21.6 C
São Paulo
quarta-feira, outubro 27, 2021

Mulher toma banho de sol nua na janela e causa acidente!

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -

Será verdade a história da moça que teria distraído motoristas e causado acidente na Áustria após ficar tomando banho de sol na sua janela?

A notícia apareceu na web no dia 18 de junho de 2014 e mostra a foto de uma moça com as pernas desnudas em uma janela. De acordo com o texto que acompanha a imagem, ao resolver tomar banho de sol pelada em sua janela, a bela garota teria distraído alguns motoristas que passavam na rua momento, causando enorme acidente!

Segundo o que foi publicado em diversos sites de notícias no mundo todo, a jovem resolveu se bronzear completamente nua, no terceiro andar de um prédio em Viena (Áustria), chamando a atenção dos motoristas que passavam por ali no momento e criando um caos na rua!

A fotografia abaixo teria sido tirada no local:

Mulher aparece nua na janela e causa acidente de transito em Viena! Verdade ou farsa? (foto: Reprodução/Facebook)

 

Verdadeiro ou falso?

Antes de responder a essa pergunta, vamos frisar que a notícia foi publicada no Brasil no dia 18 de junho de 2014 em diversos sites de notícias e todos citando como fonte jornais de língua inglesa como Daily Mail e/ou o Mirror. Ambos jornais publicaram o fato citando até depoimentos de testemunhas oculares do ocorrido como um motorista chamado Michael Kienast e um tal de Gregory Shakaki (que teria até conseguido tirar essa foto da bela moça desnuda e enviado aos jornais).

Notícia reproduzida pelo portal UOL:

uol_nua_janela

A mesma notícia publicada no jornal O Dia (no caderno Mundo & Ciência):

odia_nua

 

Dentre inúmeros portais, o PopTrash também publicou a mesma foto:

pop_nua_janela

 

O Jornal O Globo também deu a notícia, com foto e tudo, através do canal Page Not Found, do jornalista Fernando Moreira:

globo_nua_janela

Se está em todos os jornais, deve ser verdade, né?

Nem sempre! Vale lembrar uma pesquisa que fizemos aqui no E-farsas em março de 2014, onde comprovamos que o ditador da Corea do Norte NÃO CRIOU uma lei obrigando todos os homens a cortarem os cabelos iguais aos dele!

Na ocasião, a notícia havia sido divulgada como verdadeira em diversos veículos de comunicação e se provou ser uma farsa. Portanto, não é só porque todo mundo publica algo significa que aquilo seja verdade!

Nesse caso, ocorreu o mesmo: Um site de notícias postou algo sem verificar suas fontes e, imediatamente, vários outros copiaram o artigo e, em poucas horas, um boato ganha vida no mundo todo.

A foto que ilustra a notícia

A primeira coisa que denuncia a falta de checagem por parte de alguns jornalistas é que a fotografia não tem nada a ver com a notícia (se é que o fato tenha ocorrido mesmo). Uma rápida busca na web e achamos essa foto em publicações feitas em 2012 (ou até antes disso).

O usuário do Instagram Stanmimix publicou essa mesma foto em seu perfil há 25 meses (contando do dia em que fechamos essa matéria). No entanto, o próprio Stanmimix disse em sua postagem que a imagem não é de sua autoria e que havia achado a fotografia na web:

instagram_nua_janela

De acordo com uma postagem no Reddit, essa cena da moça deitada, com as pernas de fora na janela, teria sido flagrada em 2012, na Estônia!

Reconhecendo o erro

No dia 20 de junho de 2014, um dos poucos jornais que reconheceram a barrigada foi o britânico Huffington Post. Em uma atualização de seu artigo sobre a moça que teria causado um acidente em Viena por aparecer nua na janela, o jornal afirmou que acabou publicando uma foto antiga (achando que era recente) juntamente com uma notícia que parece não ter um pingo de verdade.

Conclusão

A notícia não foi confirmada e a fotografia usada para ilustrar a matéria é de 2012.

Sugestão do leitor (e amigo) do E-farsas Riomar Bruno, no Facebook!

- Advertisement -spot_imgspot_img
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!
Últimas Checagens
Related news
- Publicidade -

3 COMENTÁRIOS

  1. Posso confirmar os deslizes dos jornalismos populares pois eles são vítimas de videos promocionais na web. Lembro que um deles noticiou aquelas farsas de pedidos de casamentos recusados e do amante que foi flagrado até pelo corpo de bombeiros.
    Caem como patinhos como muita gente equivocada por ai.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui