16.9 C
São Paulo
quinta-feira, setembro 16, 2021

Livro escolar mostra ilustrações de uma gestante com o bebê sentado dentro da sua barriga! Será?

- Publicidade -

Será verdade que um livro distribuído nas escolas norte-americanas mostra ilustrações de um bebê sentado dentro da barriga da mãe?

A imagem circula na web desde o segundo semestre de 2018 e sempre volta a aparecer nas redes sociais em forma de meme. Nela podemos ver o que parece ser uma página de um livro mostrando uma mulher grávida, mas o que chama a atenção na ilustração é a posição do feto – que aparece sentado dentro do útero da mãe!

Será que essa imagem é mesmo de um livro escolar? Qual a origem desse livro?

Será que isso faz parte de um livro distribuído nas escolas dos EUA? (Foto: Reprodução/Facebook)

Verdade ou mentira?

A imagem compartilhada é de um livro real, publicado em novembro de 2017, mas ele não é um material de sala de aula!

Escrito e ilustrado pelo britânico conhecido como Chris Simpson Artist, o humorístico livro The History of Life (“A História da Vida”, em inglês) tenta explicar a “viagem mágica através da vida” de uma forma única e com muita criatividade. Segundo o próprio autor:

“Este livro é uma viagem mágica através da vida desde o início dos tempos até o nascimento de uma criança e a aventura que assumimos em nosso caminho para o túmulo e além das estrelas, é uma celebração de ser humano e todas as coisas bonitas que estão no meio.”

Alguns capítulos desse livro:

  • por que estamos aqui
  • como somos feitos
  • bebês trocando suas pernas de bebê e crescendo suas pernas de criança
  • a inocência da infância
  • o calor dos papais de volta
  • vida adolescente
  • corpo lebre
  • o primeiro beijo
  • apaixonando-se
  • estando sozinho
  • o presente de uma pena
  • o mistério dos lóbulos das orelhas dos velhos, fantasmas da
  • morte e o sentido da vida

Capa do livro “The History of Life”, de Crhis Simpson Artist! (foto: Divulgação)

No Google Books é possível ver algumas páginas dessa obra!

Chris, continua anônimo, mas deixou dicas a respeito de seu livro em entrevistas – por meio de notas à imprensa – na ocasião do lançamento do The History of Life. Segundo ele:

“[..]depois de ler apenas cinco páginas [do livro] você será o principal especialista da vida humana e não haverá nada neste mundo que você não conheça”.

- Publicidade -

Apesar de continuar anônimo, ele é um colaborador regular de várias publicações, incluindo The Guardian , The Independent , NME e revista Front.

Conclusão

A ilustração mostra uma página de um livro real, mas ele não faz parte da grade curricular das escolas norte-americanas! Trata-se de um trecho de um livro de um ilustrador britânico que usa de imaginação, bom humor e muito nonsense para se expressar.

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

Checagens Relacionadas

5 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui