Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

O polêmico candidato a Deputado Federal Dr. Nenzinho existe?

Falso

O polêmico candidato a Deputado Federal Dr. Nenzinho existe?

Candidato ao cargo de Deputado Federal faz sucesso nas redes sociais com suas propostas polêmicas em favor da moral e dos bons costumes! Quem é o Dr. Nenzinho?

Em julho de 2014, um candidato a Deputado Federal começou a ganhar popularidade na web por apresentar propostas de leis severas “pra botar moral”, como dito em seu slogan.

Uma das propostas do Dr. Ernesto “Nenzinho” Campos, pelo PFB, seria a aprovação da lei que muda o Código Penal Brasileiro para punir com cadeira elétrica os criminosos no Brasil!

Além disso, o candidato também propõe a lei que pune com o esmagamento dos testículos de estupradores, além da proibição de veiculação de “beijo gay” em novelas e em séries de TV.

Será que esse candidato existe mesmo?

Candidato a Deputado Federal pelo PFB propõe leis severas para criminosos! Verdadeiro ou falso? (foto: Divulgação)

Candidato a Deputado Federal pelo PFB propõe leis severas para criminosos! Verdadeiro ou falso? (foto: Divulgação)

 

Verdadeiro ou falso?

A primeira coisa a fazer é procurar pelo partido a qual o candidato estaria filiado. Atualmente, são 32 partidos cadastrados no Tribunal Superior Eleitoral e não há nenhum partido político identificado por “PFB”.

Além disso, o candidato cadastrado sob o número 3303 é uma mulher e se chama Myrian Massarollo. Ela é de São Paulo e candidata ao cargo de Deputado Federal pelo Partido da Mobilização Nacional!

candidata-3303

O numero 3303 pertence à candidata Myrian Massarollo!

Só isso já bastaria para darmos como falsa essa história e encerrar essa pesquisa. No entanto, ainda ficamos curiosos para saber mais sobre o tal Dr. Nenzinho.

Fomos tentar descobrir mais sobre o suposto candidato em seu site, onde ele apresenta suas ideias. O domínio “drnenzinho.com” foi registrado no dia 07 de julho de 2014 e não mostra nenhum dado sobre a vida ou de quaisquer outras atividades do candidato. Além disso, ao buscar pelo dono da página, não obtivemos exito, pois os dados do comprador do domínio estão protegidos (uma atitude suspeita para quem está tentando um cargo na Câmara dos Deputados).

Entre em contato com o E-farsas

(11) 96075-5663 - t.me/efarsas

O homem da foto

Como não encontramos nada sobre o Dr. Ernesto Campos, o jeito foi tentar buscar o sujeito através da sua “foto de campanha”. Uma rápida busca através do Google Images nos revela que as imagens usadas para criar o Dr. Nenzinho são de um político, mas dos Estados Unidos!

O homem que aparece na web brasileira como “Nenzinho” é, na verdade, Larry Wolgast – ex-Prefeito da cidade de Topeka (capital do estado do Kansas, nos EUA). Wolgast foi eleito em 2013 e está aposentado atualmente.

Larry Wolgast - ex-Prefito da cidade de Topeka (capital do estado do Kansas, nos EUA)

Larry Wolgast – ex-Prefeito da cidade de Topeka (capital do estado do Kansas, nos EUA)

 

Origem do boato

Tudo indica que esse candidato fictício tenha sido uma das muitas criações do humorista capixaba Fabio Flores! Uma das primeiras aparições do “candidato” foi em uma publicação feita por Fabio no blog humorístico Bobagento, no dia 10 de julho de 2014 (3 dias após o registro do domínio “drnenzinho.com”).

Fabio Flores é conhecido aqui no E-farsas por criar várias notícias humorísticas falsas que muita gente acredita. Já pesquisamos a respeito de alguns boatos inventados por esse capixaba como a notícia do estudante que teria morrido de tanto estudar e do drink a base de sêmen humano que estaria fazendo sucesso nas baladas!

 

Ouça essa matéria

No dia 09 de outubro de 2014 contamos essa história no Programa Você é Curioso, na Rádio Bandeirantes! Clique no player abaixo para ouvir:

[iframe: width=”590″ height=”332″ src=”//www.youtube.com/embed/ETSegnis-xs” frameborder=”0″ allowfullscreen]

Conclusão

O candidato não existe. Foi tudo uma brincadeira de um blog humorístico, que se espalhou na web e muita gente acabou acreditando!

Colaborou conosco a leitora Amanda Abreu.

Continue lendo
13 Comentários

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Parceiros

Voltando a Circular

Publicidade

Apoio técnico!

Topo