Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

Policial do novo BOPE aponta um fuzil para uma moradora desarmada! Será verdade?

Crimes

Policial do novo BOPE aponta um fuzil para uma moradora desarmada! Será verdade?

Policial do novo BOPE aponta um fuzil para uma moradora desarmada! Será verdade?

Será que a foto mostrando um policial do BOPE apontando um fuzil para uma senhora desarmada é real e foi tirada em 2019?

A imagem se espalhou através das redes sociais na segunda semana de abril de 2019 e mostra a truculência com que os novos policiais do BOPE estariam tratando os moradores mais humildes das comunidades. O que chama a atenção nessa foto amplamente compartilhada é que nela podemos ver um policial apontando um enorme fuzil em direção a uma moradora indefesa e completamente desarmada!

Em apenas uma das publicações feitas no dia 11 de abril de 2019 no Facebook, o assunto já havia sido compartilhado mais de 9 mil vezes, mas será que essa foto é real e recente?

Policial do BOPE aponta um fuzil para uma senhora desarmada! Será verdade? (foto: Reprodução/Facebook)

Entre em contato com o E-farsas

(11) 96075-5663 - t.me/efarsas

Verdade ou mentira?

A foto é real, mas não é recente!

O clique foi feito em 2007 pelo fotógrafo Ricardo Moraes, durante um protesto feito no Complexo do Alemão (RJ) contra a morte de um morador. A vítima havia morrido por uma bala perdida durante um confronto do BOPE com traficantes. O próprio fotógrafo contou ao Portal Photos como foi tirar essa foto:

“Complexo do Alemão – Fiz essa foto em 2007, durante protesto contra a morte de um morador durante confrontos do Bope com traficantes no Complexo do Alemão. Na época, usava uma Canon 20D, que tem um fator de corte de 1.6x, o que acaba com qualquer grande angular. Por isso, quando começou a confusão optei por usar uma 14mm, super angular, pra compensar essa perda. Isso influenciou na imagem, dando um destaque maior à arma, aumentando ainda o contraste que existe entre um fuzil e uma senhora, que depois vim saber que acabara de perder o marido no confronto, e cujo corpo está ao fundo na foto.”

Conclusão

A foto que mostra um policial do BOPE apontando um fuzil para uma senhora desarmada é real e foi tirada em 2007 no Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro! Alguém pegou essa imagem e começou a espalhar como se fosse algo ocorrido em 2019!

Continue lendo
24 Comentários

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Parceiros

Voltando a Circular

Publicidade

Apoio técnico!

Topo