today-is-a-good-day
18.1 C
São Paulo
terça-feira, maio 21, 2024

O presidente dos Estados Unidos soltou um pum durante coletiva?

- Publicidade -

Vídeo mostra o momento em que o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, deixa escapar um sonoro peido durante uma coletiva! Será verdade?

O vídeo tem apenas alguns segundos de duração, mas já foi visto centenas de milhares de vezes no Tiktok e no Instagram, na segunda semana de julho de 2023. Nele podemos ver Joe Biden, presidente dos Estados Unidos, soltando flatulências enquanto falava em uma coletiva de imprensa!

Após o incidente, o vídeo mostra que o presidente norte-americano ficou constrangido e que ele pede desculpas para a plateia, mas será que isso é verdade ou mentira?

Verdade ou mentira? 

O vídeo é real, mas seu áudio foi adulterado!

Veja essa checagem em vídeo na nossa participação no programa Morde e Assopra, na rádio Energia 97 FM:

O vídeo original foi gravado durante uma conferência realizada no dia 7 de julho de 2023, na Casa Branca, ocasião em que o presidente dos Estados Unidos falou sobre redução de custos com Saúde.

Podemos ver a fala original de Joe Biden, usada na montagem, aos 15 minutos do vídeo da coletiva publicada no canal da agência de notícias Yahoo News, no Youtube.

Na verdade, Biden estava pedindo desculpas para a plateia pelas falhas constantes no sistema de som local, que já havia apresentado problemas diversas vezes durante o evento.

- Publicidade -

O vídeo falso surgiu no perfil humorístico @Johnhackerla, no Twitter, no dia 07 de julho de 2023, e o próprio autor da montagem deixa claro que se trata de uma brincadeira:

Montagem semelhante made in Brazil

Essa não foi a primeira vez que montagens envolvendo políticos e flatulências circulam pela web. Aqui no Brasil circulou montagem parecida durante a corrida presidencial de 2014, quando o então candidato Pastor Everaldo teria deixado escapar um punzinho em rede nacional, durante entrevista no Jornal Nacional:

Na época, mostramos aqui no E-farsas que o vídeo foi forjado e que tudo não passou de uma brincadeira. Perguntado se ele havia ficado bravo com a montagem, o pastor respondeu que não, pois – segundo ele – as brincadeiras fazem parte do jogo.

Conclusão

O vídeo que mostra o presidente dos Estados Unidos deixando escapar um pum durante uma coletiva teve o áudio adulterado!

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla! Autor do livro de ficção Marvin e a Impressora Mágica!

Últimas Atualizações

- Publicidade -Compre o livro Marvin e a impressora Mágica de Gilmar Lopes

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui