Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

O governador de São Paulo, João Doria, virou chacota em uma TV americana?

Cinema / TV

O governador de São Paulo, João Doria, virou chacota em uma TV americana?

O governador de São Paulo, João Doria, virou chacota em uma TV americana?

Vídeo mostra dois apresentadores de um telejornal rindo de uma notícia que cita João Doria e falta de credibilidade na eficácia da vacina! Será verdade?

O vídeo tem menos de 15 segundos de duração e começou a se espalhar nas redes sociais no final da primeira quinzena de janeiro de 2021. Nele podemos ver uma dupla de apresentadores de um telejornal rindo de uma notícia sobre a falta de credibilidade do governador de São Paulo, João Doria, após a divulgação da eficácia da vacina Coronavac.

No rodapé do vídeo, podemos ler a seguinte manchete: “Doria governor without credibility Coronavac efficacy rate still meets 49%” (algo como “Governador Doria sem credibilidade a taxa de eficácia do Coronavac ainda atinge 49%”, em inglês).

Em apenas uma publicação no Twitter, esse vídeo teve mais de  mil visualizações em menos de 24 horas, mas será que isso é verdade mesmo? 

Verdade ou mentira?

Publicações como essa levantam algumas questões:

  • Em qual emissora a suposta notícia foi publicada?
  • Quando foi publicada?
  • Onde podemos achar a notícia completa?

Buscamos por “Doria governor without credibility Coronavac efficacy rate still meets 49%” nos principais buscadores e não encontramos nada. O que já levanta uma bandeira vermelha nessa história.

Além disso, as imagens parecem ter sido feitas a partir de uma câmera digital, como se alguém tivesse apontado o celular para uma TV. Isso deixou as imagens com uma qualidade inferior, provavelmente para dificultar a busca pelo vídeo original!

Em português, tudo indica que o primeiro site (ou um dos primeiros) a publicar essa história foi o Política Luz Brazil, no dia 13 de janeiro de 2021. O site também publicou o vídeo em seu canal no YouTube no mesmo dia e em nenhuma das publicações é citada a fonte do vídeo.

Atualização 13/01/2021 – às 20h

Após a publicação dessa nossa checagem, um representante do site Política Luz Brazil entrou em contato conosco para explicar que havia recebido o vídeo de grupos do Telegram e que retirou a postagem de seu site assim que soube que a história era falsa!

Entre em contato com o E-farsas

(11) 96075-5663 - t.me/efarsas

Vídeo original

Após uma rápida busca no Youtube, encontramos o vídeo original no meio de uma compilação postada em julho de 2020 (a parte que nos interessa começa aos 5:28 do vídeo):

Note que no vídeo original não há nenhuma imagem ao fundo que se assemelhe ao governador de São Paulo, além da legenda, que fala sobre o gato dentro de uma sacola de papel:

A manchete original fala de um gato que brinca dentro de uma sacola de papel! (foto: Reprodução/YouTube)

O vídeo real com a reportagem completa faz parte do telejornal Morning News Now, foi publicado no canal da emissora THV11, no dia 22 de agosto de 2017, e o trecho retirado para criar as imagens falsas pode ser visto a partir do primeiro minuto do vídeo:

Conclusão

O vídeo que mostra apresentadores de um telejornal norte-americano rindo do governador de São Paulo é falso! O vídeo original foi publicado por uma emissora de TV em agosto de 2017 e fala sobre um gato que aparece brincando dentro de uma sacola de papel!

Obs.: Esse artigo foi atualizado no dia 13 de janeiro de 2020, às 20h, para acrescentar a informação de que o site citado como um dos primeiro a publicar o vídeo retirou a postagem do ar assim que soube que era falso!

Continue lendo
Clique para comentar

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Publicidade

Parceiros:

Voltando a Circular

Publicidade

Topo