17 C
São Paulo
segunda-feira, setembro 27, 2021

Professor cria churrasqueira solar de baixa renda que funciona por 25 horas! Será?

- Publicidade -

Será verdade que um professor norte-americano criou uma churrasqueira solar de baixo custo que funciona por 25 horas sem parar?

A notícia surgiu em publicações nas redes sociais no final de agosto de 2021 e mostra a novidade: uma churrasqueira que funciona com raios solares e que teria autonomia para 25 horas!

De acordo com o texto, um professor do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) chamado David Wilson teria inventado uma churrasqueira com materiais baratos para funcionar apenas com os raios solares e, com a ajuda de baterias térmicas, conservaria o calor por até 25 horas para ser usado posteriormente (em um período do dia sem sol, por exemplo).

Será que isso é verdade ou mentira?

Professor teria criado uma churrasqueira que funciona com o calor do sol mesmo após horas sem sol! Será verdade? (foto: reprodução/Facebook)

Verdadeiro ou falso?

A churrasqueira Wilson Solar Grill foi um projeto de fogão solar desenvolvido pelo professor do MIT, Dr. David Wilson, com a ajuda de alguns alunos de pós-graduação do MIT de diferentes disciplinas, mas ao que tudo indica, nunca chegou a se tornar um produto para ser comercializado.

O projeto teve início em 2011, como podemos ver nesse resumo disponibilizado no site do MIT e o desenho original do projeto foi feito no ano seguinte. Na primeira fase pré-protótipo, a churrasqueira solar capturava o calor do sol através de lentes Fresnel e esperava-se que a “bateria térmica”, feita a base de substrato de nitrato de lítio, permitiria guardar o calor por até 6 horas (e não 25 como foi compartilhado em agosto de 2021).

De acordo com essa página que coleciona notícias e documentos sobre alternativas sustentáveis de “cozinha solar” (modalidade que usa formas de se cozinhar utilizando a energia solar), a última notícia a respeito do projeto do dr. Wilson é de 2014, quando ele, já aposentado, afirmou estar trabalhando no projeto do fogão por conta própria e que estaria fazendo testes com cobre no lugar de ferro fundido (que apresentava corrosão rapidamente ao entrar em contato com os sais da bateria térmica). O cobre, segundo o doutor, era a melhor solução, embora isso encareceria demais o projeto.

Outros projetos

A churrasqueira solar do doutor Wilson não foi algo tão inovador, visto que outros inventores já publicaram invenções parecidas com essa antes dele, como esse comentário feito no site Tommy Toy, em 2012. Apresentado em uma conferência no ano de 1992, outra churrasqueira já utilizava lentes Fresnel e também armazenava calor em sais de nitrato de lítio.

Já essa patente de 2012, mostra um projeto mais simples de um fogão que funciona com raios solares:

- Publicidade -

Reprodução/Google patents

Nesse vídeo de 2019, esse simpático senhor chamado Roger Haines mostra alguns tipos de fogões solares e explica um pouco algumas da características de cada um:

A foto da churrasqueira em uso

A imagem compartilhada juntamente com o texto da churrasqueira solar é uma montagem feita para mostrar um conceito e não o produto real em uso. Como podemos ver através de uma busca reversa no Tineye, a imagem original é de 2012 e foi tirada em algum lugar na África:

Reprodução/Tineye

A imagem original é essa:

Mulheres cozinhando em panela no chão sobre fogueiras! (Reprodução)

O único vídeo que encontramos sobre a Wilson Solar Grill é esse, feito por alunos do MIT, em 2011, com conceitos da churrasqueira:

Conclusão

A notícia que afirma que um professor inventou uma churrasqueira que funciona apenas com a luz solar por 25 horas sem parar é exagerada e antiga! A churrasqueira é um conceito que foi estudado até 2013 por alunos do MIT e prometia funcionar por até 6 horas sem os raios solares, mas não encontramos nada que comprove que o projeto tenha seguido em frente e que tenha se tornado um produto viável e comercializável! 

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

Checagens Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui