Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

O portal G1 publicou notícia ligando explosão de jet ski ao presidente Jair Bolsonaro?

Acidentes

O portal G1 publicou notícia ligando explosão de jet ski ao presidente Jair Bolsonaro?

O portal G1 publicou notícia ligando explosão de jet ski ao presidente Jair Bolsonaro?

É verdade que o portal de notícias G1 publicou uma notícia ligando a explosão de um jet ski no litoral paulista ao presidente Jair Bolsonaro?

O recorte de uma notícia com o símbolo do portal de notícias G1 começou a se espalhar nas redes sociais e em grupos de WhatsApp no final da primeira quinzena de janeiro de 2021. Nele podemos ver uma foto de um acidente envolvendo um jet ski e o texto que a acompanha afirma que o veículo teria explodido no mesmo local onde o presidente havia passeado no começo do ano e que a explosão do aparelho teria ocorrido no mesmo horário em que Jair Bolsonaro estava dizendo aos repórteres que o Brasil está quebrado!    

Será que essa notícia é real? Ela foi publicada dessa forma pelo portal G1?

Texto que acompanha a imagem da explosão de um jet ski: “ÚLTIMAS NOTICIAS – Jet-Sky explode com pai e filho no litoral paulista, no mesmo local onde Bolsonaro passeou no dia 02 de janeiro sem máscara. O acidente aconteceu por volta das 10:35, mesmo horário em que Jair Bolsonaro afirmou que o Brasil está “quebrado” (foto: Reprodução/Twitter)

Verdade ou mentira?

Fizemos uma busca no portal de notícias G1 pelo termo “jet ski” e não encontramos nenhuma notícia a respeito dessa explosão e tampouco alguma menção de alguma ligação com Bolsonaro.

Para termos certeza, pesquisamos nos principais sites de buscas sobre o termo e não há (nem no histórico) nada sobre isso. Caso o portal tivesse apagado a publicação, certamente encontraríamos em sites como o Webarchive ou o Archive.is.

Outros detalhes que valem ressaltar aqui é que não há nenhuma publicação no portal G1 com termo “jet-sky”. O portal adotou a norma culta, que determina que essa moto aquática seja grafada como “jet ski”. Além disso, diferente do texto da imagem compartilhada em nome do G1, os dias do mês de 1 a 9 são grafados no portal da Globo sem o zero à esquerda. 

Se esse recorte fosse real, o horário estaria escrito “10h35” (e não “10:35”, como na manchete que se espalhou em seu nome), pois o portal G1 menciona horários apenas dessa forma, como podemos ver nesse exemplo a seguir:

Reprodução/Portal G1

Origem da foto

A foto é real! No final de agosto de 2018, um homem e um menino ficaram feridos após um jet ski em que estavam explodir. O acidente aconteceu no Mar Negro, em Gelendžik, na Rússia e os dois foram internados em um hospital próximo com ferimentos graves.

Nesse vídeo, publicado no YouTube em outubro de 2018, podemos ver o momento da explosão:

Entre em contato com o E-farsas

(11) 96075-5663 - t.me/efarsas

 

Possíveis causas da explosão

No vídeo abaixo, o especialista e campeão mundial de freestyle em jet ski João Kairalla explica que uma explosão em um aparelho desses pode ocorrer por mau uso do veículo, pois – de acordo com o profissional – é preciso deixar o jet ski ligado alguns minutos antes do uso, com o banco levantado, para que os gases do combustível possam evaporar sem causar nenhum acidente:

No Twitter, o assunto se espalhou após uma publicação feita pelo vereador pelo Rio de Janeiro Carlos Bolsonaro, no dia 12 de janeiro de 2021. Na postagem, o político lamenta que um blog estaria usando uma tragédia sem ligação nenhuma com seu pai para “tentar criar na cabeça das pessoas algo que ligue ao presidente”:

Reprodução/Twitter

O vereador apagou a postagem pouco tempo depois, mas ainda podemos encontrá-la no serviço Trend Maps através do cache do Google:

Obs.: As datas estão com uma pequena diferença entre os prints do Twitter e do Trend Maps devido ao fuso horário das plataformas (Reprodução/Tremp Maps/Cache do Google)

Conclusão

A notícia sobre um menino e um adulto que se feriram após explosão de um jet ski é real, mas o acidente ocorreu em agosto de 2018 e não foi noticiado no portal G1 em janeiro de 2021.

Continue lendo
12 Comentários

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Publicidade

Parceiros:

Voltando a Circular

Publicidade

Topo