22.7 C
São Paulo
quarta-feira, dezembro 7, 2022

Madeireiros serram a árvore mais velha do mundo na Amazônia!

- Publicidade -

Notícia afirma que um grupo de madeireiros ilegais teria derrubado acidentalmente a árvore mais antiga do mundo na selva amazônica! Será que isso é verdade ou farsa?

O fato apareceu em diversos sites e blogs na segunda semana de dezembro de 2014. De acordo com a notícia, madeireiros teriam derrubado uma samaúma de 5.800 anos de idade em uma reserva indígena na fronteira entre o Brasil e o Peru e os índios acreditam que a queda da árvore (considerada sagrada para a tribo local) trará mal agouro para todos!

Será que essa história é real? Tem até foto para confirmar…

Madeireiros teriam derrubado acidentalmente a árvore mais antiga do mundo na Amazônia! Será verdade? (foto: reprodução/Facebook)
Madeireiros teriam derrubado acidentalmente a árvore mais antiga do mundo na Amazônia! Será verdade? (foto: reprodução/Facebook) 

Verdade ou farsa?

É falsa! Apesar do avanço no desmatamento desenfreado na Amazônia ser um fato, essa notícia não é verdadeira!

Tudo começou com uma publicação feita no dia 06 de dezembro de 2014 em um site humorístico de língua inglesa chamado World News Daily Report. Logo após a publicação, vários sites e blogs começaram a republicar a matéria e, em algum momento, deixou de ser uma sátira para se tornar uma notícia que muita gente acreditou. Aí, para chegar na versão em português foi questão de dias…

O World News Daily Report já deixa bem claro no conteúdo de seus artigos, que misturam uma dose de notícias reais com um monte das mais absurdas invenções como, por exemplo, a história afirmando que cientistas teriam provado que existe vida após a morte e a noticia falsa sobre um indiano de 179 anos de idade teria entrado para o Guinness como o homem mais velho do mundo!

Além disso, no próprio site deles há um texto avisando que nada do que for publicado lá deve ser levado a sério.

A foto usada na matéria

A fotografia da enorme árvore derrubada é, na verdade, de 2011 e foi feita pelo fotógrafo brasileiro Ricardo Funari. O enorme tronco foi extraído da amazônia (essa é a única informação real dessa notícia)!

Árvore mais antiga do mundo

Acredita-se que a árvore mais antiga do mundo seja a Old Tjikko, um abeto encontrado na Suécia. Suas raízes foram datadas em 9.550 anos! 

- Publicidade -

Árve
As raízes da Old Tjikko tem mais de 9.000 anos de idade! (foto: reprodução)

Uma postagem de 2012 do blog de língua inglesa Mental Floss listou as 6 árvores mais antigas do mundo.

Conclusão

Apesar do desmatamento ser um problema na região, essa história dos madeireiros que serraram a árvore mais velha do mundo na Amazônia é falsa!

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui