16.7 C
São Paulo
terça-feira, abril 20, 2021

Jovem recolhe lixo enquanto a “esquerdalha” joga de volta no chão! Será verdade?

- Publicidade -

O vídeo que mostra um jovem recolhendo o lixo de uma praça enquanto militantes de esquerda tiram o mesmo lixo da lixeira e o espalham pelo chão é real? Aconteceu no Brasil?

O vídeo tem cerca de 30 segundos de duração e surgiu nas redes sociais no começo de março de 2019, durante o carnaval. Nele podemos ver um grupo de pessoas vestidas com uniformes vermelhos retirando o lixo de uma lixeira e espalhando pelo chão, enquanto um rapaz paciente fica recolhendo tudo e jogando de volta na lixeira.

O jovem não perde a paciência e continua recolhendo tudo, mesmo com os militantes desfazendo todo o seu trabalho, emporcalhando a praça!

Somente em uma das publicações do vídeo, feita no Twitter, o vídeo já havia conseguido mais de 5.000 curtidas, além de ter sido visto mais de 100 mil vezes em menos de 24 horas!

No Facebook, diversas publicações chamam os manifestantes de “esquerdalha” e dão a entender que o fato teria ocorrido durante o carnaval e no Brasil.

Será que isso é verdade mesmo? O vídeo é um flagrante ocorrido no Brasil?

https://twitter.com/lumarenn/status/1102649657463836673

Verdade ou mentira?

Em primeiro lugar, o vídeo é real, mas ele não foi filmado no Brasil.

Em segundo lugar, os bagunceiros fazem parte do partido Economic Freedom Fighters (EFF), que é reconhecidamente de Esquerda.

O vídeo foi publicado pela primeira vez no dia 04 de março de 2019 no perfil de Ruan Bentley, no Facebook, sobre o aluno Eckhard Binding ter recolhido o lixo durante um protesto ocorrido na University of the Free State, na África do Sul.

- Publicidade -

O flagrante teve quase 2 milhões de visualizações e mais de 7.000 comentários e, mesmo sendo explicado no vídeo que o caso aconteceu na África do Sul, muitos usuários compartilharam o fato como se ele tivesse ocorrido no Brasil:

Reprodução/Facebook

Conforme relatado pelo News24, o ato do jovem estudante dividiu opiniões no campus e na web. Alguns estudantes o apoiaram enquanto que outros condenaram a atitude do rapaz brando em se intrometer no protesto dos membros da EFF.

O jornal The Citizen explica que a ação do estudante em “se intrometer” no protesto gerou essa mistura de apoio e crítica pois tem a ver com racismo, visto que o EFF estava lutando pelos seus direitos (apesar de estar destruindo patrimônio público para isso).

O site The South African explicou que os estudantes e membros da EFF estavam fazendo parte de uma onda nacional de protestos, lutando por melhores condições nas universidades, sobretudo para o povo mais pobre da sociedade e que membros do próprio movimento se manifestaram nas redes sociais contra as ações de seus colegas.

Abaixo, um vídeo de melhor qualidade, postado no YouTube:

https://www.youtube.com/watch?v=R-F9aJDvsNA

Conclusão

O vídeo é real e aconteceu em uma universidade pública na África do Sul por estudantes membros de um partido de Esquerda! O ato foi flagrado durante um protesto por melhores condições estudantis e dividiu opiniões, sendo repreendido até mesmo por membros do próprio movimento que praticou o vandalismo!

*com a ajuda inestimável do leitor André Gabriotti, no Twitter!

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

10 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui