Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

Jornal alemão publicou charge da Morte aplaudindo as atitudes de Bolsonaro?

Saúde

Jornal alemão publicou charge da Morte aplaudindo as atitudes de Bolsonaro?

Jornal alemão publicou charge da Morte aplaudindo as atitudes de Bolsonaro?

Será verdade que um jornal alemão publicou uma charge da Morte aplaudindo, ao lado do coronavírus, as atitudes do presidente Jair Bolsonaro?

A imagem se espalhou através das redes sociais no final de março de 2020 e nele podemos ver uma ilustração humorística da representação da dona Morte, ao lado do coronavírus, aplaudindo o discurso do presidente brasileiro Jair Bolsonaro em relação ao surto do COVID-19.

De acordo com o texto que acompanha a charge, o jornal Stuttgarter Zeitung teria publicado a charge, numa crítica ao discurso de Jair Bolsonaro a respeito do coronavírus!

Será que isso é verdade ou mentira?

Jornal alemão teria publicado uma charge criticando o presidente Jair Bolsonaro! Será verdade? (foto: Reprodução/WhatsApp)

Entre em contato com o E-farsas

(11) 96075-5663 - t.me/efarsas

Verdade ou mentira?

No dia 27 de março de 2020, o jornal alemão Stuttgarter Zeitung publicou em seu site a charge estampada na sua versão impressa daquele mesmo dia. Como podemos ver no site iKioski (que revende exemplares de vários jornais e revistas), a charge foi publicada na capa do jornal:

Reprodução/iKiosk

Na charge, a “dona Morte” aplaude, ao lado do coronavírus, o discurso de Jair Bolsonaro que – na ilustração – diz que “Tudo isso [relacionado ao coronavírus] é histeria e conspiração”. A crítica se refere ao pronunciamento feito pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, em rede nacional feita no dia 24 de março de 2020, onde ele minimiza o perigo causado pelo COVID-19 e não recomenda o isolamento para se evitar a epidemia.    

Conclusão

A charge mostrando a Morte aplaudindo o presidente Jair Bolsonaro foi publicada em um jornal alemão como uma crítica às atitudes do político brasileiro em relação à epidemia do coronavírus! 

Continue lendo
68 Comentários

68 Comments

  1. Ingouf

    29 de março de 2020 em 22:37

    é isso que o Bolsonaro apoia a morte de povo brasileiro, ele não merece ser presidente de nosso país, ele é o morte ao carregar o convid-19, ele quer ser o machão, passando o convid-19 para todo mundo, espero q no futuro seja oficializado como um assassino na história por espalhar doença, não respeitou o ministro da saúde.

    que triste o legado que teremos com monstro de Bolsonaro sangue-frio que vai deixar.

    o Bolsonaro gosta de fazer atos horríveis e cruéis: um preço no futuro: vai viver sozinho na velhice, pois é um monstro que não tem sentimentos, não é um ser humano, só é um monstro que é puro psicopata, sociopata que apoia morte e apoia o convid-19, ele faz tudo pelo trump e poder.

    enfim bom trabalho Gilmar por combater fake news e é triste que temos um louco no poder, só troço que ele nunca mais volte ao política, desejo que ele perca os diretos políticos e cassado para sempre.

    • Rivaldo Roswald dicker Schwanz

      30 de março de 2020 em 10:07

      Vou adivinhar a sua profissão? deixe-me ver! Funcionário público? “Professor” !
      Para de falar bobagem, todos nós nos contaminaremos isso é inevitável, porém necessário para criarmos anticorpos. Pessoas como você só colaboram para o caos, para a ignorância .Sem mais palavras!

      • Professor Vete

        30 de março de 2020 em 13:55

        “Para de falar bobagem, todos nós nos contaminaremos isso é inevitável, porém necessário para criarmos anticorpos.”
        Isso foi o que você leu no ZapZap da família, né? Agora pede os estudos que comprovam que o mesmo vale para o Corona. No aguardo.

        • VINICIUS LIMA LOPES FERREIRA

          1 de abril de 2020 em 9:54

          Sempre confiei neste site. Mas agora o site vacilou. Não se trata de propriamente uma fakeNews. A publicação é verídica, vocês só pegaram um interpretação errada que alguém deu e publicou o conteúdo como fake. Por favor, retirem isso da lista de fake, sob risco de perder a credibilidade e estar assumindo um lado.

          • Gilmar Lopes

            1 de abril de 2020 em 13:15

            Ué! Em momento algum dissemos que isso é fake! Pelo contrário, confirmamos a veracidade do assunto!

          • Joselito

            1 de abril de 2020 em 22:21

            “CONCLUSÃO: A charge mostrando a Morte aplaudindo o presidente Jair Bolsonaro FOI publicada em um jornal alemão como uma crítica às atitudes do político brasileiro em relação à epidemia do coronavírus!” E o sujeito entende que é fake? Analfabetismo funcional é foda…

          • Leo

            2 de abril de 2020 em 2:06

            BURRRROOOOOOOOOOOOOOOOO

            aprende a ler, nem leu a noticia e saiu defecando…

          • Maria

            3 de abril de 2020 em 12:15

            @VINICIUS LIMA LOPES FERREIRA , “SEMPRE confiei neste site” e NÃO LEU com cuidado a matéria na íntegra e/ou está com GRAVES PROBLEMAS de interpretação e compreensão. Você é um MENTIROSO e são gafes como essa é que dá para saber quem é ou não um VERDADEIRO LEITOR do e-Farsas. 😉 KKKKKKKKKKKKKKKKK! 😀

          • Lucho

            6 de abril de 2020 em 7:31

            Por comentários como o seu que eu sou a favor que haja vestibular para usar Internet.

          • Jaime Dias

            9 de abril de 2020 em 12:58

            Vinícius, você não leu a matéria aqui, ou não sabe interpretar textos? O site não tem apenas o propósito de informar que uma notícia é fake news, mas também de informar que não é.

          • SALIM

            21 de abril de 2020 em 22:25

            SABE ELA QUE VEJ NESSE SITE E -FARSA E DE ESQUERDINHA VI VARIAS POSTAGEM NAO ACREDITO NESSE SITE SO VEJO DENEGRIR IMAGEM DO BOLSONARO VI OUTRAS POSTAGENS UM ABRAÇO.

          • Trago Verdades

            22 de abril de 2020 em 12:56

            SABE ELA QUE VEJ NESSE SITE E -FARSA E DE ESQUERDINHA
            Se você acha que desmentir fake news é ser esquerda, então sim, o E-Farsas é super esquerda. Agora, se você gosta de ser enganado, só pode ser de direitinha.
            VI VARIAS POSTAGEM NAO ACREDITO NESSE SITE
            Crenças são irrelevantes. Você prefere acreditar em fake news, né? Certeza que acreditou na mamadeira de piroca também.
            SO VEJO DENEGRIR IMAGEM DO BOLSONARO VI OUTRAS POSTAGENS UM ABRAÇO.
            Nenhum site precisa fazer isso, o Bozonazi faz isso sozinho, por conta própria. É um burro, despreparado, ignorante e infantilóide que mamou nas tetas públicas por 30 anos sem fazer bosta nenhuma e agora graças à ignorantes como você, virou presidente. Nem sabe o que fazer lá. É um imbecil.

        • Luiz Petrin

          4 de abril de 2020 em 10:54

          E vejo como os esquerdiopatas histéricos comemoram o quanto pior, melhor! E eleição de Bolsonaro, na verdade foi culpa total vcs mesmo! Com tanta corrupção e roubalheira e doação de bilhões ao países esquerdistas, o que hoje falta dinheiro p combater a epidemia. P seus desesperos, preferem o Moro em 2022?

          • Ed Vogado

            6 de abril de 2020 em 12:38

            “E eleição de Bolsonaro, na verdade foi culpa total vcs mesmo! Com tanta corrupção e roubalheira e doação de bilhões ao países esquerdistas, o que hoje falta dinheiro p combater a epidemia. ”

            Gentileza apresentar as fontes que comprovam o que afirma. Do contrário é só mais mimimi e repetição de notícias recebidas no Zap da família. Aposto que também acreditou na mamadeira de piroca, né?

        • Akuma01br

          7 de abril de 2020 em 12:38

          Isso sai na rua e pegue o corona vírus

          • JOÃO LOTTI

            10 de maio de 2020 em 22:59

            Não é necessário que a pessoa saia na rua para se contaminar com o coronavírus, animal. Diversas pessoas já pegaram corona dentro de casa, especialmente idosos, por entrarem em contato com parentes ou enfermeiras já contaminados.
            O coronavírus é um vírus que pode matar, sim. É um vírus potente, sim. Acontece que este vírus geralmente mata pessoas do grupo de risco (Idosos, crianças, pessoas com imunidade fraca), mas acontece que a mídia sensacionalista anda criando um forte sensacionalismo em relação a este vírus, tem colocado como se ele fosse mais mortal do que realmente é, tem apenas mostrado corona atrás de corona, enquanto existem diversas outras doenças no próprio Brasil que estão matando mais do que o coronavírus.
            O coronavírus é um vírus passageiro, um vírus temporário, amigo. Irá acabar na mesma velocidade em que surgiu. Não siga pseudointelectuais ou os jornais para entender sobre este vírus, vá em revistas científicas, leiam artigos de verdade de revistas como a ” Clinical Microbiology Reviews ”, busquem saber sobre as verdadeiras causas do coronavírus ao invés de só ouvir exageros jornalísticos.
            O COVID-19 é um vírus que gerou esta pandemia atual, mas tivemos várias outras doenças com sintomas muito piores e com pior mortalidade e maior risco de contágio, como Peste Negra, Ebola, Gripe Espanhola, etc., e mesmo assim sobrevivemos.
            Não há o que temer, o coronavírus vai acabar, vai se resumir a apenas uma página lembrada por alguns em um livro de história ou talvez um artigo na internet pouco acessado ou ignorado pela maioria. Tudo isto é passageiro, tudo isto é vão, tudo isto é temporário. De nada adianta alarde, de nada adiante sensacionalismo ou utilizar de um reles vírus para fazer política.
            Lembrem-se que a pandemia do coronavírus não é a única a qual estamos passando. Especialistas e cientistas de todo mundo afirmam e podem comprovar que desde 1980 até os dias atuais estamos passando por uma grande pandemia de AIDS.
            Acontece que a mídia não quer mostrar este lado porque AIDS é uma doença associada com os grupos LGBT de origem imoral e lasciva, e por não ser interesse desta desvalorizar estes grupos, a mídia prefere ignorar que estamos passando por uma forte pandemia de AIDS somente para alienar a população, e falar de coronavírus é uma das várias maneiras de desviar o foco.
            De qualquer maneira, por mais que o que eu esteja falando aqui seja verdade, a maioria dos que lerem este comentário irão critica-lo e até mesmo me repreender por expressar minha opinião. Independentemente do que eu dizer e falar, as grandes massas sempre permanecerão alienadas, sempre permanecerão da maneira exata que estão, apesar da evolução da tecnologia e do estilo de vida.
            Apesar disto, deixo claro que eu tenho um opinião e liberdade de apoiar e reprovar o que eu quiser, desde falar meu ponto de vista sobre um vírus até mesmo falar sobre os grupos LGBT. Não é porque vocês exigem respeito para com estes grupos que eu sou obrigado a apoia-los, principalmente sendo cristão. Contrariar não é sinônimo de difamar ou desrespeitar. Qualquer imbecil que tenha o mínimo de conhecimento de português percebe isto.

      • Ingouf

        31 de março de 2020 em 11:30

        triste….vc apoia pessoas morram de vírus nunca ouviu falar de vacina? vc deve ser antivacina pelo visto da sua lógica….vc é só um doente mental, vai achando que pessoa vão criar anticorpos…o vírus é novo para gente e não tem como criar anticorpos sem vacina, olhe para passado onde não tinha vacina que acontecia sem vacina? morriam milhares ou milhões…vc é de fato apoiador de caos e ignorância…não liga para vida dos pessoas.

        esse presidente quer copiar o do presidente do milão…e iremos pagar caro por burrice de bolso cocô e teremos facilitado o vírus para limpar os burros mas pena terá inocentes que vão morrer pelo burrice de vcs (gado) e o bolso cocô.

        vcs são a ameaça ao humanidade, não te reconheço como humano mas sim um saco de lixo como Bolsonaro que é um saco de cocô gigante.

      • Filipe

        31 de março de 2020 em 16:31

        Rivaldo, eu apoio 100% o que Ingoulf falou. E eu não sou nada disso, sou Agente de Saúde que trabalha com regime CLT para uma empresa privada.

      • Leandro

        2 de abril de 2020 em 2:05

        “Para de falar bobagem, todos nós nos contaminaremos isso é inevitável, porém necessário para criarmos anticorpos.”

        Meu amigo parei de ler ai viu, quanta besteira, para de pegar news de whats n é confiável e faz mal pra cabeça ¬¬

        vc ta sendo ignorante pqp, acorda seu zé trouxa

      • José

        3 de abril de 2020 em 13:25

        Vou adivinhar também. Vc deve ser um frustrado pq nunca conseguiu passar em um concurso público. Vai estudar pq pra ser funcionário público tem que ter conteúdo.

      • Raphael

        6 de abril de 2020 em 0:44

        “Vou adivinhar sua profissão”.
        Já começou mal, demonstrando uma visão preconceituosa.

        “Todos nós nos contaminaremos isso é inevitável, porém necessário para criarmos anticorpos.”
        Afirma isso com embasamento científico ou pelo senso comum mesmo?

        “Pessoas como você só colaboram para o caos, para a ignorância .Sem mais palavras!”
        Falou um exemplo de humildade e sabedoria, que contribui para a paz e o progresso da humanidade, não é mesmo?

      • Lucho

        6 de abril de 2020 em 7:29

        E daí que ele é funcionário público? Muito pior é você que é gado de youtubeiro, que são um bando de vagabundos.

    • Zé Dirceu

      30 de março de 2020 em 11:31

      Ingouf, na boa, você deve estar de quarentena da escola a uns 20 anos, no minimo.

      • Rei Drogado

        30 de março de 2020 em 13:55

        Você nem tá preocupado, né? Coronavirus não pega em gado. Se fosse febre aftosa, aí sim queria ver!
        MUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUU

        • nelore

          1 de abril de 2020 em 11:55

          Olha só, não precisa ser muito esperto pra ver que tem gado de lado a lado. Cada um inventando xingamentos criativos um contra o outro. Sim, vai tem muito mugido… mas ainda assim são dois rebanhos. Muuuuuu expansionista pra fosse, muuuu armamentista pra você, muuuu verticalista pra você, muuuuu horizontalista pra você…… Viva o rei do gado, mas um fazendeiro… Quem sabe alguma coisa mude, quem sabe não. Percebam somos conduzidos por tropeiros. O lado pouco importa todos viram churrasco. Quer fazer alguma: coisa lave as mãos.

          • Rei Drogado

            1 de abril de 2020 em 14:29

            Nossa, o gadinho se doeu! Se parar de pastar e levantar a cabeça vai ver quem tem razão, novilho.
            MUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUU

    • Patriota

      2 de abril de 2020 em 9:20

      Um dia o bolsonarismo vai ser considerado crime contra a humanidade, tipo nazismo.

      • Matheus Siqueira

        3 de abril de 2020 em 19:43

        Vc é burro cara? Tira o nome de patriota otário, patriotismo e socialismo são antagônicos! Cada um que me aparece…

        • Rei Drogado

          6 de abril de 2020 em 12:35

          Outro gado pastador passador de pano ofendido porque falaram mal do “minto”.
          MUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUU

      • Matheus Siqueira

        3 de abril de 2020 em 19:46

        E o comunismo é o quê? Na China estão matando Cristãos e Muçulmanos por causa da sua fé, isso não é crime contra a humanidade por acaso? Que Allah te ponha juízo nessa cabeça…

        • Dois Pesos

          6 de abril de 2020 em 12:35

          Desde quando um erro justifica o outro?

    • Claudinei

      5 de abril de 2020 em 20:56

      Onde clico pra curtir os comentários aqui? Adorei seu comentário. Falou tudo

    • Aparecida

      5 de maio de 2020 em 0:26

      Triste mas compartilho da mesma opinião

  2. Maria

    30 de março de 2020 em 2:39

    Verdadeiro, crítico e bem CRIATIVO, heim!? GOSTEI! 🙂 O Humor pode ser uma PODEROSA ARMA DE DENÚNCIAS/CRÍTICAS. 😉 KKKKKKKKKKKKKKKKK! 😀

  3. Zé Dirceu

    30 de março de 2020 em 9:07

    Para saber se é verdade ou mentira, tem que perguntar para os milhões de brasileiros pobres, enfurnados em sua modestas (Barracos) moradias…Ah! não esqueçam de assistir a “Grobo” fazendo live dos seus artistas, em suas modestas (Mansões de um quarteirão) moradias.

    • Rivaldo Roswald dicker Schwanz

      30 de março de 2020 em 10:11

      Carque resposta maravilhosa muito bem colocado, sou admirador pelo pessoas que realmente usam o cérebro para pensar, criar, ajudar a resolver problemas. Zé você é uma pessoa de verdade cara. Grande abraço!

      • Rei Drogado

        30 de março de 2020 em 13:56

        Awww que bonitinho! Dois gadinhos pastando juntinhos!
        MUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUU

    • Rei Drogado

      30 de março de 2020 em 11:34

      Jovem, aproveita pra sair de casa e abraçar seus amiguinhos bozominions! Comprove por si só a letalidade do Corona, quem sabe assim nos livramos de ter de ler seus comentários estúpidos!
      MUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUU

      • Zé Dirceu

        30 de março de 2020 em 15:18

        Rei !? Moro em uma bela casa, com piscina e campo de futebol…por isto não me sinto a vontade para opinar sobre confinamento….quem deveria opinar é quem é pobre e mora pessimamente em um casebre de favela, com velhos e crianças amontoados…lá estão os verdadeiros trabalhadores prejudicados…você não passa de um hipócrita, covarde!

        • Rei Drogado

          30 de março de 2020 em 18:10

          Opa, uma grande casa com um gramado abundante para você pastar! Chama o quadrúpede do seu presidente pra fazer companhia, se quiser ele te ensina como faz!
          Aqui tem uma imagem dele se preparando para pastar:
          https://img.r7.com/images/bolsonaro-faz-flexao-12122018154627814
          MUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUU!!!

  4. Rivaldo Roswald dicker Schwanz

    30 de março de 2020 em 11:07

    Sem comentários sobre o assunto.
    Mas, faço um elogio ao Zé Dirceu!
    Parabéns por expressar um pensamento verdadeiro, coeso e coerente sobre o assunto.

    • Rei Drogado

      30 de março de 2020 em 13:56

      Snif, snif… sinto cheiro de fake no ar! AHAHHAHAHAHA
      MUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUU

  5. Michele

    30 de março de 2020 em 13:08

    O mundo inteiro está horrorizado com o nosso não tão digno presidente.
    Seria bom se o prefeito de Milão desse um “alô” ao Bolsonaro para não cometer os mesmos erros da Itália.

    • Coerente

      30 de março de 2020 em 13:57

      Pois é. O mundo todo tá errado, só o “minto” tá certo… só o gado pastador ainda defende o indefensável. Depois falavam dos petralhas defendendo o Lula. Tão fazendo PIOR!

      • Lina

        31 de março de 2020 em 7:30

        No Pará chamaram o governador Helder Barbalho, filhote de Jader Barbalho, de comunista. Leu bem? COMUNISTA! Só faltou dizer que ele é petralha junto com a Globo. Hahaha (desespero)

    • Maria

      4 de abril de 2020 em 0:34

      @Michele , do jeito que o Bolsonaro é, provavelmente ele nem daria ouvidos ou iria chamar o prefeito de Milão, Giuseppe Sala, de “Comunista”, se bem que Giuseppe é do Democratic Party –
      Partito Democratico, que tem um alinhamento ou espectro político de Centro-Esquerda. 😉

  6. Elisabete Mattos

    30 de março de 2020 em 13:58

    Sim, professor fala bobagem, não é? Co que idade você fugiu da escola?

    • Professor Vete

      30 de março de 2020 em 18:12

      Outra asinina que nem escrever sabe: “Co que idade”.
      Vá estudar pra não zerar o ENEM de novo este ano como você fez ano passado, bovina.

      • Matheus Siqueira

        3 de abril de 2020 em 19:48

        E vc professor Equídeo troque suas ferraduras por favor…

        • Professor Vete

          6 de abril de 2020 em 12:37

          Troco sim, vou pegar as da sua progenitora emprestadas. Se bem que gorda do jeito que ela é, não vai servir… Empresta as tuas, gado?

  7. Caçador de Bovinos

    30 de março de 2020 em 18:08

    • Amelia

      3 de abril de 2020 em 22:11

      Homem que fala gado costuma tirar a camisinha peidando

      • Freud de Taipas

        6 de abril de 2020 em 12:36

        Isso se chama projeção. Projeta nos outros seus desejos mais íntimos. Mas tudo bem, sodomia não é crime, pode dar o seu toba à vontade.
        Eu explico.

  8. Corongão

    31 de março de 2020 em 13:11

    Olá Gilmar.
    Mais um boato que está circulando, é uma sugestão de artigo, se você quiser fazer, a história é essa:

    “Um processo de US $ 20 trilhões foi movido contra autoridades chinesas nos EUA por causa de um surto de coronavírus. O advogado norte-americano Larry Klayman e seu grupo de defesa Freedom Watch, juntamente com a empresa texana Buzz Photos, entraram com uma ação contra o governo chinês, o exército chinês, o Instituto Wuhan de Virologia, o diretor do Instituto Wuhan de Virologia Shi Zhengli e o general geral do exército chinês Chen Wei.

    Os demandantes buscaram US $ 20 trilhões, uma quantia maior que o PIB da China, alegando que o coronavírus é o resultado de uma arma biológica preparada pelas autoridades chinesas.

    Eles acusaram a China de ajudar e favorecer a morte, fornecimento de apoio material a terroristas, conspiração para causar ferimentos e morte de cidadãos dos EUA, negligência, morte por negligência e agressão e agressão.

    Eles alegam que o vírus foi liberado pelo Instituto de Virologia de Wuhan. Os autores declararam que o vírus COVID-19 foi “projetado” pela China para matar populações em massa. As armas biológicas foram proibidas em 1925 e, portanto, essa arma biológica é uma arma de destruição em massa relacionada ao terrorismo, o processo mencionado.

    O grupo americano cita várias reportagens da mídia que afirmam que havia apenas um laboratório de microbiologia na China que lidava com vírus avançados como o novo coronavírus – em Wuhan. Para encobrir, alegaram os autores, a China vinculou as declarações sobre o coronavírus aos protocolos de segurança nacional

    Klayman e os autores também alegaram que médicos e pesquisadores chineses que falaram sobre o coronavírus e “deram o alarme para o mundo exterior internacionalmente” foram “silenciados”. Eles acrescentaram que esse era o desespero do major-general Chen de se salvar do vírus, que ela injetou em si e em seis membros de sua equipe uma vacina potencial que ainda estava para ser testada.

    Eles também alegaram que todos os réus estavam trabalhando juntos para perpetuar o “terrorismo internacional”.

    O processo afirmou que, embora o coronavírus tenha ação lenta e se espalhe lentamente para ser usado contra as forças armadas de um país “, ele foi projetado para ser usado contra a população em geral de uma ou mais das nações inimigas da China, como os Estados Unidos”.

    Os demandantes americanos também pediram um julgamento por júri contra os réus chineses.”

    https://m.businesstoday.in/story/usd-20-trillion-lawsuit-against-china-us-group-says-coronavirus-bioweapon/1/399071.html

  9. Corongão

    31 de março de 2020 em 13:33

    Washington – Um advogado conservador entrou com uma ação coletiva contra a China pela pandemia de coronavírus, alegando que o governo chinês desenvolveu o vírus como uma arma biológica ilegal a ser lançada no mundo.
    O advogado Larry Klayman e seu grupo, Freedom Watch, registraram a queixa no tribunal federal do Texas, buscando pelo menos US $ 20 trilhões do governo chinês por causa de sua “indiferença insensível e imprudente e atos maliciosos”.
    Pesquisadores e especialistas em saúde pública repetidamente derrubaram a teoria da conspiração de que o coronavírus foi produzido pelo homem, com estudos mostrando que ele se originou como um vírus animal que acabou saltando para os seres humanos (link das publicações:  https://www.nejm.org/doi/full/10.1056/NEJMp2002106?query=TOC# e https://www.thelancet.com/journals/lancet/article/PIIS0140-6736(20)30418-9/fulltext ). No entanto, a reivindicação ganhou força à direita, com figuras conservadoras da mídia se apoderando dela para defender uma postura mais agressiva dos EUA em relação à China.O processo foi aberto em nome da Klayman, Freedom Watch e Buzz Photos, uma empresa do Texas especializada em fotografia esportiva no ensino médio. Klayman disse que o fechamento de escolas e o cancelamento de esportes levaram o Buzz Photos a fechar e o levaram à beira da falência. De acordo com o processo, a empresa perdeu cerca de US $ 50.000 somente no último final de semana e foi forçada a demitir trabalhadores.

    “Não há razão para que o contribuinte americano deva, ao contrário do estabelecimento em Washington, DC, pagar pelos tremendos danos causados pelo governo chinês”, afirmou Klayman em comunicado . “O povo chinês é um povo bom, mas seu governo não é e deve ser feito para pagar caro”.

    O processo alega que essa variação do coronavírus foi criada pelo governo chinês como arma biológica e divulgada pelo Instituto de Virologia Wuhan, localizado em Wuhan, China, onde se originou o surto de coronavírus.

    “Embora pareça que o vírus COVID-19 foi lançado em um momento inesperado e não planejado, ele foi preparado e armazenado como uma arma biológica a ser usada contra os inimigos percebidos da China, inclusive por não se limitar ao povo dos Estados Unidos”. estados de queixa.

    Ex-promotor federal, Klayman fundou o grupo jurídico conservador Judicial Watch e Freedom Watch. Ele está representando George Zimmerman em um processo de US $ 100 milhões contra a família de Trayvon Martin, promotores e outros, e o teórico da conspiração Jerome Corsi em um processo contra o antigo aliado de Trump, Roger Stone.

    Embora o surto de coronavírus tenha se originado na China, ele se espalhou para mais de 150 países. Nos EUA, o número de casos registrados chegou a 9.400 e o número de mortos é de 152.

    Os Estados e o governo federal adotaram medidas destinadas a limitar o número de novos casos, incluindo o fechamento de escolas, o cancelamento de grandes reuniões e a ordenação de restaurantes, bares e teatros. Os Centros de Controle e Prevenção de Doenças também recomendaram que as reuniões fossem restritas a não mais que 10 pessoas.
    O governo Trump tentou ligar o coronavírus à China, argumentando que o governo chinês encobriu o surto e silenciou os médicos que tentaram soar o alarme. Trump o chamou de “vírus chinês” e os parlamentares republicanos se referiram a ele como “vírus Wuhan”.

    “A China tentou dizer a certa altura – talvez eles parassem agora – que foi causada por soldados americanos”, disse Trump a jornalistas ontem, quando perguntado por que ele chama o coronavírus de “vírus chinês”. “Isso não pode acontecer. Não vai acontecer, desde que eu seja presidente. Vem da China.”
    Fonte: https://www.cbsnews.com/news/coronavirus-lawyer-larry-klayman-sues-chinese-government-over-outbreak/

    • Maria

      31 de março de 2020 em 16:25

      @Corongão , NOSSA! :O São várias alegações e quase todas do tipo CONSPIRATÓRIO. Acho que levaria vários meses para tentar checar tudo isso, precisaria de apoio colaborativo de todas as Agências de Fact-Checking no mundo e, mesmo assim, talvez não dê para concluir nada, pois uma das características das Teorias Conspiratórias é de que há alegações que são muito difíceis ou impossíveis de se checar. Exemplo? Alegar que existem corpos de alienígenas na Área 51. Como é que você iria checar? Teria que entrar lá dentro, se eles deixarem. 😉 KKKKKKKKKKKKKKKKKKK! 😀

      • Corongão

        1 de abril de 2020 em 9:05

        “pois uma das características das Teorias Conspiratórias é de que há alegações que são muito difíceis ou impossíveis de se checar. ”

        Não é tão difícil. Um pouco de bom senso já resolve. Eu coloquei dois links de estudos onde especialistas comprovam que o vírus não foi criado pelo homem. Quem entrou com o tal processo foi uma pessoa da “direita”; essas pessoas são mais susceptíveis a acreditar em conspirações e fake news estapafúrdias ou a serem extremamente fanáticos a ponto de, por exemplo, querer que igrejas continuem funcionando normalmente em tempos de pandemia, talvez achando que “Deus os protegerá” ou a votar em e continuar defendendo um político que acha que o COVID-19 é “só uma gripezinha”, que isso é “coisa da mídia”. São conservadores, egoístas e parecem desprezar a ciência. As pessoas que acreditam nessas coisas possuem uma necessidade de se sentirem “especiais” por conhecerem uma “verdade oculta”.
        ___________________________________________________
        “Exemplo? Alegar que existem corpos de alienígenas na Área 51. Como é que você iria checar? Teria que entrar lá dentro, se eles deixarem.”

        É fisicamente impossível que os aliens nos visitem. O planeta habitável mais próximo fica a muitos anos-luz daqui. A impossibilidade de viajar na velocidade da luz não é uma questão de tecnologia, mas sim de limitação física.

        • Maria

          1 de abril de 2020 em 13:49

          @Corongão , muitas vezes o Bom Senso e as explicações baseadas na Ciência não resolvem, haja visto que pode haver pessoas humildes, leigas, ignorantes (no sentido de não saber), com crenças, cultura, religiosidade e superstições fortemente enraizadas etc a respeito. Muitas vezes é melhor simplesmente dizer, por exemplo, que “não há provas”, classificá-la como Conspiratória, deixar a questão em aberto e que cada um acredite no que quiser acreditar ou, ainda, nem tocar no assunto e usar a força (de modo justificado). No caso da relação Covid-19 e Igrejas, houve necessidade de Decretos Estaduais e Municipais e Intervenção da Justiça contra o Governo Central (Bolsonaro) para manter a proibição compulsiva (forçada) de abertura para a segurança da população. 😉

      • Corongão

        1 de abril de 2020 em 14:28

        @Maria, nem todas as alegações das teorias conspiratórias são muito difíceis ou impossíveis de se checar.
        Eu vi uma aqui agora há pouco que eu até ri alto com a confusão que o cara fez. Até que ponto chegam as consPIRAÇÕES…
        Ele tirou uma foto da carteirinha de vacinação do seu cachorro e me enviou com o seguinte texto: “veja só, aqui diz coronavírus, até o meu cachorro está protegido disso. Os veterinários sabem da vacina e estão escondendo isso da população.”
        “Coronavírus” é tipo uma categoria de vírus, e o cara achou que esse do seu cachorro é o mesmo que está apavorando o povo…
        Ou é um troll nível master.

        • Maria

          1 de abril de 2020 em 18:00

          @Corongão , nossa! O sujeito fez isso? Bom, a princípio, se é seu amigo é melhor acreditar na boa fé dele, que se trata apenas de uma questão de ignorância (no bom sentido) a respeito do assunto e dar risadas. E você tem razão e é por isso que eu disse que “há alegações que são muito difíceis ou impossíveis de se checar” eu NÃO DISSE que “TODAS as alegações…” 😉

          • Corongão

            3 de abril de 2020 em 9:48

            @Maria, eu tive que contar essa do cara da carteira de vacinação do seu cachorro…
            Veja só uma coisa interessante que eu achei sobre conspirações:
            “Teoria matemática explica por que conspirações estão fadadas ao fracasso.”
            https://www.bbc.com/portuguese/noticias/2016/02/160201_teoria_conspiracao_tg

            Existem muitas teorias conspiratórias ridículas, como a do HAARP, por exemplo.
            Nos Anos 90 a Força Aérea estava interessada na ionosfera, uma região que afeta todas as nossas comunicações eletromagnéticas. As ondas de rádio ricocheteiam na ionosfera, por isso conseguimos hoje ouvir rádios de lugares distantes, via ondas curtas.
            O problema é que a ionosfera é imprevisível. Num dia você estava falando com alguém do Acre no seu rádio PX, no outro só ouvia estática, como se o Acre não existisse. Os militares queriam entender mais como funciona essa camada, como ela pode ser medida e, com sorte, manipulada, afinal poder bloquear os sinais de rádio do inimigo é algo bem útil.
            O HAARP foi fundado para isso. Sigla para High Frequency Active Auroral Research Program, é um laboratório secreto que fica em Gakona, AK 99586, Estados Unidos. Por secreto eu quero dizer usado por umas 10 Universidades, inclusive o MIT, e com direito a dias de visitação pública.
            A parte “visível” do HAARP é o parque de antenas, que pros neandertais que se assustam com o fogo, parecem sinistras e misteriosas.
            O HAARP é uma instalação como várias outras no mundo. Muitas das pesquisas feitas por eles são replicadas no Radiotelescópio de Arecibo, mas como a Jodie Foster é do bem, ninguém pensa maldades do telescópio de Contato. Nem da instalação de pesquisa norueguesa, ou da russa.
            Os conspiradores acham que o HAARP é responsável por tudo, de queda de aviões a terremotos, aqueles fenômenos que não existiam antes de 1993. O mais legal é que escondem tão bem o HAARP, que os terremotos que ele cria são exatamente nos locais onde há falhas tectônicas, e ocorrem com a mesma frequência que os “naturais”. Claro.
            Existe uma outra em que os toscos acreditam que os estados Unidos estão planejando um extermínio em massa da população e já compraram os caixões (pesquise por “caixões da FEMA” e você saberá do que se trata).

  10. nelore

    1 de abril de 2020 em 12:09

    Olha só, não precisa ser muito esperto pra ver que tem gado de lado a lado. Cada um inventando xingamentos criativos um contra o outro. Sim, vai ter muito mugido… mas ainda assim são dois rebanhos. Muuuuuu expansionista pra você, muuuu armamentista pra você, muuuu verticalista pra você, muuuuu horizontalista pra você…… Viva o rei do gado, mas um fazendeiro… Quem sabe alguma coisa mude, quem sabe não. Percebam somos conduzidos por tropeiros. O lado pouco importa todos viram churrasco. Quer fazer algum coisa: lave as mãos.

  11. Pingback: Jornal alemão traz charge de Bolsonaro sendo aplaudido pela morte e coronavírus

  12. Corongão

    3 de abril de 2020 em 9:52

    @Maria, eu vi que o comentário que eu escrevi como resposta ao seu ficou com o texto “cortado” e, por isso, estou colocando de novo aqui como um comentário novo para
    ver se melhora. Talvez seja um problema do site.
    Eu tive que contar essa do cara da carteira de vacinação do seu cachorro…
    Veja só uma coisa interessante que eu achei sobre conspirações:
    “Teoria matemática explica por que conspirações estão fadadas ao fracasso.”
    https://www.bbc.com/portuguese/noticias/2016/02/160201_teoria_conspiracao_tg

    Existem muitas teorias conspiratórias ridículas, como a do HAARP, por exemplo.
    Nos Anos 90 a Força Aérea estava interessada na ionosfera, uma região que afeta
    todas as nossas comunicações eletromagnéticas. As ondas de rádio ricocheteiam na ionosfera, por isso conseguimos hoje ouvir rádios de lugares distantes, via ondas curtas.
    O problema é que a ionosfera é imprevisível. Num dia você estava falando com alguém
    do Acre no seu rádio PX, no outro só ouvia estática, como se o Acre não existisse.
    Os militares queriam entender mais como funciona essa camada, como ela pode ser
    medida e, com sorte, manipulada, afinal poder bloquear os sinais de rádio do inimigo
    é algo bem útil.
    O HAARP foi fundado para isso. Sigla para High Frequency Active Auroral Research Program, é um laboratório secreto que fica em Gakona, AK 99586, Estados Unidos. Por secreto eu quero dizer usado por umas 10 Universidades, inclusive o MIT, e com direito
    a dias de visitação pública.
    A parte “visível” do HAARP é o parque de antenas, que pros neandertais que se assustam com o fogo, parecem sinistras e misteriosas.
    O HAARP é uma instalação como várias outras no mundo. Muitas das pesquisas feitas por eles são replicadas no Radiotelescópio de Arecibo, mas como a Jodie Foster é do bem, ninguém pensa maldades do telescópio de Contato. Nem da instalação de pesquisa norueguesa, ou da russa.
    Os conspiradores acham que o HAARP é responsável por tudo, de queda de aviões a terremotos, aqueles fenômenos que não existiam antes de 1993. O mais legal é que escondem tão bem o HAARP, que os terremotos que ele cria são exatamente nos locais
    onde há falhas tectônicas, e ocorrem com a mesma frequência que os “naturais”. Claro.
    Existe uma outra em que os toscos acreditam que os estados Unidos estão planejando um extermínio em massa da população e já compraram os caixões (pesquise por “caixões da FEMA” e você saberá do que se trata).

  13. Maria

    3 de abril de 2020 em 17:12

    @Corongão , teoria matemática a respeito de conspirações!? 😐 KKKKKKKKKKK! 😀 Sinceramente eu não acredito que a Matemática, que é classificada como Ciência Exata, consiga modelar ou construir um modelo teórico preciso a respeito de alguns comportamentos humanos. Enquanto houver ignorantes (no bom sentido), sempre haverá espaço para que Fake News, Teorias Conspiratórias, Hoaxes, Boatos etc apareçam e isso só se conserta com Educação, Informação e Conscientização de qualidade (o Gilmar dá palestras em escolas sobre isso). Além disso, segundo o e-Farsas, essas Teorias Conspiratórias se repetem de tempos em tempos, algumas com “roupagem diferente” esperando só um “gatilho” como, por exemplo, a aproximação de um Asteróide próximo à órbita terrestre. No caso atual do Covid-19, é um momento oportuno para várias dessas Conspirações, disseram até que a China tem uma “Umbrella Corporation” (Filme Resident Evil). 😉 KKKKKKKKKKKKKKKKKK! 😀

    • Corongão

      7 de abril de 2020 em 14:12

      @Maria, agora que eu vi o seu comentário. Eu creio que a Matemática está presente em tudo, até mesmo em coisas como essas. Em tudo o que envolve a lógica e a plausibilidade (ou a falta delas). O problema é entender como ela descreve os fenômenos. Leia esse artigo que eu coloquei o link.
      Mas sinceramente eu não perco tempo com quem acredita e propaga conspirações. Eu apenas acho interessante ver até onde vai a criatividade desse povo.

      • Maria

        8 de abril de 2020 em 23:57

        @Corongão , para mim a Matemática é uma FERRAMENTA ou LINGUAGEM, intimamente ligada à LÓGICA. Entretanto, acredito que você não pode e/ou é inútil usar essa ferramenta (eu li o artigo) para descrever alguns comportamentos humanos que, muitas vezes, é ILÓGICO e/ou IRRACIONAL e é para isso que existe as CIÊNCIAS HUMANAS. Eu sou fã da série fictícia Star Trek, especialmente do Spock. Não seja como o jovem Spock ou um vulcaniano radical que acredita que tudo pode ser explicado através da lógica e/ou matemática. O Spock maduro aprendeu isso à duras penas com os humanos (emotivos, ilógicos, muitas vezes irracionais, selvagens, temerosos, ignorantes, imprevisíveis etc). Repito: enquanto houver humanos IGNORANTES, sempre haverá espaço para Fake News, Conspirações, hoaxes, boatos etc, ainda mais com a potencialização através da Intenet. 😉

        • Corongão

          20 de abril de 2020 em 16:31

          Eu não confio em, por exemplo, psicologia. Uma de suas partes, a “psicanálise”, “estudada” e levada a sério por muito tempo, está no rol das pseudociências.
          Coisas como “testes de personalidade” e coisas assim (isso é usado para seleção de candidatos a empregos) são altamente suspeitas, pretendem avaliar coisas muito vagas, ambíguas e tiram conclusões precipitadas. Alguns desses testes (pasme!) têm a pretensão de avaliar se o candidato está mentindo ou testar atributos como “honestidade” ou “coragem”. Sou cético quanto a isso.

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Parceiros

Voltando a Circular

Publicidade

Apoio técnico!

Topo