10.4 C
São Paulo
quarta-feira, agosto 10, 2022

Máquina separa bolinhas por cores através de nanotecnologia! Será verdade?

- Publicidade -

Vídeo mostra uma máquina que usa a mais alta tecnologia para separar bolinhas por cores! Será verdade?

O filminho tem menos de 10 segundos de duração e começou a se espalhar através das redes sociais na primeira semana de agosto de 2022. Nele podemos ver um tipo de máquina que parece separar centenas de bolinhas por cores instantaneamente!

O dispositivo se baseia no Tabuleiro de Galton e os textos acompanham o vídeo afirmam se tratar de uma tecnologia super avançada que se aproveita de propriedades quânticas para separar as cores. 

Será que esse vídeo é real?

Verdade ou mentira?

O vídeo é falso! 

Alguns usuários publicaram inúmeras teorias para tentar explicar o vídeo, como o desse vídeo abaixo que sugere que o filme teria sido gravado de cabeça pra baixo, mas a verdade mesmo vamos explicar depois desse aqui:

A verdade por trás desse vídeo é que trata-se de uma criação feita por um artista digital com ajuda de computação gráfica!

O criador do filminho, identificado apenas como Ztar92 no fórum da empresa responsável pelo software gráfico Blender, publicou a sua criação no dia 17 de julho de 2022 na galeria da empresa, explicando que ele havia criado a cena. 

- Publicidade -

Em um dos comentários no fórum, Ztar92 deu mais detalhes da sua obra.

Nova versão de um vídeo antigo

Já checamos aqui no E-farsas, em 2018, um vídeo de uma máquina semelhante e que fez bastante sucesso na época. Descobrimos que as imagens também foram geradas com ajuda de computação gráfica, mas muita gente acreditou que era verdade!

Vídeo que viralizou em 2018 também foi feito com ajuda de computação gráfica!

Conclusão

O vídeo que mostra uma máquina separando centenas de bolinhas coloridas é satisfatório, mas é falso! Trata-se de um trabalho feito por um artista digital com a ajuda de computação gráfica!

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui