today-is-a-good-day
28.1 C
São Paulo
sábado, maio 18, 2024

Projeção em prédios de Nova York mostrou a frase “O mundo precisa do Lula”?

- Publicidade -

É verdade que o presidente Lula foi homenageado pelos nova iorquinos pela sua atuação como presidente da República no Brasil?

O vídeo circulou na segunda quinzena de setembro de 2023 através de grupos no WhatsApp e no Instagram e mostra uma projeção com letreiros animados em um grande prédio. De acordo com o que foi espalhado, o caso teria ocorrido há poucos dias na cidade norteamericana de Nova York, em homenagem ao presidente Lula.

Será que isso é verdade ou mentira?

Texto de uma das versões que acompanha as imagens: “Projeção é posta em prédio de Nova York com a frase ‘O mundo precisa do Lula’. Agora sim temos um presidente. Obrigado, Nova York!” (foto: Reprodução/WhatsApp)

Verdade ou mentira?

O vídeo é real, mas as cenas foram filmadas em outubro de 2022, um dia antes do segundo turno das eleições presidenciais brasileiras.  

Através de busca reversa das imagens, encontramos a postagem mais antiga feita no Twitter, no dia 29 de outubro de 2022, no perfil do portal Clima Info News:

Em novembro de 2022, imagens adulteradas desse mesmo vídeo se espalharam com uma diferença: na montagem, a frase dizia “O mundo precisa do Lula na cadeia”. Na ocasião, o jornal Estadão entrou em contato com o portal Clima Info, que explicou que a projeção (com a frase “O mundo precisa do Lula”) havia sido feita no edifício Chrysler, em Nova York (EUA) por cerca de meia hora apenas e que a ação foi encabeçada por um grupo de ativistas brasileiros que pediram para não serem identificados.

Conclusão

As imagens são reais, mas não são recentes e a projeção foi feita por apenas meia hora em um edifício de Nova York por um grupo de ativistas brasileiros, um dia antes do segundo turno das eleições!

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla! Autor do livro de ficção Marvin e a Impressora Mágica!

Últimas Atualizações

- Publicidade -Compre o livro Marvin e a impressora Mágica de Gilmar Lopes

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui