20.8 C
São Paulo
sábado, janeiro 28, 2023

Marina Silva disse que 120 milhões de brasileiros estão passando fome?

- Publicidade -

É verdade que a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima Marina Silva disse mesmo, em Davos, que metade dos brasileiros passam fome?  

O vídeo com a fala da ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, começou a se espalhar através das redes sociais no começo a segunda quinzena de janeiro de 2023 e mostra uma afirmação que ela teria dado em seu discurso no Fórum Econômico Mundial, em Davos (Suíça).

De acordo com o vídeo, Marina Silva teria dito que 120 milhões de pessoas passam fome no Brasil!

Será que ela disse isso mesmo?

A ministra Marina Silva disse mesmo que 120 milhões de brasileiros passam fome? (foto: reprodução/Facebook)

Verdade ou mentira?

É verdade que a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima Marina Silva disse que 120 milhões de pessoas passam fome no Brasil, mas também é verdade que ela se corrigiu rapidamente na mesma frase, explicando que o número de pessoas que passam fome no Brasil é de 33 milhões, como podemos ver nesse vídeo publicado pelo site Poder 360:

De onde ela tirou esse números?

Enquanto a própria ministra não se pronuncia a respeito para explicar de onde ela tirou os números divulgados por ela, podemos supor que ela tenha se baseado em um estudo publicado em junho de 2022, feito pela Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Rede Penssan). O estudo mostrou que cerca de 41% dos domicílios entrevistados estavam com algum tipo de insegurança alimentar grave no Brasil. 

Mas é preciso uma ressalva aqui a respeito dessa pesquisa: A Rede Penssan não computou quantas vezes cada entrevistado teria passado fome nos últimos 3 meses por falta de dinheiro. O estudo colocou o entrevistado que afirmou ter passado fome pelo menos uma vez nos últimos 90 dias (a contar do dia da entrevista) juntamente com quem passou fome diariamente nesse mesmo período por falta de recursos financeiros.

o jornal Correio Braziliense tem outro palpite: Marina Silva pode ter usado dados da pesquisa “Efeitos da pandemia na alimentação e segurança alimentar no Brasil”, divulgada em abril de 2020. Essa pesquisa mostrou que 125,6 milhões de pessoas não tinham nutrição em quantidade e qualidade ideais desde o começo da pandemia da covid-19. Esse levantamento foi feito pelo Grupo de Pesquisa Alimento para Justiça: Poder, Política e Desigualdade Alimentares na Bioeconomia. 

- Publicidade -

Assim que a ministra se pronunciar, faremos atualizações nessa checagem! 

Conclusão

É verdade que a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima Marina Silva disse que 120 milhões de pessoas passam fome no Brasil. No entanto, ela explicou na mesma frase que 33 milhões de brasileiros estão em situação grave de insegurança alimentar!

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui