12.7 C
São Paulo
sexta-feira, maio 20, 2022

Milhões de manifestantes vestidos de vermelho nas ruas?

- Publicidade -

Será verdadeira a foto que mostra uma multidão de manifestantes com camisetas vermelhas tomando completamente as ruas em apoio ao Governo?

A fotografia apareceu na nossa fanpage do Facebook no dia 19 de abril de 2016 e mostra um cruzamento de duas grandes avenidas repleto de manifestantes vestidos de vermelho. O texto que acompanha a imagem afirma que a grande mídia estaria escondendo que a maioria da população estaria apoiando a permanência de Dilma Rousseff no Governo.

Será que essa foto é real? Será que essa multidão está mesmo em uma passeata a favor do governo?

Abaixo, uma das versões da postagem feita no Facebook:

Milhões de manifestantes a favor do Governo! Será verdade? (foto: Reprodução/Facebook)
Milhões de manifestantes a favor do Governo! Será verdade? (foto: Reprodução/Facebook)

Verdadeiro ou falso?

A fotografia é real, mas ela não tem nada a ver com manifestações feitas a favor do PT!

Perceba no detalhe da imagem ampliada abaixo que a sinalização do asfalto está escrito em um idioma bem diferente do português:

passeata_PT_zoom

Na verdade, essa foto é de novembro de 2002 e foi tirada no centro de Seul, na Coreia do Sul. Naquele ano, a Coreia do Sul co-sediou a Copa do Mundo de 2002 com o Japão e essa fotografia mostra momentos antes do confronto da Itália contra os anfitriões. Ah! A Coreia do Sul venceu esse jogo por 2 a 1.

Conclusão

A fotografia que mostra uma multidão vestida com camisetas vermelhas é de 2002 e foi tirada na Coreia do Sul!

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

Checagens Relacionadas

6 COMENTÁRIOS

  1. Se fosse aqui, estariam todos no meio da rua trancando o trânsito e causando transtornos aos demais (e isso vale tanto aos manifestantes de vermelho quanto aos de verde e amarelo).

  2. Se fosse mesmo manifestação pró governo aqui no brasil teriam várias faixas e bandeiras da CUT, PSOL, MST, PT etc etc…

    E teria também um palco de show com apresentação de funk.

    kkkkkkkkkkkkkkk

  3. Tá bom que os esquerdistas estariam respeitando direitinho os limites entre a via e a calçada. Estaria a maior esculhambação e com certeza o transito estaria bloqueado pelos manifestantes. Péssima foto, nem se deram o trabalho de pelo menos apagar os escritos em outra língua, KKK

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui