Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

Zagallo afirma que “O Brasil está vermelho de vergonha!”

Conspirações

Zagallo afirma que “O Brasil está vermelho de vergonha!”

Será verdade que o ex-técnico da seleção brasileira de futebol Mário Jorge Lobo Zagallo teria dito a um jornal carioca que o Brasil está vermelho de vergonha com tanta corrupção?

A notícia se espalhou pelas redes sociais no final da primeira quinzena de maio de 2014. De acordo com o artigo, o ex-técnico da seleção brasileira teria dito em entrevista a um jornal de grande circulação no Rio de Janeiro que as bandeiras não tremulam e que o verde e amarelo da Copa se tornaram vermelho de vergonha por causa de tanta roubalheira.

Leia a seguir o artigo que circula pela web atribuindo a frase ao Zagallo:

[…] as bandeiras não tremulam, apitos, camisetas… estão encalhados nas lojas… O Brasil às vésperas da Copa, não está vibrante em verde e amarelo. O Brasil está vermelho. Vermelho de vergonha. Vermelho de ver tanta corrupção. Vermelho de ver tanta ‘maracutaia’, tanta ‘cara de pau’ dos nossos governantes. Estamos vermelhos vendo grande parte de nossos políticos e poderes sendo calados e comprados pela corrupção O PT conseguiu tirar o brilho até do que o brasileiro mais gosta… É vermelho tingindo de corrupção nosso verde e amarelo…!

Teria o ex-técnico da seleção brasileira dito isso mesmo?

Zagallo teria criticado a situação atual do Brasil em jornal carioca! Verdadeiro ou falso? (foto: Reprodução/facebook)

Zagallo teria criticado a situação atual do Brasil em jornal carioca! Verdadeiro ou falso? (foto: Reprodução/facebook)

 

Verdadeiro ou falso?

Como já falamos exaustivamente aqui no E-farsas, o boato eletrônico possui algumas características que o denunciam logo de cara:

  • Não é datado
  • Cita nomes de pessoas conhecidas para dar mais credibilidade ao texto
  • Trata de um assunto que atraia o maior numero de leitores
  • Não apresenta nenhuma prova do que está sendo mostrado

Afinal, quando a entrevista com o Zagallo foi publicada? Não há nenhuma data em que o fato teria ocorrido.

Entre em contato com o E-farsas

(11) 96075-5663 - t.me/efarsas

Em qual jornal foi publicada a matéria “bombástica”? Igualmente, o autor do texto falso também não mostrou isso. Se essa história fosse real, encontraríamos a matéria.

Na verdade, só encontramos sites e blogs que apenas copiaram esse mesmo texto…

Publicações desse mesmo teor feitas em páginas no Facebook, como o Patriota, renderam mais de 50.000 compartilhamentos, além de inúmeros comentários! Claro que a maioria sequer questionou a origem da notícia!

Declarações de Zagallo

Em fevereiro de 2014, Zagallo deu entrevista ao portal UOL, na ocasião da inauguração do livro de ouro do estádio do Maracanã. O ex-técnico disse que estava apenas preocupado com a possibilidade do jogador Fred não ser convocado para a seleção. Não houve nenhuma menção de Zagallo em relação à política.

Aliás, não encontramos nenhuma declaração sobre política do “Velho Lobo” entre as inúmeras entrevistas dadas por ele! Caso você tenha achado alguma frase comprovadamente atribuída ao Zagallo sobre política, nos avise.

Uma das mais recentes declarações do ex-técnico à imprensa ocorreu em abril de 2014 quando Mário Jorge Lobo Zagallo concedeu uma entrevista ao SportTV e disse estar bastante otimista em relação à Copa do Mundo de 2014 no Brasil e que temos a obrigação de ganhar o campeonato.

Conclusão

Ao que tudo indica (ou por falta de provas), Zagallo não fez essas declarações atribuídas a ele.

Continue lendo
21 Comentários

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Parceiros

Voltando a Circular

Publicidade

Apoio técnico!

Topo