today-is-a-good-day
27.6 C
São Paulo
segunda-feira, abril 15, 2024

Jornal italiano afirmou que foi o filho de Alexandre de Moraes quem agrediu empresário em Roma?

- Publicidade -

Recorte de um site em italiano afirma que o empresário Roberto Mantovani foi vítima de agressão causada pelo filho de Alexandre de Moraes! Será verdade?

A imagem começou a se espalhar através das redes sociais na terceira semana de julho de 2023 e mostra um texto, supostamente retirado de um jornal italiano, que teria afirmado que o filho do ministro do STF Alexandre de Moraes teria agredido um empresário no aeroporto de Roma e não o contrário, como está sendo divulgado na mídia.

Será que isso é verdade?

@jatbr7

♬ original sound – JATBR7

Verdade ou mentira?

Procurando pela origem da publicação, descobrimos que o recorte é uma versão em italiano de um texto publicado em português pela agência de notícias Ansa Brasil no dia 15 de julho de 2023. Na reportagem não há nenhum parágrafo que sugere que o empresário Roberto Mantovani teria sido agredido pelo filho do ministro Alexandre de Moares.

A Ansa Brasil é uma sucursal brasileira da agência de notícias italiana Ansa. No entanto, não há nenhuma reportagem com esse teor na versão da Itália.

Tudo indica que alguém pegou a reportagem em português e utilizou alguma ferramenta de tradução automática para transformar o texto para o italiano. Mesmo assim, ao analisar o conteúdo (tanto o traduzido quanto o original), não encontramos nenhuma acusação contra o filho de Moraes.

O ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes disse em depoimento que um grupo de pessoas havia atacado ele e sua família no saguão do aeroporto de Roma, no dia 14 de julho de 2023. Segundo o magistrado, ele foi abordado com xingamentos do tipo “bandido, comunista e comprado”. Moraes também afirmou que seu filho teria sido agredido fisicamente com um tapa ao sair em defesa do pai.

Em nota, o advogado da família do empresário negou que eles tenham hostilizado o ministro e seus familiares no aeroporto de Roma.   

Conclusão

Não é verdade que um jornal italiano afirmou que o filho de Alexandre de Moraes agrediu um empresário em Roma!

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla! Autor do livro de ficção Marvin e a Impressora Mágica!

Últimas Atualizações

- Publicidade -Compre o livro Marvin e a impressora Mágica de Gilmar Lopes

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui