Outdoor da Prefeitura de Bacabal/MA incitou a discriminação e o preconceito?
Será verdade que a Prefeitura de Bacabal – um município do interior do Estado do Maranhão – teria sido racista ao expor um determinado outdoor na cidade? Bem, é isso que um blog chamado “Valdemir Oliveira” sugeriu ao dizer que a prefeitura não teria tido cuidado suficiente ao colocar uma pessoa negra ao lado da expressão “O Asfalto Chegou“.
Segundo o blog, houve uma intenção de ferir a honra de quem há anos vinha lutando pela igualdade racial na cidade.

Prefeitura de Bacabal/MA teria sido racista?
Enfim, é interessante destacar que esse caso chegou ao nosso conhecimento através de nosso grupo no Facebook. Um usuário nos questionou se a imagem era verdadeira, ou seja, se o conteúdo do outdoor havia ou não sofrido algum tipo de manipulação digital.
Assim sendo, será que o outdoor é realmente verdadeiro? Será que a Prefeitura de Bacabal/MA incitou a discriminação e o preconceito? Descubra agora, aqui, no E-Farsas!
Verdadeiro ou Falso?
Fora de Contexto! O outdoor é verdadeiro, mas o contexto relacionado ao racismo é improcedente! O texto publicado pelo blog acaba induzindo muitos leitores a pensarem que a prefeitura instalou um único outdoor (ou modelo de outdoor) na cidade. Como se uma única pessoa, com a pele de cor negra, representasse uma campanha de asfaltamento no município.
No entanto, o que o blog não mostra são os demais outdoors espalhados pela cidade de Bacabal/MA. Alguns, inclusive, se tornaram alvos de comentários irônicos por parte de moradores locais, mas não por sua representatividade. Muitos moradores alegam que, apesar da ostensiva propaganda, o asfalto sequer chegou, de fato, até o bairro onde moram.

Alguns outdoors se tornaram alvos de comentários irônicos por parte de moradores locais. Muitos alegam que, apesar da ostensiva propaganda, o asfalto sequer chegou, de fato, até o bairro onde moram.

Outdoor mostrando um menino, que por sua vez representaria a chegada do asfalto até a região onde a peça publicitária foi instalada. No entanto, ironicamente podemos ver que a rua não está asfaltada.
A Água Mais Importante que o Asfalto
Existe uma página de humor, porém bem informativa e interessante chamada “Bacabal Muita Treta“, no Facebook. A página possui mais de 70 mil seguidores e serve de espaço para a divulgação de notícias sobre a cidade, com bom humor, é claro, e ao mesmo tempo críticas a administração pública, principalmente de moradores locais.
Passamos cerca de meia hora navegando pela página, assim como demais contas associadas no Twitter e no Instagram. Não encontramos pessoas acusando a prefeitura de racismo, tampouco esse assunto se mostrou ser relevante ou que esteja sendo amplamente discutido na cidade. Em contrapartida, encontramos reclamações sobre a utilização do dinheiro público para a divulgação da campanha de asfaltamento (2) e, principalmente, da falta d’água em diversos bairros da cidade. Existe até um “meme” onde a palavra “Asfalto” foi substituída pela palavra “Água”.

“Meme” divulgado pela página “Bacabal Muita Treta”, onde a palavra “Asfalto” foi substituída pela palavra “Água”, para expressar a indignação de muitos moradores com a falta d’água em diversos bairros da cidade.
Um Personagem Muito Inusitado
Durante nossa navegação também encontramos um personagem muito inusitado, aparentemente contratado pela prefeitura para inaugurar o asfaltamento de ruas da cidade (um trabalho como qualquer outro). Infelizmente, não encontramos o nome do cidadão por baixo da fantasia, mas caso alguém saiba, por favor nos avisem através dos comentários!

Cidadão utilizando uma fantasia de “asfalto” durante um evento da Prefeitura de Bacabal/MA.

Algumas outras fotos desse mesmo cidadão.

Mais uma foto mostrando esse cidadão ao lado de Neidinha Brandão, secretária de Assistência Social e esposa do prefeito Edvan Brandão, do PSC (à direita).
Conclusão
Fora de Contexto! O outdoor é verdadeiro, mas o contexto relacionado ao racismo é improcedente! O texto publicado pelo blog acaba induzindo muitos leitores a pensarem que a prefeitura instalou um único outdoor (ou modelo de outdoor) na cidade. Como se uma única pessoa, com a pele de cor negra, representasse uma campanha de asfaltamento no município.
Entretanto, isso não é verdade! Existem outros outdoors espalhados pela cidade onde também mostram idosos e crianças, com a pele de cor branca, representando a chegada do asfalto até uma determinada região. Alguns, inclusive, se tornaram alvos de comentários irônicos por parte de moradores locais, mas não por sua representatividade. Muitos moradores alegam que, apesar da ostensiva propaganda, o asfalto sequer chegou, de fato, até o bairro onde moram.
