17.7 C
São Paulo
terça-feira, outubro 26, 2021

Um homem foi vacinado duas vezes contra a COVID-19 na Argentina?

- Advertisement -spot_imgspot_img
- Advertisement -spot_imgspot_img

Fotos mostram que um homem teria sido vacinado duas vezes no mesmo dia em campanha de imunização contra o novo coronavírus na Argentina! Será verdade?

As imagens circulam através das redes sociais desde o final de dezembro de 2020 e, nas primeiras semanas de janeiro de 2021, foram amplamente compartilhadas também em grupos do WhatsApp como uma prova de que as campanhas de vacinação contra o novo coronavírus são uma enganação no mundo todo.

Na colagem de fotos podemos ver o mesmo homem, de camiseta amarela, sendo vacinado duas vezes em braços e em salas diferentes!

O texto compartilhado juntamente com as fotos ironiza a falha, dando a entender que tudo não passou de uma grande fraude elaborada pelos governos.

Será que isso é verdade ou mentira?

Verdade ou mentira?

As fotos são reais e foram tiradas na Argentina, mas o homem não tomou duas doses da vacina!

Os registros fotográficos foram feitos no Hospital Enrique Vera Barros, na cidade argentina de La Rioja, e o homem de amarelo é o médico Rafael Fernández. O Dr. Fernández é presidente do Comitê de Crise do hospital e foi a primeira pessoa daquele centro a receber a injeção russa contra o COVID-19, o Sputnik V.

A confusão ocorreu depois que o ministro da Saúde de La Rioja, Juan Carlos Vergara publicou algumas fotos (onde o “homem de amarelo” aparece em uma pose) e a assessoria de comunicação do governo de La Rioja postou outras fotos do mesmo evento (com o doutor Fernández em outra pose, “tomando a vacina” novamente):

Tuite do ministro da Saúde de La Rioja:

E a publicação da assessoria de comunicação do governo:

A explicação para esse “erro” é simples: em uma das fotos, o médico tomou a vacina mesmo e a segunda foi apenas uma simulação para que os fotógrafos pudessem registrar o momento. O jornal La Nación explicou que esta fotografia foi tirada para que a vice-governadora da cidade, Florencia López , e as demais autoridades presentes aparecessem nas fotos.

De acordo com o jornal La Nación, essa foto corresponde à aplicação real da vacina:

Essa é a foto mostrando o momento da aplicação da vacina! (reprodução/La Nación)

Nessa segunda vez, a vacinação foi simulada apenas para as fotos:

Como mostramos aqui no E-farsas em uma checagem feita no dia 12 de janeiro de 2021, é comum que um evento como esse seja “refeito” para que os repórteres possam registrar o fato. Um exemplo é esse, que ocorreu no em abril de 2020, quando a primeira-ministra de Queensland (Austrália), Annastacia Palaszczuk, foi vacinada contra a gripe.

Perceba no vídeo abaixo que, como a imunização foi muito rápida, eles tiveram que “repetir a cena” para que a imprensa registrasse o momento. Na segunda vez, Palaszczuk não recebeu nenhum imunizante:

O médico Rafael Fernández também explicou no seu perfil no Facebook que não recebeu a vacina duas vezes:

“Quero esclarecer que não fui vacinado duas vezes. Esta manhã aconteceu que havia um aglomerado de pessoas que queriam participar desta primeira vacinação. E para comodidade da imprensa, decidiu-se trocar de lugar e trocar de braço. O enfermeiro continuou a vacinar outras pessoas, por isso o pessoal mudou. Não seja mau com as interpretações ”. (foto: Reprodução/Facebook)

Conclusão

A afirmação de que um homem tomou duas vezes a vacina contra a COVID-19 na Argentina é falsa! A segunda foto foi tirada de uma simulação feita apenas para a imprensa poder fotografar com mais calma!

- Advertisement -spot_imgspot_img
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!
Latest news
- Advertisement -spot_img
Related news
- Advertisement -spot_img

3 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui