8.9 C
São Paulo
sexta-feira, maio 20, 2022

Menina cega dança e vai ganhar 10 centavos a cada compartilhada! Será?

- Publicidade -

É verdade que os amigos de um hospital fizeram campanha para uma bebezinha cega e a cada vez que o vídeo dela for compartilhado ela vai ganhar R$0,10 para cirurgia?

A corrente foi divulgada com força nas redes sociais na segunda semana de outubro de 2017 e conta a comovente história de uma menina cega que aparece dançando em um vídeo, ao som de uma música tocada em um ukulele.

De acordo com o texto que acompanha o vídeo e que também se espalhou através do WhatsApp, a bebê é cega e, a cada vez que o filminho for compartilhado, ela ganhará 10 centavos para ajudar na cirurgia dela!

Será que isso é verdade ou mais uma farsa da web?

Assista ao vídeo e descubra conosco:

https://www.facebook.com/paulomartinsmed/videos/1399625673441901/

Mensagem que se espalhou por aí!

Verdade ou farsa?

Desde a primeira pesquisa que fizemos aqui no E-farsas, em abril de 2002, até hoje essas correntes não param e não param de enganar os menos avisados…

Em primeiro lugar, é muito difícil de se saber para quantas pessoas o vídeo foi compartilhado. No Facebook é até possível verificar quantas “compartilhadas” a postagem teve, mas já no WhatsApp é impossível! Simplesmente não dá pra saber!

Vamos aos detalhes dessa corrente:

  • Quem são os amigos do hospital que teriam feito essa campanha?
  • Em qual hospital ela está internada?
  • Qual é o nome da garota?
  • Qual é a cirurgia a qual ela será submetida?
  • Qual é o valor dessa cirurgia?
  • Quem está bancando essa campanha?
- Publicidade -

Como o texto não dá nenhuma informação a respeito, fica difícil de se verificar.

A verdade é que esse vídeo não é novo e nada tem a ver com campanhas de arrecadação de “compartilhadas”!

A menina simpática que aparece dançando no vídeo se chama Shophia e tinha um ano e quatro meses quando foi flagrada dançando ao som de um música tocada com um ukulele.  Ela foi diagnosticada com histiocitose das células de Langerhans (LCH). O tratamento Em crianças se baseia na combinação de corticosteroides e vimblastina e é bastante demorado e sofrível.

O vídeo foi postado no perfil do pediatra Paulo Martins, no Facebook, no dia 14 de março de 2017 e teve apenas 4.800 compartilhamentos (muito menos que a quantidade de vezes que a corrente falsa foi compartilhada).

A filmagem havia sido feita duas semanas antes e Paulo Martins, residente de pediatria na área de oncologia do Hospital das Clínicas da USP de Ribeirão Preto, disse em entrevistas que:

“Foi um momento mágico, único, e pareceu que simplesmente todos os problemas haviam desaparecido e tudo estava em paz na enfermaria”

Em entrevista ao Estadão, o médico disse que a ideia de levar o instrumento para o hospital surgiu depois de perceber que as crianças maiores e adolescentes sabem o que está acontecendo e “acabam entrando numa tristeza muito grande”. O ukulele trouxe um pouco de alegria para o lugar.

Conclusão

O vídeo que mostra uma menina dançando em um hospital nada tem a ver com uma corrente falsa pedindo “compartilhadas” para o tratamento de uma menina cega! A bebezinha não é cega e tinha pouco mais de um ano de idade quando foi filmada, em março de 2017!

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

Checagens Relacionadas

4 COMENTÁRIOS

  1. Essa é boa. A pessoa não dá nem bom dia ao porteiro do prédio onde mora, vira a cara para moleque de rua, muda de calçada quando vê algum mendigo, mas na Internet posa de solidária quando na verdade quer expiar culpa burguesa.

    A vaga desse pessoal no inferno já está assegurada.

  2. Dezembro de 2019. Alguém do tipo sem noção voltou a espalhar esse vídeo. Estou devolvendo pra quem o enviou pra mim juntamente com o link do e-farsas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui