Connect with us

E-farsas

Londres denuncia o golpe no Brasil e mostra os golpistas?

Conspirações

Londres denuncia o golpe no Brasil e mostra os golpistas?

É verdade que Londres está exibindo banners com propagandas mostrando que o impeachement no Brasil é um golpe e ainda exibe a cara dos golpistas?

A foto apareceu nas redes sociais na segunda quinzena de abril de 2016 e mostra um turista em Londres, apontando para propagandas que estariam se espalhando pela cidade. Os banners exibem o que parece ser uma campanha publicitária a respeito do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff e o texto neles estampados afirma que isso seria um golpe que estaria acontecendo no Brasil!

Os posteres, que teriam sido descobertos pela rede BBC, ainda mostram as fotos dos chamados “golpistas” que estariam por trás desse “golpe”: Renan Calheiros, Eduardo Cunha, Aécio Neves e outros!

A foto com a propaganda foi publicada em diversas fanpages no Facebook e algumas delas, como a que foi feita no dia 20 de abril de 2016 na página Política no Face II tiveram milhares de compartilhamentos, além de centenas comentários.

Será que essa imagem é real? Será que o processo de impeachment está sendo visto como um golpe lá no exterior?

Londres estaria mostrando que o momento político brasileiro é um golpe! Será verdade? (foto: Reprodução/Facebook)

Londres estaria mostrando que o momento político brasileiro é um golpe! Será verdade? (foto: Reprodução/Facebook)

Verdadeiro ou falso?

Apesar da notícia usar o nome da conceituada rede de notícias BBC, essa foto é falsa!

Perceba que a BBC World possui mesmo um perfil no Twitter, mas a @BBBWorld publica notícias nessa conta apenas em inglês. Basta uma busca em sua conta no Twitter para notarmos que não há nenhuma menção a essa notícia (nem em inglês).

Quem inventou essa história utilizou o aplicativo PhotoFunia para inserir as fotografias dos políticos brasileiros nos posteres! A foto original é essa abaixo:

PhotoFunia-1461257880

É claro que essa imagem aí de cima é brincadeira, né?

Na verdade, não encontramos a a foto original, mas de acordo com a PhotoFunia, essa fotografia foi tirada em Gênova, na Itália!

Conclusão

A foto que mostra propagandas londrinas chamando o impeachement de Dilma de golpe e mostrando “a cara dos golpistas” é falsa! Ela foi montada com a ajuda de um aplicativo em uma fotografia tirada em Gênova, na Itália!  

Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas e, em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar é o autor do livro "Caçador de Mentiras" pela Editora Matrix e da aventura de ficção infantojuvenil "Marvin e a Impressora Mágica"!

Comentários

Mais Checagens em Conspirações

To Top