17.5 C
São Paulo
sexta-feira, setembro 30, 2022

Temer foi chamado de “Mister Fora Temer” por empresário na China?

- Publicidade -

É verdade que o presidente Michel Temer foi chamado de “Mister Fora Temer” por um empresário em visita à China?

A notícia apareceu na web no dia 04 de setembro de 2016 e rapidamente se espalhou através das redes sociais! De acordo com o texto, nosso presidente teria sido recebido com a saudação “Welcome, Mister Fora Temer” em uma reunião feita com centenas de empresários chineses.

O fato teria ocorrido durante a visita que Michel Temer fez ao G20, em visita à China, no dia 04 de setembro!

Será que essa notícia é verdadeira ou falsa?

Empresário chinês chama o nosso presidente de "Mister Fora Temer"! Será verdade? (foto: Reprodução/Facebook)
Empresário chinês chama o nosso presidente de “Mister Fora Temer”! Será verdade? (foto: Reprodução/Facebook)

Verdadeiro ou falso?

Essa notícia que foi bastante compartilhada no Facebook e através do WhatsApp é uma brincadeira nascida em uma publicação feita em um famoso site criador de notícias falsas: O Diário do Brasil!

No dia 03 de setembro de 2016, o Diário do Brasil criou a notícia envolvendo o nome do presidente e rapidamente o assunto se tornou um dos mais comentados na web.

Além disso, a foto que ilustra a matéria que se espalhou pela web mostra Michel Temer cumprimentando um suposto empresário chinês que, na verdade, é o presidente da República Popular da China Xi Jinping!

Nome de Temer não aparece no G20

Curiosamente, a página oficial do G20 não menciona o nome do presidente Michel Temer na relação de presidentes que participaram desse evento lá na China. Na lista, são citados os nomes de todos os presidentes, mas no caso do Brasil há somente a menção “Brazilian leader”. A explicação dessa “gafe” é que o site do G20 foi homologado no dia 28 de agosto, quando o processo de impeachment da então presidente Dilma Rousseff ainda não havia sido concluído!

Atualização 07/09/2016

Após a publicação desse artigo, vários atentos leitores nos enviaram o vídeo abaixo, mostrando que uma emissora de TV de língua espanhola teria confirmado esse boato:

- Publicidade -

O vídeo também foi publicado na página do Mídia Ninja, no Facebook:

 

A notícia foi exibida durante o programa Impacto Economico na TV venesuelana TeleSUR, o que muitos leitores julgaram ser a confirmação de que essa história seria real! No entanto, como podemos ver no vídeo, a apresentadora está apenas lendo uma publicação feita no Twitter de usuário que apenas copiou a chamada feita pelo site Diário do Brasil. Ou seja, a notícia continua sendo falsa e enganou até a imprensa internacional!

Conclusão

Essa história afirmando que empresários chineses teriam chamado o nosso presidente de “Mr. Fora Temer” é falsa! Ela surgiu em um site especializado em criar notícias falsas e já bastante conhecido aqui no E-farsas!

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

26 COMENTÁRIOS

  1. Não sou Dilma nem tampouco Temer, mas se esse blogue é direcionado a esclarecer farsas independente de credo ou política deveria pesquisar o motivo da não inclusão do presidente dilmista

    • Que estranho, eu achava que o Temer era Vice da Dilma, e que nas Eleições os Milhões de voto eram pra chapa Dilma/ Temer. Eu achava tbem que uma das funções do vice era de substituir o presidente de forma temporária ( ou permanente, como foi o caso devido ao afastamento permanente do presidente eleito).

      Acho que vc anda mal informada de como funciona a Democracia em um País presidencialista.

  2. Quantos comentários bestas, o cara se elegeu juntamente com a Dilma em dois mandatos.

    Quem clocou o Temer na presidência do Brasil foi justamente todos que votaram na Dilma.

    Agora parem de hipocrisia e aguentem até 2018.

    Não sou Temer, nem Dilma nem Aécio, e por favor, parem de tratar a política como se fossem fanáticos “religiosos”, como se fossem torcedores de “time de futebol”.

    Alias, torcedor de time de futebol é mais coerente do que militante político, pois quando o time que o cara torce esta fazendo coisa errada, a própria torcida “quebra o pau” pra cima do clube que torce.

    agora parem de mimimi e virem cidadãos adultos e racionais.

  3. Nota-se que o autor do comentário acima não tem o menor conhecimento de estatística. Meu caro Senhor Racional, 54% foi o índice de quem NÃO votou na chapa Dilma-Temer no primeiro turno e 58% foi o índice dos que não votaram neles no segundo turno. Agora o Senhor Adulto pode me dizer de onde tirou que a maioria dos brasileiros votou neles? Vejo também que não acompanhou a maioria dos protestos, onde o que mais se lia nos cartazes era “eleições diretas já”. Ou seja, o povo NÃO votou neles e portanto NÃO quer o vice da chapa presidente. Será que o Senhor Adulto e Racional consegue entender ou tá difícil?

    • “Agora o Senhor Adulto pode me dizer de onde tirou que a maioria dos brasileiros votou neles?”

      em nenhum lugar eu falei isso.

      Entendo a sua revolta, mas a nossa Democracia funciona assim querido.

      E de acordo com essa nossa Democracia, querendo ou não, Ele foi eleito Juntamente com a Dilma como sendo seu vice. Democraticamente ele tem todo o direito de estar Presidindo o nosso pais. Por mais injusto que possa parecer para vc.

  4. Impressionante mesmo é o número de acéfalos que votaram na chapa DIlma/Temer e que agora, adestrados por seus fessôres de “umanas” fica postando na net “Fora Temer”. Bando de moleques ot@rios! Vcs colocaram a assassina terrorista lá, e com ela o vampiro esquerdista Temer. Agora? VTNC!!!

  5. 1. Ninguém botou na Dilma esperando q esse homem assumisse, afinal temos a cultura que vice é sempre vice.
    2.” Nosso” presidente a força, pq esre homem ñ é e nunca será representante da classe trabalhadora. Acho q o texto deveria dizer o presidente, não nosso! Ele deve ser seu, não meu!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui