Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

Novos Radares CET embutidos em guardrails

Acidentes

Novos Radares CET embutidos em guardrails

E-mail afirma que a CET está instalando novos tipos de radares em forma de guard-rail

Começamos a receber esse texto com as fotografias de um novo tipo de radar no começo de 2007. De lá pra cá, vários leitores nos enviam o e-mail, com suas variações, e deixa a todos intrigados.

O texto afirma que um tipo de radar – camuflado em guardrails – já estaria sendo instalado em vários pontos do estado de São Paulo (ou de outros Estados, dependendo da versão!).

É claro que esse tipo de e-mail-denúncia deixa alguns motoristas preocupados. Afinal, receber multas em casa não é nada agradável.

 

As fotos são reais?

 

Numa primeira análise, as fotos parecem ser autenticas, porém, para a alegria de muitos motoristas velozes, o aparelho não é usado aqui no Brasil.

Segundo o site francês Moto Station e a revista Auto Esporte, o radar ‘arapuca’ foi implantado na Suíça na Alemanha.

Esse blog espanhol, além de mostrar vários tipos de radares fixos, também apresenta o radar guardrail e afirma que o aparelho foi instalado na Suiça.  

 

Fotos que acompanham o texto

 

Trecho extraído do site da Revista Auto Esporte:

"Dhelyo Pereira Rodrigues, presidente da fabricante de radares CSP Controle de Automação, as fotos são de equipamentos instalados na Europa. “Eles já foram usados em países como Alemanha e Suíça. Há lugares que chegam a esconder os radares dentro de cones”, diz Rodrigues"

É bom lembrar também que o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) publicou uma resolução obrigando a sinalização por placas da velocidade permitida, além de avisar a existência de Fiscalização através de radares.

Entre em contato com o E-farsas

(11) 96075-5663 - t.me/efarsas

 Leia o resumo das resoluções aqui:

No dia 12 de agosto de 2010, o Jornal Zero Hora publicou uma nota avisando que o tal e-mail é falso! De acordo com a matéria, a Polícia Rodoviária Federal recebe várias ligações – diariamente – de motoristas questionando a veracidade do e-mail. O Jornal também afirma que o radar só é utilizado, de fato, na Europa.

 

Mas, será que aqui no Brasil não existe mesmo esse radar?

 

O E-farsas.com foi a algumas das ruas citadas no texto e não encontrou nenhum dos radares mencionados.

Para você que ainda está na dúvida, selecionamos 3 dos endereços indicados no e-mail via Google Street View, onde poderemos notar que não há os tais radares! Notem nas imagens abaixo que não há nem os guard-rails.

 
1) Av. Rio Branco x Av. Duque de Caxias;

 
Exibir mapa ampliado

2) Av. Brasil x Rua. Veneza;

 
Exibir mapa ampliado

 

20) Av. Esc. Politécnica x Rua Waldemar Roberto. 

 
Exibir mapa ampliado

Você pode, ainda, entrar no próprio Google Maps e pesquisar os demais endereços. Não encontrará em nenhum deles o tão "perigoso" radar disfarçado!

 

Continue lendo
17 Comentários

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Publicidade

Parceiros:

Voltando a Circular

Publicidade

Topo