15 C
São Paulo
quarta-feira, julho 6, 2022

O mistério do astronauta de Cumberland finalmente resolvido?

- Publicidade -

Fotografia tirada em 1964 na Inglaterra mostra uma garotinha com um astronauta ao fundo se tornou uma das fotos mais enigmáticas do mundo! Qual será seu segredo?

A famosa fotografia foi feita pelo bombeiro e fotógrafo Jim Templeton no dia 23 de maio de 1964 em Cumbria (Inglaterra). De acordo com Jim, após revelar as fotos que tirou de sua filha (na época, com 5 anos de idade), ficou surpreso ao ver que em uma delas aparecia um homem, com roupas de astronauta, atrás da sua menina!

O bombeiro ainda conta que no passeio em que as fotos foram tiradas estavam somente ele a mulher e a filha (além de duas senhoras sentadas dentro de um carro em uma das extremidades do parque) e que ninguém teria visto nenhum astronauta no local.

Após estudos feitos pela empresa Kodak mostrando que a fotografia era genuína e que não havia nela nenhum sinal de adulteração, muitos pesquisadores e ufólogos passaram a tecer inúmeras teorias para o avistamento.

Seria algum visitante de outro planeta?

Seria algum projeto secreto do Governo Inglês (ou Americano)?

Dá uma olhada na fotografia abaixo e descubra conosco se isso é verdadeiro ou falso:

Um astronauta apareceu atrás da garotinha! Que será isso?
Um astronauta apareceu atrás da garotinha! Que será isso?

Verdadeiro ou falso?

Fizemos um vídeo com explicações rápidas a respeito desse assunto! Para assistir, clique no player abaixo:

- Publicidade -

Como já dissemos nos parágrafos acima, a foto é real e não houve nenhuma adulteração nessa imagem. Uma linda mocinha, com seus 5 aninhos de idade, segurando um buquê de flores, sem se dar conta do astronauta ao fundo.

No entanto, apesar das inúmeras teorias acerca da enigmática foto (e de Jim Templaton ter mantido suas versões sobre o acontecimento até a sua morte, em 2011), ela não tem nada de extraterreno ou de paranormal. Trata-se apenas de uma superexposição do filme fotográfico!

Jim Templenton e sua filha voltam, algumas décadas depois, ao local da foto! (foto: Reprodução)
Jim Templenton e sua filha voltam, algumas décadas depois, ao local da foto! (foto: Reprodução)

No dia 23 de maio de 2014, a agência de notícias BBC resolveu encerrar esse assunto de uma vez por todas e explicou que o “astronauta” que aparece atrás da pequena Elizabeth na imagem é a mãe da menina, Annie, que estava passando no momento da fotografia.

Demora na revelação das fotos

Lembrando que, ao contrário do que acontece hoje em dia, as fotografias precisavam de alguns dias para serem reveladas no papel fotográfico. Enquanto isso, as pessoas ficavam esperando, ansiosas para saber se aquelas fotos ficaram boas ou não! Muitos detalhes do que teria acontecido no dia do passeio podem sumir da mente dos presentes e pegar as fotos na loja de revelações era uma alegria (ou uma frustração, quando as fotos ficavam ruins).

O fim do mistério

Um membro do fórum Reddit fez uma pequena correção nas cores da imagem e mostra que a roupa branca do astronauta é, na verdade, da mesma cor do vestido da mãe de Elizabeth:

Usuário do Reddit aplica alguns filtros na imagem e mostra que o astronauta é a mãe da menina! (Foto: reprodução/Reddit)
Usuário do Reddit aplica alguns filtros na imagem e mostra que o astronauta é a mãe da menina! (Foto: reprodução/Reddit)

E abaixo podemos ver Annie, mãe de Elizabeth, ao lado da filha. Dá uma olhada no vestido:

Elizabeth e a mãe - Annie - ao lado! Note a cor do vestido da mãe. (foto: Reprodução)
Elizabeth e a mãe – Annie – ao lado! Note a cor do vestido da mãe. (foto: Reprodução)

Mas como Jim não viu a esposa na hora?

A explicação para isso também é muito simples. No dia do passeio, Jim Templetom estava usando uma câmera Zeiss Contax Pentacon F SLR. Essa câmera mostrava em seu visor apenas 70% da cena que ia ser fotografada. É possível que, ao enquadrar a filha, o fotógrafo não tenha visto a mulher ao fundo!

A câmera usada para a fotografia só mostrava 70% da cena no visor! (foto: Reprodução/reddit)
A câmera usada para a fotografia só mostrava 70% da cena no visor! (foto: Reprodução/reddit)

Conclusão

A foto é real, mas o astronauta Cumberland que aparece atrás da pequena Elizabeth era apenas a mãe da mocinha!

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

17 COMENTÁRIOS

  1. Essa foto modificada esta parecendo mais aqueles filmes colorizados por computador do que correção de cor. Em todo caso acho que a mulher que esta agachada na foto não pode ser a mesma que esta atrás da menina por que a diferença da estrutura do corpo, pelo menos pelo braço é muito grande sem contar que a roupa da moça tem desenhos braços e a outra esta lisa. Sem contar que também ela usava um belo de um capacete kkkkkkk

  2. O próprio contorno/tamanho do braço e principalmente do cotovelo da pessoa fotografada em segundo plano evidencia não se tratar de um astronauta, haja vista que os trajes usados pelos astronautas “alteram” a anatomia do corpo humano, fazendo-os parecer “mais gordos” como se fossem um boneco inflado, de modo que o diâmetro do braço e antebraço ficariam do mesmo tamanho, o que não é o caso.

    • Para mim não convenceu a explicação; pois a esposa… e suas roupas são muito diferentes… e os ângulos e a sequência das fotos… pois foram 3 fotos no total.. então ela, a mãe, deveria aparecer nas 3

  3. Na verdade é meio estranho essa explicação , pq essa “mãe” ai atrás tá com um físico bem másculo.

    Parece a estatura de um HOMEM alto e FORTE, e uma mulher a essa distancia, sendo mais BAIXA, provavelmente apareceria MENOR na foto.

    Continuo acreditando que seja um homem, olha só a largura dos ombros -.-

  4. Vocês sabem se a BBC recebeu o prêmio da Kodak? Ela prometeu filmes vitalícios a quem solucionasse mistério…
    Tem como colocar o pronunciamento da Kodak sobre essa matéria aqui no site, para dar mais credibilidade?

  5. Eu lí em outra site qe falavam sobre esse mesmo acontecimento, falavam que tinha duas fotos dessa, uma só a menina, e a outra com esse suposto astronauta, e dizia tambem que a camera bateu essas duas foto juntas e tipo foi em fração de segundos, mais uma das foto pego só a menina e a outra com o astronauta… e tipo se for realmente um astronalta de outro mundo esse traje dele pode ter o poder de ficar invisível ou de teletransporte….

  6. Nítidamente não é a mãe da garotinha que aparece no fundo da foto. A estatura e o físico não batem. Sem citar o capacete e o tom da roupa que não são os mesmos.

  7. Que ridículo heim, E-Farsas! Foram buscar o prêmio da Kodak?
    Em mais de 40 anos, ninguém solucionou e esse sitezinho, vem com argumento de um usuário de outro site que modifica as fotos e se acha caso resolvido! kkkk Que piada, fecha o site que é melhor…
    kkkkk que farsa é essa, fazer um site para desacreditar fatos que nem os melhores do mundo conseguiram solucionar, só um usuário de outro site… kkkk

  8. O pessoal que comentou aqui é de uma ignorância incrível! Pesquisem sobre o caso, vejam as fotos em tamanho grande. Querem acreditar em algo de outro mundo e não na verdade que foi comprovada. É a mãe da menina de costas, está ventando o capacete se trata de um lenço de cabelo.

  9. Para mim não convenceu a explicação; pois a esposa… e suas roupas são muito diferentes… e os ângulos e a sequência das fotos… pois foram 3 fotos no total.. então ela, a mãe, deveria aparecer nas 3

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui