20.6 C
São Paulo
sexta-feira, maio 27, 2022

Menino de 8 anos tem o braço esmagado como castigo no Irã!

- Publicidade -

Como punição por ter roubado um pão, um menino de 8 anos tem o braço esmagado pela roda de um carro no Irã!

Essas imagens chocantes circulam pela rede desde 2004 e ainda deixam muita gente indignada!

Na mensagem (que em agumas versões vêm em forma de apresentação de power point) é mostrado um um garoto com um dos braços apoiados no chão e na sequencia de 6 fotos podemos ver o pneu de uma pick-up passando por cima do braço do menino.  Realmente chocante!

Como pode algum ser humano fazer isso com uma pobre criança indefesa?

O primeiro detalhe que chama a atenção é o tom alarmista em que o texto é envolvido: letras maiúsculas e coloridas chamam a atenção e têm a clara intenção de sensibilizar o leitor.

Outra “falha” da mensagem é a falta de detalhes na narrativa: Nessa versão o texto apenas diz que o fato ocorreu no Irã. Mas em que cidade? Não sabemos!

O fato é que a maioria de nós, ocidentais, temos uma noção equivocada das leis islâmicas e achamos que tudo que “vem de lá” é recheado de punições severas e absurdas! É a mesma coisa que a maioria dos norteamericamos pensam sobre os brasileiros: que falamos espanhol e dançamos mambo pelas ruas!

Voltando à mensagem, as fotos são reais! Porém, a história é falsa!

Foi muito fácil de se descobrir a verdade por trás dessa mensagem: bastou dar um busca no Google pelo nome do fotógrafo que aparece em todas as fotos: Siamak Yari. No fórum Little Green Footballs há uma postagem onde e explicada toda a história:

Na verdade, tudo não passou de um show de rua! Isso mesmo! Foi tudo um truque!

- Publicidade -

Podemos notar na primeira foto o “carrasco” com um microfone na mão.

Para que não reste mais dúvida de que tudo foi forjado, achamos a sétima foto, que não foi colocada na mensagem, mostrando o garoto são e salvo e com os dois braços inteiros !

Fizemos um vídeo com um resumo dessa história. Dá uma olhada aí:

[iframe: width=”590″ height=”366″ src=”http://www.youtube.com/embed/J9mTri7Gr64″ frameborder=”0″ allowfullscreen]

Conclusão

Fotos reais! história falsa!

Sites Pesquisados

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

Checagens Relacionadas

5 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui