20.2 C
São Paulo
sábado, novembro 27, 2021

Lendas da web – (parte 3) – Você já sonhou com esse homem?

- Publicidade -

Na terceira parte do artigo sobre as lendas da web, conheça um dos maiores “mistérios” da internet: O homem que aparece nos sonhos de várias pessoas.

Como você já deve ter acompanhado na primeira parte (sobre o Slender Man) e segunda parte (sobre o viajante do tempo John Titor) desse artigo, esse mês selecionamos sobre algumas das maiores lendas da internet.

Hoje, vamos mostrar o que há por trás do homem que aparecia em sonhos de muita gente ao redor do mundo.

 

Você já sonhou com esse homem?

Essa pergunta apareceu na rede em 2009. Junto com ela, um retrato falado de um rosto peculiar, um senhor que, segundo circulou na época, estaria aparecendo nos sonhos de diversas pessoas ao redor do mundo.

Dá uma olhada no retrato abaixo e responda se você já sonhou com esse rosto alguma vez:

A origem

A história que corria na época era que muitas pessoas estariam afirmando que sonhavam todas as noites com o tal homem da imagem, sem tê-lo conhecido pessoalmente.

Tudo teria se iniciado em um hospital psiquiátrico de Nova York em 2006. Uma paciente teria contado ao seu psicólogo que, todas as noites, tinha um sonho recorrente com um misterioso homem (que ela não conhecia), mas o doutor nem teria dado muita atenção.

- Publicidade -

Acontece que, segundo dizem, dias depois, outro(s) paciente(s) começou(aram) a relatar o mesmo tipo de sonho intrigante e, pasmem, com o retrato falado semelhante ao da primeira sonhadora!

Depois que a história explodiu na web, o site “This Man”, foi criado então para reunir relatos e curiosidades a respeito dos milhares de outras pessoas que teriam também sonhado com o cara. Dados não confirmados afirmam que mais de 20.000 sonhadores já estiveram na presença (em sonho, claro) do estranho sujeito.

Retrato falado foi espalhado até no centro de São Paulo (foto: Reprodução/Guia dos Curiosos – http://colunistas.ig.com.br/curioso/2009/10/29/voce-ja-sonhou-com-este-homem/)

Sociólogos, psicólogos e curiosos em geral começaram a criar uma enorme gama de teorias para o fenômeno. As conclusões iam desde a teoria do arquétipo, passando pelo tal do inconsciente coletivo, chegando até a questões religiosas e/ou paranormais…

Estavam todos errados! Era um viral!

Andrea Natella

Para descobrir o que há por trás dessa lenda, bastou uma simples busca na internet. Descobrimos que o site ThisMan foi registrado em nome do italiano Andrea Natella. Sociólogo e jornalista, Natella é o sócio-fundador da agência GuerrigliaMarketing, especializada em criar virais para a internet.

Em poucos meses, o site foi adquirido pela empresa de produção de filmes de terror Ghost House Pictures, e é usado para promover o filme chamado “This Man”, escrito e dirigido por cineasta norte-americano Bryan Bertino.

Conclusão

Nada de paranormal, misterioso ou inacreditável nessa lenda. Ao que tudo indica, a lenda do Homem que Aparece nos Sonhos nada mais é do que uma campanha de marketing para a divulgação de um filme.

Essa foi a terceira parte do nosso artigo sobre as lendas da web. Na semana que vem tem mais.

Para ler a primeira parte desse artigo, clique aqui:

Para ler a segunda parte desse artigo, clique aqui:

 

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

Checagens Relacionadas

8 COMENTÁRIOS

  1. Já foram feitas pesquisas sobre os sonhos e foi comprovado (não sei como, não lembro de onde tirei a notícia) que o cérebro humano é incapaz de “criar” imagens. Todas as pessoas que aparecem nos nossos sonhos, em algum momento, apareceram em nossa vida, mas não nos lembramos dela.
    Como o boato já dizia… Só podia mesmo ter início em um hospital psiquiátrico xD
    E o pessoal que tá dizendo que sonhou com ele, viu o boato na net e acabou lembrando da imagem.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui