20.4 C
São Paulo
quarta-feira, abril 21, 2021

O portal G1 publicou notícia ligando explosão de jet ski ao presidente Jair Bolsonaro?

- Publicidade -

É verdade que o portal de notícias G1 publicou uma notícia ligando a explosão de um jet ski no litoral paulista ao presidente Jair Bolsonaro?

O recorte de uma notícia com o símbolo do portal de notícias G1 começou a se espalhar nas redes sociais e em grupos de WhatsApp no final da primeira quinzena de janeiro de 2021. Nele podemos ver uma foto de um acidente envolvendo um jet ski e o texto que a acompanha afirma que o veículo teria explodido no mesmo local onde o presidente havia passeado no começo do ano e que a explosão do aparelho teria ocorrido no mesmo horário em que Jair Bolsonaro estava dizendo aos repórteres que o Brasil está quebrado!    

Será que essa notícia é real? Ela foi publicada dessa forma pelo portal G1?

Texto que acompanha a imagem da explosão de um jet ski: “ÚLTIMAS NOTICIAS – Jet-Sky explode com pai e filho no litoral paulista, no mesmo local onde Bolsonaro passeou no dia 02 de janeiro sem máscara. O acidente aconteceu por volta das 10:35, mesmo horário em que Jair Bolsonaro afirmou que o Brasil está “quebrado” (foto: Reprodução/Twitter)

Verdade ou mentira?

Fizemos uma busca no portal de notícias G1 pelo termo “jet ski” e não encontramos nenhuma notícia a respeito dessa explosão e tampouco alguma menção de alguma ligação com Bolsonaro.

Para termos certeza, pesquisamos nos principais sites de buscas sobre o termo e não há (nem no histórico) nada sobre isso. Caso o portal tivesse apagado a publicação, certamente encontraríamos em sites como o Webarchive ou o Archive.is.

Outros detalhes que valem ressaltar aqui é que não há nenhuma publicação no portal G1 com termo “jet-sky”. O portal adotou a norma culta, que determina que essa moto aquática seja grafada como “jet ski”. Além disso, diferente do texto da imagem compartilhada em nome do G1, os dias do mês de 1 a 9 são grafados no portal da Globo sem o zero à esquerda. 

Se esse recorte fosse real, o horário estaria escrito “10h35” (e não “10:35”, como na manchete que se espalhou em seu nome), pois o portal G1 menciona horários apenas dessa forma, como podemos ver nesse exemplo a seguir:

Reprodução/Portal G1

Origem da foto

A foto é real! No final de agosto de 2018, um homem e um menino ficaram feridos após um jet ski em que estavam explodir. O acidente aconteceu no Mar Negro, em Gelendžik, na Rússia e os dois foram internados em um hospital próximo com ferimentos graves.

Nesse vídeo, publicado no YouTube em outubro de 2018, podemos ver o momento da explosão:

- Publicidade -

 

Possíveis causas da explosão

No vídeo abaixo, o especialista e campeão mundial de freestyle em jet ski João Kairalla explica que uma explosão em um aparelho desses pode ocorrer por mau uso do veículo, pois – de acordo com o profissional – é preciso deixar o jet ski ligado alguns minutos antes do uso, com o banco levantado, para que os gases do combustível possam evaporar sem causar nenhum acidente:

No Twitter, o assunto se espalhou após uma publicação feita pelo vereador pelo Rio de Janeiro Carlos Bolsonaro, no dia 12 de janeiro de 2021. Na postagem, o político lamenta que um blog estaria usando uma tragédia sem ligação nenhuma com seu pai para “tentar criar na cabeça das pessoas algo que ligue ao presidente”:

Reprodução/Twitter

O vereador apagou a postagem pouco tempo depois, mas ainda podemos encontrá-la no serviço Trend Maps através do cache do Google:

Obs.: As datas estão com uma pequena diferença entre os prints do Twitter e do Trend Maps devido ao fuso horário das plataformas (Reprodução/Tremp Maps/Cache do Google)

Conclusão

A notícia sobre um menino e um adulto que se feriram após explosão de um jet ski é real, mas o acidente ocorreu em agosto de 2018 e não foi noticiado no portal G1 em janeiro de 2021.

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

12 COMENTÁRIOS

      • Ainda tens dúvida de que não foi ele, mas alega “que é correto afirmar que ele ajudou muito a espalhar essa desinformação”?! De onde tirou essa ideia mirabolante e tão precisa, sr. gilmar? E tu ainda diz, tem a cara de pau de se auto intitular imparcial!

        • Ainda tens dúvida de que não foi ele, mas alega “que é correto afirmar que ele ajudou muito a espalhar essa desinformação”?!

          Sim.

          De onde tirou essa ideia mirabolante e tão precisa, sr. gilmar?

          Da mesma fonte que você tira seus comentários.

          E tu ainda diz, tem a cara de pau de se auto intitular imparcial!

          Sim. Você que é burro. Demais. Pombo.

        • Ué, se ele publicou e todos os seus seguidores viram, logo ele ajudou a espalhar, a certeza disso está no fato de que ficou registrado no cache do Google…

          • Não perca seu tempo, esse é um gadominion adestrado que comenta bosta aqui desde antes do Disqus. Passador de pano profissional.

  1. Sem falar no erro crasso de português da matéria. Não existe “Jet-Sky”, e sim “Jet Ski”. E a imagem não é de um Jet Ski, mas sim de uma moto aquática.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui