20.6 C
São Paulo
sexta-feira, maio 27, 2022

A Polícia Federal comprovou que o McDonald´s usa carne de cachorro?

- Publicidade -

É verdade que a Polícia Federal e o Procon encontraram carne de cachorro no estoque que seria usado nos lanches da rede de fast food McDonald´s?

A notícia apareceu nas redes sociais e em diversos sites e blogs na segunda quinzena de julho de 2016 e mostra fotos de uma operação policial que teria descoberto toneladas de carne de cachorro guardadas em um enorme frigorífico. De acordo com o texto que acompanha as fotos, as investigações teriam descoberto que toda essa carne iria ser usada na confecção dos lanches da rede de fast foods McDonald’s!

Será que essa notícia é verdadeira ou falsa?

Polícia Federal teria descoberto que o McDonald´s estaria vendendo carne de cachorro! Será verdade? (foto: Reprodução/Facebook)
Polícia Federal teria descoberto que o McDonald´s estaria vendendo carne de cachorro! Será verdade? (foto: Reprodução/Facebook)

Verdadeiro ou falso?

Essa noticia bombástica seria um prato cheio para os jornalistas que ficam de plantão a espera de um escândalo desses. No entanto, nenhum jornal sério e de grande circulação publicou nada a respeito!

Lendo a notícia, muitas dúvidas surgem:

Fotos usadas no boato

Quem criou esse boato juntou fotos de casos diferentes para dar um tom alarmista para o texto e, dessa forma, conseguir mais cliques.

No caso, uma das fotografias é de 2014 e foi tirada no Vietnã, durante a visita de um repórter do Daily Mail à capital do país! Simon Parry, juntamente com o ativista Le Duc Chinh, entrevistou o dono do comércio de carne de cachorro em Hanói. Segundo o jornalista, os dois foram “convidados a sair do local”, pois estavam “atrapalhando os negócios”!

Outra imagem usada na montagem foi tirada de um verbete do Wikipédia a respeito do consumo de carne de cachorro e nada tem a ver com a Polícia Federal ou com o Mcdonald´s.

A terceira foto é de 2012 e foi tirada por Ricardo Wolffenbüttel a serviço da Agencia RBS. Ela ilustra a reportagem sobre a notificação feita pelo Procon de Florianópolis para o McDonald’s, o Bob’s, o Burger King e o Giraffas, que teriam 10 dias para se adaptar à lei que proíbe a comercialização de lanche acompanhado de brinde ou brinquedo de qualquer tipo.

- Publicidade -

Conforme foi mostrado pelo Diário Catarinense, a foto em questão nem foi tirada no McDonald´s, mas em uma das lojas da rede Giraffas, em Florianópolis!

Conclusão

Essa história afirmando que a PF e o Procon teriam encontrado carne de cachorro nos sanduíches do McDonald´s é falsa e foi criada com a mistura de várias fotos que nada tem a ver com a rede de lanchonetes e com o intuito de conseguir cliques!

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

Checagens Relacionadas

92 COMENTÁRIOS

  1. O PROBLEMA DE DETECTAR INFORMAÇÃOS FALSAS E/OU CONTRADITÓRIAS RESIDE SUBSTANCIALMENTE NA FALTA DE ESPÍRITO CRÍTICO DO LEITOR.

    NÓS TEMOS ATUALMENTE UMA GERAÇÃO SEM CÉREBRO, FACILMENTE MANIPULÁVEL PELOS POLÍTICOS CORRUPTOS, DA QUAL FAÇO PARTE DELA E ESTA GERAÇÃO FOI CRIADA PELA DITADURA MILITAR.
    A DITADURA IMPOSTA NO NOSSO CONTINENTE FOI IMPLANTADA PARA FAZER FRENTE AO AVANÇO DO COMUNISMO DIVULGADO E PATROCINADO PELA ANTIGA UNIÃO SOVIÉTICA, HOJE RÚSSIA, NA DÉCADA DE 60, E FOI COORDENADA E DETERMINADA PELOS ESTADOS UNIDOS – EUA EM TODOS OS PAÍSES DO NOSSO CONTINENTE.
    FOI IMPORTANTE A IMPLANTAÇÃO DA DITADURA MILITAR NO BRASIL ? É LÓGICO QUE FOI, PORÉM, OS EUA DETERMINARAM AO BRASIL, TÃO SOMENTE O COMBATE AO COMUNISMO, E NÃO QUE SE MATASSE COVARDEMENTE MILHARES E MILHARES DE BRASILEIROS E CRIASSE UMA GERAÇÃO SEM CÉREBRO.

    A DITADURA ARGENTINA MATOU TRINTA MIL, VOCÊS IMAGINEM NO BRASIL!!!!!!!!!!!!!!!

    A DITADURA DESTRUIU AS ESCOLAS BRASILEIREIRAS E ESTAS NUNCA MAIS SE RECUPERARAM, E OBSERVE QUE PALHAÇADA : TIRARAM DO CURRÍCULO ESCOLAR AS DISCIPLINAS DE SOCIOLOGIA E FILOSOFIA ( QUE É A ARTE DE PENSAR ) E IMPLANTARAM A DISCIPLINA ORGANIZAÇÃO SOCIAL E POLÍTICA DO BRASIL – OSPB ( QUE É A ARTE DE NÃO PENSAR ).

    COMO DETECTAR SE UM PESSOA FAZ PARTE DA GERAÇÃO SEM CÉREBRO CRIADA PELA DITADURA MILTAR ?

    É SIMPLES, BASTA MANDAR ELA FAZER UMA REDAÇÃO E A POSTERIORI CONTAS DE SOMAR, SUBTRAIR, MULTIPLICAR E DIVIDIR.

    SE O RESULTADO FOR CATASTRÓFICO, PARABÉNS, VOCÊ IDENTIFICOU UM ENTE QUE POSSIVELMENTE FAZ PARTE DA GERAÇÃO SEM CÉREBRO CRIADA PELA DITADURA MILITAR.

    NÃO CULPEM NOSSOS SANTOS PODERES LEGISLATIVO, EXECUTIVO E JUDICIÁRIO DE CORRUPÇÃO, POIS NÓS BRASILEIROS SOMOS RESPONSÁVEIS DE TÊ-LOS COLOCADO LÁ.

    Atenciosamente, TIJOLINHO, aquele que traz DEUS no CORAÇÃO, uma ESPADA na MENTE e uma BOMBA na MÃO.
    Bum….um…um….um….ah…ah…ah…..ah

    POST SCRIPTUM ( ESCRITO DEPOIS ) : Se eu dissesse isso na época da Ditadura Militar, seria assassinado pelos militares e enterrado em cova raza no cemitério de Peru. ESTOU MENTINDO ? PERGUNTE AO DEPUTADO BOSTANÁGUA, desculpe, dep. bolsonaro ( ele merece letra minúscula )

    • infelizlmente há pessoas como você que só enxerga o que há perto do seu nariz Geração sem cérebro criada pela ditadura militar? kkkkkkkk veja como está o Brasil sendo governado pela ditadura petista !!!! e no que diz respeito não precisaríamos enterrar- te no Peru basta ficar na linha vermelha no Rio que jamais encontraríamos seu pedaços.você faz parte da geração eca geração nenen (nen se dá o trabalho de pensar nen de desenvolver)criada em 1988.

    • Quem nega esse fato não sabe nada sobre a ditadura militar, nunca se quer teve o trabalho de ler sobre o assunto, nem mesmo sob a temática que defende esse movimento ultrapassado

    • Na época da ditadura os militares implantaram uma Lei de Diretrizes e Base no ensino copiada dos EEUU. Essa lei não tinha dado certo lá em 1886! Fizeram uma lavagem cerebral com as tais reciclagens de lei1 Foi um terrível!

      • Brasileiro é sub raça,
        sub humano , subversivo , subalfabetizado , subvurro ! Fica colocando culpa em governos e sistemas . Ora n’os para sermos cidadãos de verdade vamos ter melhorarmos muito , haja séculos..

    • Albert Schlts, senti um baita bafo de mortadela, nos seus comentários idiotas. Você está mais por fora que bunda de índio… Acorda, camarada, ou cumpanhero!

    • Deveria ter um sistema melhor de ensino no nosso país, isso sim. Sem idiotas analfabetos não haveriam besteiras nos comentários. Na real não haveriam boatos nem a necessidade do e-farsas existir.

  2. Pior q tem infeliz que usa carne de cachorro sim tem que deter esses miseráveis Deus não fez cachorro pra comer não ,cadê o orgão de proteção aos animais isso é inadmissível

  3. Kkkkkkk. Muito divertido ler os comentários. Kkkk. Aprendi a escrever a palavra cu. E me fez pensar se devo ou não comer carne de cachorros. Já que comemos de vaca e outros animais inocentes. kkkkk galera Paz e Bem …cada um faz da vida o que quer…e pensa da forma que lhe convém. ..mas sem brigas por favor .. beijos no coração de cada um ….

  4. Garçom — Pronto, está aqui o sanduba que vc pediu.
    Cliente — Puxa vida, caral… que coisa deliciosa.
    Garçom — Blz, vai paga logo.
    Cliente — Ôrra bicho, “com mil” cachorros, este sanduba tá parecendo o cão do bom.
    Garçom — Eu sei que vc “comeu” cachorros, este sanduba é o cão do bom. Vai, paga logo.

  5. Ainda bem que só pegam cachorro vira lata se não eu estava fudido imagina eu vira carne no mc fudei todas queriam repetir sou cachorro com orgulho… Via a lésbicas e que a nossa esposa nuca morrar viúva e se morrer viúva que peguem doença…. Viva A todos cavagetes do mundo eu ouvir cerveja….

  6. Pra mim é uma informação falsa é o respirável tinha que ser punido e processado?isso são empresa que não suportam o sucesso do MEC Donald ” aí querem derrubar a empresa com uma calúnia dessa”? AFF COMO TEM MISERÁVEIS NESSE MUNDO ??????LAMENTÁVEL ISSO???????

    • Se é mentira ou não…nunca vamos saber…porque eles são ricos o suficientes pra calar qualquer boca…eu só lamento pelos animais…porque eu defendo a causa animal…amo de paixão e jamais vou comer nesse lugar…pra quem não acredita…. Deus existe!!!

  7. Gente pense bem
    Não concordo com a ditadura mais havia coisas naquela época que se voltasse valeria a pena. Não haveria tanto jovens bandidos e viciados.sou do tempo de moral e cívica, espero mais também de técnicas doméstica e técnicas industrial. Quanão fui para o ensino médio aprendi curso técnico. Fiz faculdade de história. E aí sim posso dizer com certeza nos não vivemos em democracia alguma. E só ver as medidas que o temer quer fazer. Hora vc vai ser aposentar quando tiver quase morrendo. Eles querem fazer reforma com décimo terceiro não obrigatório e com aviso prévio também não. Não usem partidos para punir usem apenas a pessoa é o caráter que ele tem.

  8. Claro que seria despistado,sendo uma grande empresa não deixaria isso passar por veradade mesmo se for.. só querem dinheiro e acabar com a saúde da população com pessas orcarias de fast foood!

  9. Tudo discussões sem futuro, um monte de jente que não se conhecem se agredindo. Querendo dizer quem ou não racional. Onde está o ser humano racional e inteligente ai em sima. As agressões de palavras da mais prazer do que uma conversa realmente racional e discutível.

  10. Ta na cara que e mentira, nunca passou em programa nenhum de tv falando sobre isso, e muito menos em jornais!! Povo nao tem mais o que inventar e publica qualqer merda, pro povo acreditar..

  11. se for de cachorro criado assim tipo boi eu comeria tranquilamente.
    sera q é bom carne de cachorro mas to falando sem levar em consideração q é um cachorro animal de estimação. da pena come um cachorro
    mas sera q é bom o gosto

  12. A cuidados de GIlmar Lopes,

    Boa tarde, vi o titulo ”A Polícia Federal comprovou que o McDonald´s usa carne de cachorro?” no facebook indo diretamente para seu blog… Adorei seu conteúdo e tenho um blog de culinária que damos dicas, informações e receitas, sobre qualquer assunto que envolva o nosso nicho. Vim por meio desta mensagem se posso divulgar um artigo que fiz a partir do seu sobre esta matéria, achei muito boa. E quem sabe não podemos começar uma parceria para nos ajudarmos ainda mais… Aguardo respostas!

    Att: Gabriel F Rodrigues

    obs: o e-mail do suporte não esta funcionando!!!

  13. Anna, minha filha,o cu, é seu. Coloque acento se você quiser, e se nao quiser também.Parabens a galera do cú, pois foi o assunto mais coerente de todos os comentarios, aprenderam, tiraram dúvidas , e nao ficaram de bla bla bla se achando os doutorados.

  14. Vai se doder …fecha essa porra é manda abrir lá no país deles … além de cabar com nossa saúde ainda vai contra nossa cultura…vai se foder e quem concorda foda se tbm meu …

  15. Não duvido desta notícia devido os grandes números de corrupção…isso trata de comércio.ilicito para obter lucros em seus negócios, e o capitalismo com a globalização está tomando conta das Nações…por exemplo em algum lugar do mundo é permitido consumir carne de cavalo normalmente sem nenhuma restrição, E ai vai que alguém corrupto pra obter lucro infiltrado dentro deste Brasil opta em vender carne de cavalo ? Então não estamos livres de ser enganados de forma nenhuma ainda mais que não sabemos distinguir tudo que é bom e ruim pra saúde!

  16. Desde minha infancia tbm fiquei sabendo que era feito com carne de minhoca até quando ia pescar comia umas tbm dava umas pros peixes dividia la e assim nao passava fome kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  17. Todo esto es mentira .es un montaje. Los negocios son como la política. Todos tratan de tumbar al mas débil o al que se deja. 99% de lo que se dice es mentira solo 1% se cree.

  18. Essas pessoas deveriam mesmo se preocuparem com a fome no Brasil, com crianças deixadas nas ruas, com pessoas sem teto para morar! Isso sim eles deveriam se preocupar…

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui