você ou com “seu convencimento”.
        A não ser que você seja, declaradamente, de esquerda, ex político ladrão, pedófilo, assassino de criancinhas… ai sim, sua opinião importará por aqui.

        • A não ser que se trate da crença na inocência do Lula, por exemplo.
          Ou da inocência do bozo e sua família.
          Só quem é sabichão é o pessoal do e-farsas “sabe tudo e mais um pouco” e quem crê nele.
          Crenças continuam sendo irrelevantes. O E-Farsas apresenta argumentos e evidências, e você só falácias.
          Ninguém, com o mínimo de racionalidade, faria isso para provar algo para alguém, ou para si.
          Ótimo. Porque sabem que crenças são irrelevantes. 😉
          A não ser que você seja, declaradamente, de esquerda, ex político ladrão, pedófilo, assassino de criancinhas… ai sim, sua opinião importará por aqui.
          Importará tanto quanto a dos declaradamente direitontos, hipócritas, contrários à corrupção dos outros (a do “minto” pode!), que não ligam pra rachadinhas, apoiadores de depósitos de cheques na conta da primeira dama, apoiadores de estupro e de estupradores, mentirosos, criadores de fake news, fascistas, que usam dinheiro/ público pra comer gente, que são amigos de milicianos, e afins. Esses são a escória da sociedade, com um verniz de “pessoas de bem”, mas não passam de vermes que rastejam na lama da própria ignorância. Como você.

          • Graças à viva alma mais honesta que existe, os seus alienados discípulos(C.Anibal como bom exemplo – um verdadeiro pombo de carteirinha – mais um de muitos que tem o cérebro ligado diretamente ao intestino e vice e versa) não são escória, são pessoas de bem, não mentem, são educados, não são vermes que rastejam na lama da própria ignorância(pois são muito cultos – a maioria formada em sociologia e eternamente dependente do suor do papi e da mami e do Governo. A outra boa parte, formada em bandidologia), não são fascistas, não usam dinheiro público, não vendem Avon e ficam milionárias com isso e não defendem políticos corruptos, principalmente os que já foram presos. Que alívio saber que essa “gente”, que não é retardada, e nem vive de esmolas sociais e nem tão pouco, às custa do povo trabalhador, é gente boa demais e serve de exemplo para a humanidade!

          • Graças à familícia de “honestos” mas que abusam do esquema de rachadinha, não conseguem explicar por que a Micheque recebeu R$ 89 mil do Queiroz, e condecoram milicianos, os seus bovinos discípulos (P, Ombo de E. Squerda como um terrível exemplo de desperdício de espaço no planeta – um verdadeiro acéfalo pobre de direita apoiador do minto que só é contra a corrupção dos outros – mais um de muitos que não têm cérebro e no lugar possuem um estoque infinito de fezes, cujo excesso liberam pelas pontas dos dedos em forma de comentários) não são pessoas de bem, sáo escória, mentem, são mal educados, são vermes que rastejam na lama da própria ignorância (pois são completamente analfabetos funcionais e científicos – a maioria quer tomar coloroquina e ozônio no coo, não são formados em nada, duvidam da ciência mas correm pro hospital quando estão dodóis e usam a internet, e são liberais até a segunda página, pois correm pro papai minto intervir no preço do arroz – aumento causado pela falida política econômica do “posto Ypiranga” em chamas como o pantanal e a amazônia, diga-se de passagem. A outra parte medíocre só fica o dia todo vendo Youtube e acreditando em fake news recebidas pelo zapzap da família), são fascistas, são corruptos, usam dinheiro público para comer gente, apoiam estupradores, ficam ricos vendendo drogas e armas com apoio do partido, transportam cocaína em aviões da FAB, etc, etc. Que alívio saber que todo o mundo está vendo a merda em que o país está metida e acordos como a União Europeia – Mercosul estão por um fio, graças ao desgoverno desse inepto – tão inepto quanto seus seguidores, e não servem nem pra adubo, já que são podres até o último fio de cabelo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui