20.6 C
São Paulo
sexta-feira, maio 27, 2022

O piloto que levou Lula para São Paulo se recusou a cumprimentar o ex-presidente?

- Publicidade -

É verdade que o piloto do Governo do Estado do Paraná se recusou a cumprimentar o ex-presidente Lula durante o embarque para São Paulo?

Imagens e texto que circulam pelas redes sociais desde o começo de março de 2019 afirmam que o piloto do Governo do Estado do Paraná teria se recusado a cumprimentar Luiz Inácio da Silva após a Justiça autorizar a saída do detento para o velório do neto, em São Paulo.

O texto afirma que o piloto, ao ser questionado sobre o motivo de não ter dado um aperto de mão no ex-presidente, teria dito que a sua função é a de pilotar com segurança e não a “de cumprimentar um presidiário condenado por corrupção”.

Será que essa história amplamente compartilhada também nos grupo do WhatsApp é verdadeira ou falsa?

Uma das páginas que publicaram a história no Facebook. Será que o piloto se recusou mesmo a cumprimentar o ex-presidente Lula?

Verdade ou mentira?

O ex-presidente Lula deixou a carceragem da Polícia Federal – em Curitiba – na manhã do dia 02 de março de 2019, para participar do funeral do neto, Arthur, que morreu aos 7 anos de idade vítima de meningite. A liberação Ministério Público Federal (MPF) atendeu a um pedido dos advogados do presidiário, com base no artigo 120 da Lei de Execução Penal, que dá o direito de “os condenados que cumprem pena em regime fechado ou semiaberto e os presos provisórios poderão obter permissão para sair do estabelecimento, mediante escolta, quando ocorrer falecimento ou doença grave do cônjuge, companheira, ascendente, descendente ou irmão“.

Lula ficou 9 horas fora da prisão, sob escolta armada, conforme reportagem da BBC, retornando à sua cela em Curitiba às 15h45 do mesmo dia.

A visita do preso à família gerou uma série de notícias falsas em torno do assunto e algumas dessas fake news já foram desmentidas (ou confirmadas) aqui no E-farsas e, agora, chegou a vez de analisar esse rumor.

Não encontramos em nenhum lugar o suposto depoimento do piloto a respeito do seu trabalho de levar o Lula para São Paulo. Quem fez essa afirmação deveria ter colocado o link da alegada entrevista… Mas quem inventa fake news nunca coloca fontes (já que elas não existem).

Basta uma busca rápida no YouTube, por exemplo, para descobrirmos que essa história do piloto ter se recusado a cumprimentar o preso é falsa! Veja aos 30 segundos do vídeo abaixo:

- Publicidade -

https://youtu.be/QHmvNGJ8ea4?t=30

Portais de notícias, como o G1, por exemplo, publicaram o momento do aperto de mão entre piloto e passageiro:

Reprodução/Google Images

Situação constrangedora já ocorreu no passado

Apesar dessa notícia ser falsa, é bom lembrar que o ex-presidente Lula já foi alvo de insultos por parte de membros da aviação. Em abril de 2018, o piloto do avião que levou o petista até Curitiba recebeu dois áudios com insultos ao ex-presidente:

Leva e não traz nunca mais”, diz uma voz masculina ao piloto, que, por sua vez, repreende o interlocutor: “Vamos tratar só do necessário. Vamos respeitar o nosso trabalho aqui”.

O interlocutor insiste: “Eu respeito mas manda este lixo janela abaixo aí…”. A conversa é interrompida por uma voz feminina. “Pessoal, a frequência é gravada e pode ser usada contra a gente. Então, mantenham a fraseologia padrão, por gentileza”, adverte.

Na ocasião, a Força Aérea Brasileira (FAB) confirmou que a conversa aconteceu pouco antes da decolagem da aeronave, mas se defendeu dizendo que a frase não foi dita por um controlador da torre.

Conclusão

A postagem que se espalhou nas redes sociais afirmando que o piloto se recusou a cumprimentar o ex-presidente Lula é falsa!

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

Checagens Relacionadas

12 COMENTÁRIOS

  1. Não é verdade pelo simples fato de que hater não tem coragem na RL. Tipo os arrombados que estavam usando uma criança de 6 anos morta pra fazer politicagem no twitter, ao vivo na cara eles não falam.

  2. Com o dinheiro que foi roubado do Brasil nos últimos anos, dava pra ter vacinado todas as crianças contra todos os tipos de meningite…evitaria esta e outras milhares de mortes de crianças.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui