25.4 C
São Paulo
domingo, janeiro 29, 2023

A vinheta da MGM foi feita com o leão amarrado em uma cama?

- Publicidade -

Será verdadeira a foto do leão do logotipo dos estúdios da Metro-Goldwyn-Mayer amarrado para fazer a famosa vinheta de abertura dos filmes da MGM?

Essa imagem apareceu nas redes sociais na segunda quinzena de agosto de 2016 e mostra o que seria o outro lado do famoso logotipo da MGM usado nas aberturas dos filmes produzidos por ela.

Nela, podemos ver um leão todo amarrado e com a cabeça enfiada em um buraco, que teria sido a única forma de fazer com que o animal posasse para o vídeo e para as fotos!

Será que essa foto é verdadeira ou falsa?

Será que isso é verdade? (foto: Reprodução/Facebook)
Será que isso é verdade? (foto: Reprodução/Facebook)

A foto, que parece ter surgido em março de 2015, é falsa!

Na verdade, essa é uma montagem feita em cima de uma fotografia de 2005, do leão Sansão quando foi submetido a uma tomografia computadorizada. O bicho havia ficado doente no zoológico onde vivia, em Israel, mas passou por uma cirurgia de 9 horas no cérebro e ficou bem.

Imagem que circulou pelo WhatsApp!
Imagem que circulou pelo WhatsApp!

Na época, o especialista neurológico veterinário da Universidade Hebraica de Jerusalém, Merav Shamir, diagnosticou que Sansão estava sofrendo de uma lesão na parte posterior de seu crânio – uma condição causada por deficiência de vitamina A, que até então havia matado todos os outros leões que tiveram essa mesma doença.

A foto original é essa:

- Publicidade -

Foto original! (Reprodução)
Foto original! (Reprodução)

A famosa introdução da MGM

A vinheta de abertura da MGM, pra quem não se lembra, é essa:

 

E ela foi feita de uma maneira muito mais perigosa, com a câmera filmando o animal frente-a-frente, sem quase nenhuma proteção:

shooting-the-mgm-logo-1924

Nesse blog podemos ver outras fotos dos bastidores da gravação dessa vinheta!

Há algumas lendas a respeito dessas gravações afirmando que um dos treinadores foi morto por um dos leões durante as gravações dessa introdução! Nada confirmado…

Conclusão

A foto que mostra o leão da MGM amarrado para gravar a vinheta da companhia é falsa!

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

14 COMENTÁRIOS

  1. Olha tá aí uma que eu acabei acreditando.
    Mas eu já tinha visto isso tem muito, muito tempo. Tem anos!
    Pode ter sido outra foto, mas a história era a mesma.

  2. O pessoal que compartilhou a imagem nunca devem ter visto na vida um aparelho de ressonância magnética. O que é compreensível, já que esse equipamento é usado para se examinar o cérebro e como esse pessoal não tem…

    E a respeito da filmagem da MGM, no mínimo entupiram o leão até… as tampas de carne. Leão, assim como tigre, onça, pantera, lobo, coiote e demais predadores, só atacam quando estão com fome.

      • Na verdade os animais possuem um perfil comportamental e, com o devido estudo, é possível sim prever o comportamento de um determinado animal. Se o leão estava devidamente alimentado e se sentindo seguro não havia porque ele atacar, claro que para isso o treinador deveria passar confiança para o animal, e um treinamento prévio usando equipamentos de filmagem também ajuda a evitar que o animal se assuste.
        Mas claro que estamos falando de uma época onde dificilmente se teria essa preocupação, então é bem provável que o animal estivesse levemente* dopado para evitar que se exaltasse.

        *digo levemente porque o animal tinha que rugir, e para isso não poderia estar grogue

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui