22.9 C
São Paulo
quarta-feira, junho 29, 2022

Paris lançou almanaque de férias para crianças comparando o Bolsonaro com um nazista?

- Publicidade -

É verdade que estão sendo vendidos almanaques de férias para crianças em Paris com passatempos comparando o presidente do Brasil com um nazista?

Na segunda semana de agosto de 2019, algumas páginas do Facebook começaram a espalhar uma imagem que teria sido tirada de um dos almanaques de férias para crianças francesas. Segundo o texto que acompanha a imagem, em Paris estariam sendo vendidos esses almanaques, com passatempos e cruzadinhas, e que um dos exercícios contidos nesses almanaques infantis mostra várias frases para que as crianças descubram se quais foram ditas por Jair Bolsonaro e quais foram ditas alguém do 3º Reich.

Apenas em uma das publicações, feita na página Imagens & História 2.0, o assunto já havia conseguido mais de 4,6 mil curtidas – além de centenas de comentários – mas será que isso é verdade ou mentira?

Texto que acompanha a imagem: “Em Paris são vendidos almanaques de férias para crianças, com passatempos e cruzadinhas. Esse ano foi lançada uma versão chamada  ‘Le cahier de vacances de Manu’, com uma atividade sobre o presidente Jair Bolsonaro. O exercício consiste em descobrir quem falou as frases listadas, se alguém do Partido Nazista ou o presidente brasileiro:’O erro da ditadura foi torturar sem matar.’Eu não te violarei (sentido de estupro) porque você não merece. Eu seria incapaz de amar um filho homossexual. Essa história de Estado Laico não existe. O Estado é cristão. Eles não fazem nada. Eles não servem nem para a reprodução! Se você deseja a simpatia das massas, você deve lhes dizer as coisas mais estúpidas e mais cruas. França, 2019.

Verdade ou mentira?

A imagem é real, mas a história é falsa!

O almanaque de onde essa foto foi tirada é destinado ao público adulto e foi criado por dois jornalistas humoristas: Charline Vanhoenacker e Guillaume Meurice

Nessa apresentação publicada no perfil da agência Konbini de notícias, a dupla fala um pouco sobre o livro “Le cahier de vacances de Manu“.

No vídeo a seguir, os autores do livro falam sobre o lançamento (perceba que são apenas adultos falando sobre os capítulos):

 

- Publicidade -

Nessa outra entrevista, a dupla reafirma que não se trata de um livro pra crianças:

O livro “O almanaque de férias do Manu” (onde o “Manu” é o Emmanuel Macron, presidente da França) foi lançado em maio de 2019:

Foto: Divulgação

Uma das coisas bacanas dessa obra é que o lucro obtido com a venda desse almanaque humorístico vai para a ONG Secours Populaire.

Versão que se espalhou através do Twitter (essa publicação já foi excluída pela usuária, que percebeu ter caído numa fake news)

Logo em seguida, a mesma usuária – uma professora brasileira que mora na França – corrigiu a informação e excluiu o post feito no Twitter!

Frases de Jair Bolsonaro ou de um nazista?

Sobre o exercício em questão, a resposta correta para cada uma das frases é:

“O erro da ditadura foi torturar sem matar.”

Jair Bolsonaro! Ele disse essa frase mais de uma vez:

“Eu não te violarei (sentido de estupro) porque você não merece.”

Jair Bolsonaro disse essa frase durante uma discussão com a parlamentar Maria do Rosário:

“Eu seria incapaz de amar um filho homossexual.”

Jair Bolsonaro, em uma entrevista para a revista Playboy em junho de 2011.

“Essa história de Estado Laico não existe. O Estado é cristão.”

Jair Bolsonaro, durante um comício, em 2018:

“Eles não fazem nada. Eles não servem nem para a reprodução!”

Jair Bolsonaro, ao se referir aos quilombola, em uma palestra de abril de 2017.

“Se você deseja a simpatia das massas, você deve lhes dizer as coisas mais estúpidas e mais cruas.”

Essa frase foi dita por Adolf Hitler.

“Que catástrofe quando uma mulher começa a refletir sobre os problemas da existência! Como elas podem nos levar nos nervos!”

Frase atribuída a Adolf Hitler.

Conclusão

O almanaque “Le cahier de vacances de Manu” existe e está à venda nas livrarias francesas, mas o livro não é destinado às crianças, mas aos adultos. Os autores do livro doaram os direitos da publicação para uma ONG francesa!

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

22 COMENTÁRIOS

  1. Hum… talvez eu esteja errado, mas o questionario em si, eu tenho a impressão de já ter visto em um destes joguinhos que aparecem no facebook, até as questões eram as mesmas (pelo menos parte) e tinha mais questões também.

  2. Se esta página, Imagens & História 2.0, fosse IMPARCIAL, ISENTA, NEUTRA etc, como todos aqueles que se dedicam ao estudo da História como Ciência deveriam ser, por mim ela poderia ter o benefício da dúvida e poderíamos dizer que apenas cometeu um engano. Entretanto, a página nitidamente tem VIÉS IDEOLÓGICO de Esquerda, logo, há suspeita de ser Fake News, além de não ser nada confiável. 😉 KKKKKKKKKKKKK! 😀

    • Uma leitora da página Imagens & História explicou a verdade por trás dessa foto e a página apenas agradeceu. Ainda não vi se fizeram alguma atualização na postagem com as novas informações!

      • @Gilmar Lopes , notei isso também. Mas, como toda página com viés ideológico, eu acho que não vai corrigir. Vai esperar o pessoal “esquecer”. 😉 KKKKKKKKKK! 😀

    • Essa pagina da raiva, eles tem mais preocupação em fazer fofoca sobre o Bolso do que postar conteudo histórico, lembro de uma vez que postaram um negócio distorcido, e foram esculachados nos comentarios

  3. Hum… talvez eu esteja errado, mas o questionario em si, eu tenho a impressão de já ter visto em um destes joguinhos que aparecem no facebook, até as questões eram as mesmas (pelo menos parte) e tinha mais questões também.

  4. Se esta página, Imagens & História 2.0, fosse IMPARCIAL, ISENTA, NEUTRA etc, como todos aqueles que se dedicam ao estudo da História como Ciência deveriam ser, por mim ela poderia ter o benefício da dúvida e poderíamos dizer que apenas cometeu um engano. Entretanto, a página nitidamente tem VIÉS IDEOLÓGICO de Esquerda, logo, há suspeita de ser Fake News, além de não ser nada confiável. 😉 KKKKKKKKKKKKK! 😀

    • Uma leitora da página Imagens & História explicou a verdade por trás dessa foto e a página apenas agradeceu. Ainda não vi se fizeram alguma atualização na postagem com as novas informações!

      • @Gilmar Lopes , notei isso também. Mas, como toda página com viés ideológico, eu acho que não vai corrigir. Vai esperar o pessoal “esquecer”. 😉 KKKKKKKKKK! 😀

    • Essa pagina da raiva, eles tem mais preocupação em fazer fofoca sobre o Bolso do que postar conteudo histórico, lembro de uma vez que postaram um negócio distorcido, e foram esculachados nos comentarios

  5. Eu adorava as parodias com políticos da revista mad. Mas hoje em dia seria censurada ou teria uma revolta descabida com as mesmas. Estamos em uma época que programas humorísticos precisam avisar que aquilo é humor e mesmo assim o povo não entende.

  6. Eu adorava as parodias com políticos da revista mad. Mas hoje em dia seria censurada ou teria uma revolta descabida com as mesmas. Estamos em uma época que programas humorísticos precisam avisar que aquilo é humor e mesmo assim o povo não entende.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui