24.6 C
São Paulo
terça-feira, novembro 30, 2021

O governador de São Paulo, João Doria, virou chacota em uma TV americana?

- Publicidade -

Vídeo mostra dois apresentadores de um telejornal rindo de uma notícia que cita João Doria e falta de credibilidade na eficácia da vacina! Será verdade?

O vídeo tem menos de 15 segundos de duração e começou a se espalhar nas redes sociais no final da primeira quinzena de janeiro de 2021. Nele podemos ver uma dupla de apresentadores de um telejornal rindo de uma notícia sobre a falta de credibilidade do governador de São Paulo, João Doria, após a divulgação da eficácia da vacina Coronavac.

No rodapé do vídeo, podemos ler a seguinte manchete: “Doria governor without credibility Coronavac efficacy rate still meets 49%” (algo como “Governador Doria sem credibilidade a taxa de eficácia do Coronavac ainda atinge 49%”, em inglês).

Em apenas uma publicação no Twitter, esse vídeo teve mais de  mil visualizações em menos de 24 horas, mas será que isso é verdade mesmo? 

Verdade ou mentira?

Publicações como essa levantam algumas questões:

  • Em qual emissora a suposta notícia foi publicada?
  • Quando foi publicada?
  • Onde podemos achar a notícia completa?

Buscamos por “Doria governor without credibility Coronavac efficacy rate still meets 49%” nos principais buscadores e não encontramos nada. O que já levanta uma bandeira vermelha nessa história.

Além disso, as imagens parecem ter sido feitas a partir de uma câmera digital, como se alguém tivesse apontado o celular para uma TV. Isso deixou as imagens com uma qualidade inferior, provavelmente para dificultar a busca pelo vídeo original!

Em português, tudo indica que o primeiro site (ou um dos primeiros) a publicar essa história foi o Política Luz Brazil, no dia 13 de janeiro de 2021. O site também publicou o vídeo em seu canal no YouTube no mesmo dia e em nenhuma das publicações é citada a fonte do vídeo.

Atualização 13/01/2021 – às 20h

Após a publicação dessa nossa checagem, um representante do site Política Luz Brazil entrou em contato conosco para explicar que havia recebido o vídeo de grupos do Telegram e que retirou a postagem de seu site assim que soube que a história era falsa!

Vídeo original

- Publicidade -

Após uma rápida busca no Youtube, encontramos o vídeo original no meio de uma compilação postada em julho de 2020 (a parte que nos interessa começa aos 5:28 do vídeo):

Note que no vídeo original não há nenhuma imagem ao fundo que se assemelhe ao governador de São Paulo, além da legenda, que fala sobre o gato dentro de uma sacola de papel:

A manchete original fala de um gato que brinca dentro de uma sacola de papel! (foto: Reprodução/YouTube)

O vídeo real com a reportagem completa faz parte do telejornal Morning News Now, foi publicado no canal da emissora THV11, no dia 22 de agosto de 2017, e o trecho retirado para criar as imagens falsas pode ser visto a partir do primeiro minuto do vídeo:

Conclusão

O vídeo que mostra apresentadores de um telejornal norte-americano rindo do governador de São Paulo é falso! O vídeo original foi publicado por uma emissora de TV em agosto de 2017 e fala sobre um gato que aparece brincando dentro de uma sacola de papel!

Obs.: Esse artigo foi atualizado no dia 13 de janeiro de 2020, às 20h, para acrescentar a informação de que o site citado como um dos primeiro a publicar o vídeo retirou a postagem do ar assim que soube que era falso!

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

Checagens Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui