16.5 C
São Paulo
sexta-feira, junho 18, 2021

Ouça a participação do @Efarsas e do @Meteoro_br no Podcast da Groselha!

- Publicidade -

Gilmar Lopes, do E-farsas, participou ao lado da Ana Lesnovski e Álvaro Borba, do Meteoro Brasil, do Pó de Queste dá Groselha pra falar sobre fake news! Ouça agora mesmo!

No dia 11 de junho de 2020 foi ao ar o décimo episódio do Pó de Queste dá Groselha, com a participação do criador do E-farsas, Gilmar Lopes e dos jornalistas Ana Lesnovski e Álvaro Borba, do canal Meteoro Brasil, para uma conversa bem-humorada e, ao mesmo tempo, séria a respeito das chamadas fake news!

O bate-papo contou com a participação do Francisco José Espínola, Jorge Colognesi, Luis Di Vasca, Bruno Ventura, Yuri e do Mario de Carvalho.

Para ouvir, na íntegra, clique no player abaixo:

 

Ou, se preferir, ouça através do YouTube, clicando abaixo:

Muito obrigado a todos pelo convite e pelo excelente papo!

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

7 COMENTÁRIOS

  1. Acho que ouvi o Pirulla dizer em vídeo dizer que desmascarar mentiras é como “ENXUGAR GELO” e/ou o que Marco Faustino disse a respeito das “listas” dando a entender que mentiras sempre existiram, atravessam o tempo, não se importam com idade, cor, opinião, inteligência, idade etc. A “solução” é “deixar quieto”? Acredito que NÃO, pois como disse antes, alguém tinha, tem ou terá que TOMAR UMA POSIÇÃO/ATITUDE e DAR UM BASTA NISSO TUDO, pois a situação estava ficando ABSURDA e FORA DE CONTROLE. Como as Fake News geralmente são COMPLEXAS, não existe A.I. (Inteligência Artificial), algoritmos, bots de Internet, supercomputadores etc que consigam identificá-los com precisão e inibi-los. Inevitavelmente é preciso de HUMANOS para verificar, pelo menos aquelas Fake News que tem potencial de viralizar e prejudicar a população. Esse é o papel das Agências de Fact-Checking independentes. 😉

  2. Acho que ouvi o Pirulla dizer em vídeo dizer que desmascarar mentiras é como “ENXUGAR GELO” e/ou o que Marco Faustino disse a respeito das “listas” dando a entender que mentiras sempre existiram, atravessam o tempo, não se importam com idade, cor, opinião, inteligência, idade etc. A “solução” é “deixar quieto”? Acredito que NÃO, pois como disse antes, alguém tinha, tem ou terá que TOMAR UMA POSIÇÃO/ATITUDE e DAR UM BASTA NISSO TUDO, pois a situação estava ficando ABSURDA e FORA DE CONTROLE. Como as Fake News geralmente são COMPLEXAS, não existe A.I. (Inteligência Artificial), algoritmos, bots de Internet, supercomputadores etc que consigam identificá-los com precisão e inibi-los. Inevitavelmente é preciso de HUMANOS para verificar, pelo menos aquelas Fake News que tem potencial de viralizar e prejudicar a população. Esse é o papel das Agências de Fact-Checking independentes. 😉

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui