20.8 C
São Paulo
sábado, janeiro 28, 2023

Crianças foram presas e estão sendo tratadas como terroristas pela PF?

- Publicidade -

Texto que acompanha a foto de uma menina sendo revistada por um policial afirma que crianças estão sendo tratadas como terroristas depois dos ataques de 08/01/2023! Será verdade?

A imagem começou a se espalhar no final da primeira quinzena de janeiro de 2023 nas redes sociais e nela podemos ver uma menina de cabelos claros, vestindo a camisa verde e amarela da Seleção Brasileira de Futebol e sendo revistada com detector de metais por um enorme policial.

De acordo com o texto que acompanha a foto, o caso estaria acontecendo nas dependências da prisão onde estariam todos os vândalos que invadiram e depredaram as sedes dos Três Poderes, em Brasília, no dia 08 de janeiro de 2023. Os policiais truculentos estariam tratando até mesmo as crianças como terroristas!

Será que isso é verdade ou mentira?

Texto de uma das versões que acopanham a imagem de uma criança passando pelo detector de metais: “Terrorista mirim levando baculejo de débil mental. Essa é a foto da nova democracia instalada no Brasil. Essa foto tem de correr o mundo! Inimaginável. Que Deus ajude o Brasil!” (foto: Reprodução/WhatsApp)

Desde a decretação da prisão de mais de 1.000 pessoas que participaram da invasão às sedes dos Três Poderes em Brasília, ocorrida no dia 08 de janeiro de 2023, vários rumores começaram a se espalhar através das redes sociais. Uma delas, por exemplo, afirmava que uma senhora idosa que participou dos protestos teria morrido de sede enquanto aguardava ser ouvida pelos policiais. 

O desmentido que fizemos sobre esse assunto pode ser lido aqui, onde você também vai descobrir que até a foto da suposta morta é de 2018 e que ela foi surrupiada de um fotógrafo que nada tem a ver com o caso!

Agora, a bola da vez parece ser a acusação de que não só idosos, mas a de que crianças também estariam sendo maltratadas na prisão. A foto compartilhada mostra até um policial passando o detector de metais numa menina…

No entanto, apesar da cena aparentar que policiais estariam maltratando crianças de pais envolvidos nos ataques, um vídeo prova que as próprias crianças estavam querendo passar pela revista e que o simpático agente atendeu ao pedido das mães dos infantes, como podemos ver na postagem feita pela usuária EdiBella276, na rede sociais de vídeos Kwai, dia 11 de janeiro de 2023.

Usuários de outras redes sociais reportaram o mesmo conteúdo nos dias seguintes à publicação feita por EdiBella276 no Kwai, como podemos ver no vídeo abaixo, postado no Twitter:    

- Publicidade -

Aqui, outra usuária do Twitter publicou o mesmo conteúdo.

Não fica evidente a data em que essas imagens foram gravadas, mas podemos ver que o caminho a frente estava livre, sem aglomerações. Ao que tudo indica, o vídeo deve ter sido gravado antes ainda dos ataques do dia 08 de janeiro.

Entramos em contato com o perfil no Kwai e pedimos mais informações sobre o vídeo. Estamos aguardando as respostas para acrescentá-las a essa checagem. 

Crianças estão entre os presos pelos ataques em Brasília?

Segundo nota da Polícia Federal, foram liberados 599 presos por razões humanitárias no mesmo dia da prisão e, entre elas, estavam crianças que acompanhavam pais e mães (não há informações de quantas e quem eram essas crianças):

“Em geral idosos, pessoas com problemas de saúde, em situação de rua e pais/mães acompanhados de crianças“, declarou a PF.

O Conselho Tutelar do Distrito Federal afirmou ter atendido o pedido de pelo menos 20 famílias estavam com crianças no QG para onde os presos haviam sido levados para averiguação e explicou como é o procedimento com os pequenos no caso de prisão dos pais:

“No caso de uma família biparental, se a mãe é presa, a criança fica com o pai e vice-versa. No caso da família monoparental, o menor deve ser encaminhado à chamada família extensa, como avós, tios, irmãos”, diz o Conselho Tutelar à CNN. 

O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) informou por nota à imprensa que:

“são falsas as informações compartilhadas em redes sociais de que crianças estavam abrigadas na Academia Nacional de Polícia, em Brasília, sendo privadas de seus direitos básicos […] Pessoas idosas e mulheres com crianças foram liberadas no mesmo dia após detenção e cumprimento das providências”, disse o comunicado.

Conclusão

Não é verdade que crianças estão sendo maltratadas juntamente com os vândalos presos em razão dos ataques às Instituições, em Brasília! A foto que mostra uma menina sendo revistada por um policial foi retirada de um vídeo que mostra as crianças se divertindo com a revista!

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui