19.9 C
São Paulo
quarta-feira, novembro 30, 2022

Jornal italiano disse que Bolsonaro fez ressurgir o Brasil?

- Publicidade -

Recorte mostra manchete de jornal italiano com os dizeres “A fama é ruim, mas nele se pode confiar”! Será verdade?

Um recorte de um jornal com a foto do presidente Jair Bolsonaro e escrito no idioma italiano começou a circular através de grupos do WhatsApp na segunda quinzena de setembro de 2021 e, segundo o texto compartilhado juntamente com a imagem, a notícia estampada na capa do jornal Libero Quotidiano estaria afirmando que Bolsonaro fez ressurgir o Brasil e que, apesar da fama ruim, pode-se confiar nesse político!

A publicação, que também se espalhou em outras redes sociais, não mostra quando o jornal teria publicado a matéria, dando a entender que se trata de algo recente.

Será que o jornal disse isso mesmo? Será que essa reportagem é real?

Jornal italiano faz elogios ao presidente Jair Bolsonaro! Será verdade? (foto: Reprodução/WhatsApp)

Verdade ou mentira?

A reportagem foi publicada pelo jornal, mas isso foi em 2019!

Abaixo, uma reprodução da matéria onde podemos ver a data da publicação (que foi removida, propositalmente ou não, da imagem que se espalhou em setembro de 2019):

Reprodução da matéria de 2019 do jornal italiano. A imagem que se espalhou em 2021 teve a sua data removida!

No dia 24 de novembro de 2019, o deputado federal Eduardo Bolsonaro publicou em seu perfil do Twitter o link com a reportagem italiana que exaltava o trabalho de seu pai à frente do Governo Federal:

Quem é o Libero Quotidiano?

- Publicidade -

O jornal italiano Libero Quotidiano foi fundado no ano 2000 e se posiciona como liberal de centro-direita e, mesmo com esse alinhamento político, já criticou algumas vezes (depois dessa publicação) atos do presidente Jair Bolsonaro. 

Em junho de 2020, por exemplo, o mesmo jornal Libero criticou falas de Bolsonaro em relação à pandemia e, no mês seguinte, condenou o fato do presidente não divulgar que estava contaminado com o novo coronavírus

Outras reportagens italianas

Uma busca por outras reportagens italianas sobre o governo de Jair Bolsonaro revela que nem toda a imprensa da Itália tem as mesmas impressões do presidente aqui do Brasil. Essa matéria do jornal Corrierre Della Serra de abril de 2020 (5 meses após a publicação do Libero Quotidiano) analisou a postura de 10 líderes mundiais no combate à pandemia e concluiu que Jair Bolsonaro teve a nota mais baixa

“Inspirado inicialmente em seu ídolo Donald Trump e atualmente quase isolado do resto do mundo em seu negacionismo, Jair Bolsonaro se depara com uma oposição interna com poucos precedentes na história do Brasil”, escreveu o correspondente Rico Cotroneo ao jornal

Nessa outra matéria, o Pressenza International Press Agency listou 50 frases ditas por Jair Bolsonaro ao longo do ano de 2019 e as classificou como “muitas vezes usados ​​como estratégia para desviar a atenção do que realmente importa, todo o horror de um pensamento cujo único propósito é destruir o tecido social através da vulgaridade de um fascismo de taberna”.

Conclusão

A reportagem italiana com elogios ao presidente Jair Bolsonaro é real, mas foi publicada no final de 2019 e compartilhada em setembro de 2021 como se fosse recente! De lá pra cá, a Economia brasileira teve muitos revezes, o desemprego teve grande alta e até mesmo o próprio jornal italiano que elogiou o presidente fez matérias posteriores criticando o líder do Executivo brasileiro!   

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

7 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui