20.9 C
São Paulo
sábado, novembro 27, 2021

Podcast A vida Fora da Caverna: Chega de Mentiras!

- Publicidade -

No episódio de estreia da nossa parceria com o ilusionista Daniel Prado, o podcast A Vida Fora da Caverna fala sobre saber e acreditar e mostra a importância das evidências!

Bem-vindos à mais nova parceria entre o E-farsas e o mágico ilusionista Daniel Prado: O podcast A Vida Fora da Caverna.

Com episódios quinzenais, o podcast A Vida Fora da Caverna irá abordar temas como ciência, mágica, pensamento crítico, gastronomia etc. Tudo feito em cima de dados embasados por estudos científicos.

A partir de hoje, passamos a compartilhar o programa também aqui no E-farsas que, na sua estreia aqui conosco, nos mostra a importância das evidências, além de introduzir o assunto “pseudociência”.

https://www.instagram.com/p/B9CM7Bci7nf/

Ouça o episódio na íntegra

Você sabe o qual as diferenças entre saber e acreditar? Então ouça o episódio de estreia do A Vida Fora da Caverna clicando no player abaixo ou, se preferir, baixe o arquivo por aqui:

Esperamos que você goste dessa nova parceria! Para quem quer saber mais sobre o trabalho do Daniel Prado, vale a pena uma visita em seu site.

 

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

Checagens Relacionadas

2 COMENTÁRIOS

  1. Nem toda a evidência é mostrada da forma como deveria. No fundo, não sabemos de nada, nem mesmo o detetive virtual Gilmar sabe. E nem gente muiiiito mais gabaritada que ele sabe também.

    • @Pawm Noku Daishida , isso não é verdade. Gilmar Lopes do e-Farsas e agências de Fact-Checking, a princípio, podem não saber se uma determinda “notícia/informação” é verdadeira, falsa, indeterminada etc. Entretanto, eles SABEM como descobrir, investigar, checar etc a veracidade, pois eles são ESPECIALISTAS no que fazem e possuem uma MEDOTOLOGIA para isso e, daí, o que era desconhecido passa a ser conhecido. Cientistas também através do MÉTODO CIENTÍFICO. Saber está mais ligada ao CONHECIMENTO, enquanto que acreditar está mais ligado aos seus SENTIDOS, INTUIÇÕES e/ou CRENÇAS.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui