Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

ONG é flagrada enviando ilegalmente barras de ouro para a França! Será verdade?

Conspirações

ONG é flagrada enviando ilegalmente barras de ouro para a França! Será verdade?

ONG é flagrada enviando ilegalmente barras de ouro para a França! Será verdade?

Vídeo compartilhado em grupos do WhatsApp mostra uma operação frustrada de uma ONG contrabandeando barras de ouro para a França! Será verdade?

O vídeo começou a ser bastante compartilhado através de grupos de WhatsApp na segunda semana de setembro de 2019 e mostra uma operação de um flagrante de contrabando de barras de ouro. De acordo com o texto que acompanha as imagens, uma ONG brasileira estaria contrabandeando caixas com barras de ouro para França, mas o plano foi descoberto e a quadrilha presa.

No Facebook, o vídeo também se espalhou, como podemos ver aqui

Será que essa história é verdadeira ou falsa?

Verdade ou mentira?

O vídeo é real, ou seja, não há nenhuma montagem ou edição nele. No entanto, a história associada a ele é falsa!

Em primeiro lugar, nenhuma das versões do texto que acompanha o vídeo cita o nome da ONG ou das ONGs (em algumas versões, o autor afirma que mais de uma ONG estaria no “esquema”). 

Como ocorre na maioria das fake news, essa também carece de fontes e de dados que ajudaria o leitor a comprovar a denúncia:

  • Qual o nome da ONG?
  • Quando o fato ocorreu?
  • Onde o flagrante foi filmado?
  • Onde podemos conferir os documentos relacionados às prisões?
  • Qual o valor da apreensão?

ONGs são o alvo da vez

A ideia do autor dessa história é a de demonizar as Organizações Não Governamentais (ONGs), como um grupo de criadores de fake news vem fazendo nas últimas semanas de agosto de 2019 e começo de setembro de 2019. 

Já mostramos aqui no E-farsas que há uma forma organizada de disseminação de notícias falsas sobre determinado assunto (que muda de alvo conforme a “necessidade” do momento). Um exemplo é o vídeo que se espalhou no começo de setembro de 2019, de um suposto diamante de 2 toneladas que estaria sendo roubado por uma ONG na Amazônia:

Uma ONG foi flagrada roubando um diamante de 2 toneladas e meia?

Entre em contato com o E-farsas

(11) 96075-5663 - t.me/efarsas

Voltando ao vídeo do “flagrante” de ONGs contrabandeando barras de ouro para a França, saiba que ele ganhou várias versões não apenas no Brasil, mas também em outros países. Na França, por exemplo, foi espalhado que soldados franceses estavam tentando contrabandear ouro para fora do país quando foram pegos na alfândega.

Em apenas um dos tweets (que já foi excluído) levantando essa teoria, o autor conseguiu mais de 400.000 visualizações em menos de 24 horas:

Reprodução/Twitter

Semanas antes, o mesmo vídeo também circulou em Gana, com a legenda afirmando que um ganês teria sido preso ao tentar embarcar com 2,4 toneladas de ouro!

Acontece que a equipe de reportagem do jornal francês The Observers – da agência France24 – foi à fundo nessa história para tentar descobrir a origem do vídeo e apurou que ele, na verdade, foi filmado na África e que não há (até agora) nada de ilegal nas imagens.

Um dos detalhes apurados pelo Observers mostra que o vídeo não é recente. Como podemos ver abaixo, a edição do jornal B&FT (de Gana), que um dos homens que aparecem examinando o ouro está segurando, é do dia 10 de junho de 2019:

Detalhe mostra que o jornal é do dia 10 de junho de 2019! (foto: Reprodução/YouTube)

Além disso, a equipe de reportagem entrou em contato com um dos homens que aparecem no vídeo e ele explicou que estava examinando o ouro para uma possível compra em nome da empresa que ele representa na Itália, mas que o negócio acabou não sendo fechado.

Conclusão

O vídeo mostrando homens examinando um lote de barras de ouro nada tem a ver com o Brasil, com ONGs ou com contrabando. As cenas foram gravadas em Gana, em junho de 2019, por uma empresa de investimentos que estava analisando o produto para uma possível parceria comercial (que acabou não dando certo). 

Continue lendo
73 Comentários

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Publicidade

Parceiros:

Voltando a Circular

Publicidade

Topo