15.3 C
São Paulo
terça-feira, outubro 4, 2022

Psicólogo de Harvard disse que Peppa Pig causa danos ao cérebro?

- Publicidade -

Será verdade que estudos feitos em uma prestigiada instituição norte-americana concluíram que assistir ao desenho Peppa Pig causa danos psicológicos?

O alerta apareceu nas redes sociais aqui no Brasil no final de agosto de 2016 e mostra o resultado de um estudo que teria sido realizado pela Universidade de Harvard, provando que as crianças que assistem ao desenho Peppa Pig podem vir a sofrer de problemas de ajuste social, além de terem grandes chances de desenvolver de complexos psicológicos graves.

Um dos psicólogos que conduzem o estudo, Marc Wildemberg, teria afirmado que as crianças que assistem ao programa por mais de 80 minutos por dia aumentam as chances de distúrbios quando socializam em desenvolvimento, de modo que as crianças não desenvolvem a capacidade de entender as outras pessoas e nem de ser tolerante com outros pensamentos.

Por esses e outros motivos, o desenho teria parado de ser exibido imediatamente no mundo todo!  

Será que essa notícia é verdadeira ou falsa?

Peppa Pig causa danos ao cérebro das crianças, diz estudo! Será?
Peppa Pig causa danos ao cérebro das crianças, diz estudo! Será?



Verdadeiro ou falso?

Em primeiro lugar, não há nenhum estudo a respeito do impacto que o desenho infantil Peppa Pig causa nas crianças no site da Universidade Harvard. Igualmente, não há nenhum psicólogo chamado Marc Wildemberg no quadro de professores e de pesquisadores da prestigiada universidade, como podemos verificar também no site da Harvard University!

Apenas por essas simples buscas já podemos atestar que se trata de uma notícia falsa…

Como já mostramos aqui no E-farsas diversas vezes, algumas das características de um boato digital são:

  • Usar o nome de alguma instituição de renome para conquistar mais credibilidade;
  • Criar o nome de um pesquisador para que ninguém duvide do assunto;
  • Trata de um assunto que atraia o maior número de leitores;
  • Mistura dados técnicos com invencionices;
  • Possui um tom alarmista e é contraditório;

Origens

Aparentemente, esse rumor começou a ser espalhado a partir de uma publicação feita em abril de 2016 em um blog de língua espanhola chamado Fuerza Informatica (que já publicou diversas outras notícias falsas sem citar nenhuma fonte sequer).

- Publicidade -

No artigo original, o Fuerza Informática ainda dizia que o desenho animado Peppa Pig estaria causando autismo nas crianças. Obviamente, se tratava de mais uma informação falsa, visto que o autismo não é algo que “se adquire”, mas algo que já nasce com a criança.

Em pouco tempo, o alerta falso ganhou uma nova versão através do blog Merette Show (sem o trecho do autismo) e esse novo boato acabou vindo parar aqui no Brasil!

Outro trecho errado nessa e-farsa é o que afirma que a exibição de Peppa Pig foi proibida no mundo todo. A verdade é que o desenho continua passando em vários países, como aqui no Brasil (Discovery Kids e TV Cultura), na Inglaterra (Channel 5) e em Portugal (Canal Panda).

Conclusão

Não há nenhum estudo comprovando que o desenho Peppa Pig causa danos às crianças!

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

10 COMENTÁRIOS

      • Samara,pelo que vejo e escuto não escapa um.Não tem nenhum desenho total,mente “inocente.Tem uns mais pesados,por exemplo o Pica Pau,o Bob esponja também tem uns episódios mais pesados.A nossa Mônica também é estressada,bate no s colegas e é bem chata…então…..tiremos todos os desenhos das crianças????
        prejudicial é o excesso de horas em frente à TV,celular e eletrônicos em geral.Eu prefiro levar a minha à parques,zoológicos …mas ela vê desenhos de vezem quando,SIM.E adora Peppa,o que ajudou a perder medo do dentista e do oftalmologista!!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui