15.3 C
São Paulo
terça-feira, outubro 4, 2022

Policial do novo BOPE aponta um fuzil para uma moradora desarmada! Será verdade?

- Publicidade -

Será que a foto mostrando um policial do BOPE apontando um fuzil para uma senhora desarmada é real e foi tirada em 2019?

A imagem se espalhou através das redes sociais na segunda semana de abril de 2019 e mostra a truculência com que os novos policiais do BOPE estariam tratando os moradores mais humildes das comunidades. O que chama a atenção nessa foto amplamente compartilhada é que nela podemos ver um policial apontando um enorme fuzil em direção a uma moradora indefesa e completamente desarmada!

Em apenas uma das publicações feitas no dia 11 de abril de 2019 no Facebook, o assunto já havia sido compartilhado mais de 9 mil vezes, mas será que essa foto é real e recente?

Policial do BOPE aponta um fuzil para uma senhora desarmada! Será verdade? (foto: Reprodução/Facebook)

Verdade ou mentira?

A foto é real, mas não é recente!

O clique foi feito em 2007 pelo fotógrafo Ricardo Moraes, durante um protesto feito no Complexo do Alemão (RJ) contra a morte de um morador. A vítima havia morrido por uma bala perdida durante um confronto do BOPE com traficantes. O próprio fotógrafo contou ao Portal Photos como foi tirar essa foto:

“Complexo do Alemão – Fiz essa foto em 2007, durante protesto contra a morte de um morador durante confrontos do Bope com traficantes no Complexo do Alemão. Na época, usava uma Canon 20D, que tem um fator de corte de 1.6x, o que acaba com qualquer grande angular. Por isso, quando começou a confusão optei por usar uma 14mm, super angular, pra compensar essa perda. Isso influenciou na imagem, dando um destaque maior à arma, aumentando ainda o contraste que existe entre um fuzil e uma senhora, que depois vim saber que acabara de perder o marido no confronto, e cujo corpo está ao fundo na foto.”

Conclusão

A foto que mostra um policial do BOPE apontando um fuzil para uma senhora desarmada é real e foi tirada em 2007 no Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro! Alguém pegou essa imagem e começou a espalhar como se fosse algo ocorrido em 2019!

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

24 COMENTÁRIOS

  1. Com um grande detalhe. não da nem rpa dizer que ele esta apontando para ela. eu interpreteio de outra forma. ha alguém entre ela e o soldado e é para essa pessoa, um outro orador exaltado talvez que ele aponta e ela pelo semblante parecdfe querer mediar a situação

  2. Com um grande detalhe. não da nem rpa dizer que ele esta apontando para ela. eu interpreteio de outra forma. ha alguém entre ela e o soldado e é para essa pessoa, um outro orador exaltado talvez que ele aponta e ela pelo semblante parecdfe querer mediar a situação

  3. Gilmar? Tenha paciência jovem! Está claro que a arma não está apontada para a senhora e sim para algo ou alguém mais ao fundo! Deixe de ser tendencioso homem! Para de ir nestas reuniões do PSOL pÔ!

  4. Gilmar? Tenha paciência jovem! Está claro que a arma não está apontada para a senhora e sim para algo ou alguém mais ao fundo! Deixe de ser tendencioso homem! Para de ir nestas reuniões do PSOL pÔ!

  5. @Gilmar Lopes, a informação de que o policial do BOPE está apontando na DIREÇÃO da senhora desarmada está correta, agora se o policial estava apontando para essa senhora como possível ALVO é duvidoso. Parece-me que ela está situada à esquerda da linha de tiro da arma e eles estavam dialogando/discutindo alguma coisa. Parece que você, infelizmente, cometeu mais um erro. Procure melhorar, lembre-se: você tem que ACERTAR MAIS DO QUE ERRAR em suas análises, sendo que alguns erros podem ser FATAIS para sua reputação e você já errou algumas (estamos contando o número de erros). Seu colega de trabalho, MARCO FAUSTINO, está se saindo muito melhor. Ele é mais detalhista, claro, objetivo, imparcial, cauteloso, sensato, realista etc ao analizar os fatos e dados. Abraços.

    • Apontar uma arma, nesse contexto, não significa necessariamente apontar na direção da vítima! A intimidação que o policial está tentando fazer com a mulher não precisa apontar na direção.
      Imagina você de frente com um policial segurando uma arma desse tamanho vindo em sua direção!

  6. @Gilmar Lopes, a informação de que o policial do BOPE está apontando na DIREÇÃO da senhora desarmada está correta, agora se o policial estava apontando para essa senhora como possível ALVO é duvidoso. Parece-me que ela está situada à esquerda da linha de tiro da arma e eles estavam dialogando/discutindo alguma coisa. Parece que você, infelizmente, cometeu mais um erro. Procure melhorar, lembre-se: você tem que ACERTAR MAIS DO QUE ERRAR em suas análises, sendo que alguns erros podem ser FATAIS para sua reputação e você já errou algumas (estamos contando o número de erros). Seu colega de trabalho, MARCO FAUSTINO, está se saindo muito melhor. Ele é mais detalhista, claro, objetivo, imparcial, cauteloso, sensato, realista etc ao analizar os fatos e dados. Abraços.

    • Apontar uma arma, nesse contexto, não significa necessariamente apontar na direção da vítima! A intimidação que o policial está tentando fazer com a mulher não precisa apontar na direção.
      Imagina você de frente com um policial segurando uma arma desse tamanho vindo em sua direção!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui